Invista com a XTB!
Estratégias,

Como Investir em 2022?

Como Investir em 2022

Descobre como investir durante o ano de 2022. Estas são as maneiras que deves considerar este ano. Poupar dinheiro não é mais a solução. As razões explicadas por um investidor!

Uma coisa que o ano de 2021 mostrou, foi que poupar dinheiro é a pior coisa que podes fazer. Ninguém está a dizer para investir todo o dinheiro, mas não investir é um grande erro. Se antes já era, o ano passado foi ainda pior, porque a inflação bateu níveis recorde que já não alcançava há muito tempo atrás. A pandemia de 👾 coronavírus e as sucessivas novas variantes, fizeram que os EUA 🇺🇸 e a Europa 🇪🇺 tenham imprimido dinheiro para evitar ao máximo uma nova crise económica, mas criaram danos colaterais. Poupar dinheiro não é a solução, nem ter um segundo ou terceiro emprego. A alternativa é investir e colocar o dinheiro a fazer dinheiro.

Para de adiar o que deve ser feito agora!

Ano novo, novas estratégias. Aqui podem ser encontradas várias maneiras de investir, que todos os leitores devem ter em conta para fazer crescer o seu capital acima da inflação. Muitas pessoas esquecem-se, mas para ter resultados a longo prazo devem investir pensando nos próximos meses ou anos. Uma pequena mudança hoje, no futuro pode fazer toda a diferença. Não ignores isto. Um pequeno investimento que fazes hoje, com vários reforços a longo prazo, pode mudar a tua vida. Os melhores investidores começaram com pouco.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

4 Maneiras de Investir em 2022 que Deves Considerar Hoje

O mundo está a mudar e neste momento estamos a passar pelo “Boom Económico” mais falso de sempre. A economia dos países não cresceu, não acabou o desemprego ou a pobreza. Este falso boom foi criado precisamente pelas políticas monetárias para evitar uma nova crise económica, mas acabaram por ter consequência. E, pelos vistos, não são consequências temporárias. Vieram para ficar.

Ao contrário de alguns anos atrás, em que a inflação tornava a vida mais cara em 1% e até era um valor aceitável, desde que começou tudo isto, a vida ficou muito mais cara.

Só alguém cego é incapaz de ver isso. Algumas coisas duplicaram de valor ou mais, enquanto outras foi reduzido o tamanho.

É um absurdo!

A única maneira de proteger o capital poupado nestes últimos anos ou meses e conseguir assegurar que o teu poder de compra se mantenha ou aumente, é investindo. O dinheiro pode fazer mais dinheiro. Mas, muito cuidado, não tenhas uma estratégia de lotaria, que é tudo ou nada.

Diversificar. Esta é a palavra certa neste momento.

Ao diversificar, mesmo que no investimento A estejas a perder -5% e -10% no B, basta que no C estejas a ganhar 20%, para no geral estar a ganhar dinheiro. Não se tratar de adivinhar, porque é impossível e não tens uma bola mágica, mas sim de fazer crescer o capital.

Como fiz nos últimos anos, chegou o momento de partilhar as maneiras de como investir em 2022 que deves considerar. Estas são as estratégias a ter em conta.

Analisa, investe e diversifica.

📈 Conhece o Melhor Programa para Encontrar e Analisar Ações!

#1. Comprar ETFs

Investir em ETFs

Para os investidores interessados em investir a longo prazo que querem estar expostos a um setor em particular, um índice ou ativo, sem ser através de ações, a opção ideal poderá ser investir num ETF (Exchange Traded Fund).

Os ETFs são parecidos a fundos de investimento, mas têm a particularidade de funcionar como se fossem ações, estando cotados na Bolsa de Valores. A qualquer momento é possível comprar ou vender diretamente através da plataforma da corretora.

Também existem ETFs que replicam o inverso da performance, ou seja, se o índice ou setor que replicam cair, a cotação do ETF sobe. É o inverso. Normalmente usam Bear ou Short no nome.

Da mesma maneira, existem ETFs de 2x ou 3x, que duplicam ou triplicam a performance.

Na DEGIRO é possível comprar ETFs, sendo que alguns ETFs não têm comissões. Na XTB também tens ETFs.

A maior parte dos investidores opta por comprar ETFs que replicam a performance do índice S&P 500. Para comprar um ETF que replica este índice, existe o ETF SPDR S&P 500 ETF Trust (NYSE:SPY), no entanto, só corretoras norte-americanas têm. Na DEGIRO e na XTB podes encontrar várias alternativas.

O S&P 500 ou Standard & Poor’s 500 é o índice composto pelas 500 ações mais importantes cotadas nas Bolsas de Valores de NYSE e NASDAQ.

Esta tem sido a evolução do ETF $SPY durante estes últimos anos. Os números na linha horizontal são os anos e a lateral a cotação.

Gráfico ETF SPY

É um ETF de referência. Uso diariamente no programa TC2000 para acompanhar a direção do mercado.

Outro ETF que muitos investidores optam por comprar também, é o Invesco QQQ Trust (NASDAQ:QQQ), que replica a performance do índice de empresas de tecnologia NASDAQ100.

Gráfico ETF QQQ

Isto são apenas alguns exemplos de ETFs. Existem centenas de ETFs por onde escolher, tudo depende da tua estratégia de investimento, risco e objetivo.

Por exemplo, existem ETFs que permitem obter exposição ao Gás Natural, ao Ouro, à China, Brasil, Europa, entre outros nichos. É uma questão de abrir conta na DEGIRO ou XTB, procurar os ETFs disponíveis e diversificar o capital por vários.

#2. Comprar Ações a Longo Prazo (5 a 10 anos)

Comprar ações e manter a longo prazo

Investir a longo prazo em ações com potencial de crescimento compensa e se pagarem dividendos ainda melhor, porque vais estar a receber um rendimento extra, além da possibilidade das ações valorizarem a longo prazo.

A grande vantagem do investimento a longo prazo, é que basta encontrar ações, analisar, comprar e esquecer durante anos.

A DEGIRO e a XTB são boas corretoras para investir a longo prazo. Para saber mais sobre cada corretora, tens a análise à DEGIRO e a análise à XTB. Os Bancos cobram a taxa de custódia trimestral, que vai “comer” parte do investimento.

Para que possas entender o potencial de investir a longo prazo, nada como mostrar exemplos de duas empresas muito populares, que provavelmente tens algum produto ou conheças alguém que tem. Não são empresas desconhecidas. Estou a falar da Apple Inc. (NASDAQ:AAPL) e da Tesla, Inc. (NASDAQ:TSLA) . Esta foi a performance das ações da Apple Inc. (NASDAQ:AAPL) nos últimos anos.

Performance ações Tesla nos últimos anos

E, esta foi a performance das ações da Tesla nos últimos anos. Como ambas as ações tiveram um ou mais stock splits, ou seja, 1 ação foi dividida em mais, a cotação antiga está ajustada ao novo valor. No gráfico da Tesla, Inc. (NASDAQ:TSLA) esse evento aparece como 5/1, onde 1 ação foi dividida em 5. Só para exemplificar, se a ação estava cotada a $500, depois da divisão cada ação ficou cotada a $100. Se tinhas 1 ação, passaste a ficar com 5 ações.

Performance ações Tesla nos últimos anos

Muitos investidores optam por investir a longo prazo, porque não precisam de olhar todos os dias para as cotações das ações e aceitam bem as quedas, porque sabem que o seu foco é no longo prazo. Basta ver que, mesmo apesar das quedas e “parecer” que o mundo ia acabar, não só acabaram por anular as quedas e fizeram sempre novos máximos.

Até hoje nunca vi uma empresa de sucesso a ser criada num só dia, por isso, tens de ser paciente e se for uma boa empresa, com o tempo vai subir.

Se existem pessoas que deixam pequenas fortunas em depósitos a prazo, PPR e outros produtos de poupança que hoje em dia pagam 1% (no melhor cenário) ou menos por ano, investir a longo prazo não será difícil sabendo que o potencial pode ser muito maior.

#3. Comprar Ações a Médio Prazo (3 a 12 meses) [RISCO ELEVADO]

Comprar ações a médio prazo

Existem 1001 maneiras de investir na Bolsa de Valores e além do típico buy-and-hold, onde o investidor compra as ações e mantém durante vários anos, uma das minhas estratégias para este ano é comprar as ações e manter apenas durante algumas semanas ou meses.

Esta é uma estratégia que vou usar em ações mais voláteis ou que tenham algum acontecimento importante nas próximas semanas ou porque chegou a mínimos de 52 semanas e pode ser uma boa oportunidade para comprar.

Só para dar um exemplo, uma estratégia que tem funcionado bem devido à pandemia de 👾 coronavírus e ás suas novas variantes, tem sido investir em ações stay-at-home, sempre que aparece uma nova variante e vários países colocam novas restrições. A ação Peloton Interactive, Inc. (NASDAQ:PTON) tem subido sempre que isso aconteceu.

Gráfico ações Peloton

Pelo contrário, sempre que isso acontece, ações de empresas de Cruzeiros e Companhias Aéreas são as mais prejudicadas.

Dentro desta maneira de investir, estão estratégias arriscadas mas que podem trazer grandes ganhos, como beneficiar com as criptomoedas, com a canábis, com as apresentações de resultados, com o petróleo, com o ouro, com o metaverso, etc.

Através da corretora DEGIRO e da XTB é possível investir a médio prazo, no entanto, a XTB tem uma melhor plataforma para analisar gráficos, criar alertas e outras funcionalidades importantes.

#4. Comprar Criptomoedas [RISCO MUITO ELEVADO]

Comprar Criptomoedas

Outra maneira de investir que vou seguir, é precisamente continuar a comprar criptomoedas. Ou seja, comprar para manter a longo prazo. Como é um o valor do Bitcoin e de outras criptomoedas é extremamente volátil, vou alocar apenas uma parte do capital.

Para comprar criptomoedas vou usar a Kraken, porque tem comissões muito mais baixas do que a Coinbase e outros sites de compra de criptomoedas. Através desta corretora também é possível fazer trading e shortar criptomoedas com margem.

Conta Kraken criptomoedas

Neste momento, tenho pouco dinheiro na Kraken, porque aproveitei os dips mais recentes de 2022 e a maior parte das cripto guardadas num lugar seguro. Além da Kraken, também tenho conta na Binance, mas prefiro a primeira porque não é focada em promover pumps e criar FOMO nos seus utilizadores.

Além de comprar e vender criptomoedas, também podes optar por comprar criptomoedas e fazer stake, para ganhar juros ao guardar na corretora Kraken.

Entre as criptomoedas a escolher, aqui ficam algumas a considerar:

  • Bitcoin (BTC)
  • Ethereum (ETH)
  • Decentraland (MANA)
  • Polkadot (DOT)
  • Solana (SOL)
  • Cardano (ADA)
  • entre outras que possam estar populares no momento.

Depois de comprar as criptomoedas, envio-as para a minha hardware wallet, porque o objetivo é buy-and-hold.

Para armazenar as criptomoedas de forma segura, uso a Ledger Nano X, igual à da imagem abaixo. Permite conectar por bluetooth e suporta mais de 1500 criptomoedas e tokens, incluindo Bitcoin, Ethereum, XRP, Litecoin e outras.

Ledger Nano X

Além da Ledger Nano X, também existe a Ledger Nano S que é mais barata e também tem várias funcionalidades. Deixar as criptomoedas “paradas” numa corretora/exchange não é uma boa solução, sobretudo porque não tens total controlo sobre as tuas criptomoedas.

No artigo como investir em criptomoedas, podes aceder ao guia completo sobre como beneficiar com este nicho de mercado.

Estas são as minhas escolhas para investir durante o ano de 2022. Se ainda és novo neste mundo ou tens pouca experiência, recomendo que leias o artigo como iniciar a investir em 2022, porque lá podes encontrar muita informação importante.

Antes de terminar, se escolheste a DEGIRO tens aqui um guia sobre como comprar ações na DEGIRO e como vender ações na DEGIRO. Para a XTB, tens também o guia para comprar ações na XTB.

E tu? Quais são as tuas escolhas?

Se tens alguma dúvida ou sugestão, podes adicionar nos comentários deste artigo. Como este blog recebe a visita de milhares de leitores de Portugal, do Brasil e de muitos outros países, podes estar a ajudar outros investidores.

Bons investimentos!

2 Comentários

Pedro Freitas

Janeiro 11, 2022

Olá,

Este ano comecei a investir no ETF grátis VUSA que replica o S&P500 através da degiro, comprei ações da Tesla nos $980 e algumas ações da Microsoft. Tudo para o longo prazo agora.

Há… já me ia esquecendo que também comprei bitcoin neste dip de janeiro. Vamos ver como corre.

Responder

HMdCs

Fevereiro 12, 2022

A pandemia ofereceu bastante oportunidades, especialmente quem entrou cedo em shipping e no sector dos contentores. Tem sido e vai ser ainda durante alguns anos (medio prazo 1-3 anos quem sabe mais?). Essa foi a minha escolha

Responder

Deixar comentário