Análise,

Análise Programa TC2000 – Como Funciona?

Como Funciona o Programa TC2000

Análise completa do Programa TC2000. Será que vale a pena usar? Gráficos, Stock scanner e paper trading. Descobre como funciona este programa usado por investidores nas Bolsas dos EUA.

Uma das vantagens de investir nas Bolsas de Valores dos EUA é precisamente a facilidade com que é possível encontrar informação, ter acesso a gráficos, stock scanner e muito mais. O mesmo não acontece com a Bolsa de Valores de Portugal ou de outros países, por exemplo. Parece que não, mas isso pode fazer toda a diferença ao fim do dia. Sem contar que, nas Bolsas dos EUA 🇺🇸 podes investir em grandes empresas, que estão presentes em praticamente todo o mundo. Só porque vives em Portugal 🇵🇹, não precisas de estar limitado à bolsa nacional. O mesmo para os leitores do Brasil 🇧🇷. É tão simples quanto isso.

A informação e estar preparado podem fazer a diferença!

Invisto na Bolsa de Valores há vários anos e um dos programas que uso frequentemente é o TC2000. Para evitar ter que estar atento a várias Bolsas, hoje em dia só invisto nas Bolsas dos EUA 🇺🇸, não só porque existem centenas de empresas conhecidas com potencial e por causa da informação, mas também porque uso programas que só incluem informação das bolsas norte-americanas e em algumas corretoras pago um valor mensal para ter acesso ao livro de ordens das Bolsas dos EUA (NASDAQ e NYSE). Como costumo receber mensagens a perguntar como funciona o TC2000, quanto custa e se vale a pena, neste artigo vou mostrar ao pormenor como funciona.

Programa TC2000 – Gráficos, Stock Scanner e Paper Trading

Nunca foi tão barato como agora investir nas Bolsas dos EUA. E isso, é mais uma razão para aproveitar as oportunidades no mercado norte-americano. Ainda me lembro dos velhos tempos em que pagava 15 dólares de comissão para comprar e outros 15 dólares para vender as ações e mesmo assim, não me fez parar de investir.

Tens de pensar em investir como num negócio. Antes de dar lucro, é necessário tempo, dedicação e existem despesas. Se tens a mentalidade em que logo na primeira semana vais ficar milionário ou ganhar muito dinheiro, estás totalmente errado. Por isso, muitas pessoas acabam por desistir por querem tudo rápido.

Descobre as opções disponíveis e cria uma estratégia!

Assim como as empresas investem em software, veículos e num espaço,  investidores devem investir em ferramentas que permitam melhorar a sua performance. Funciona da mesma maneira.

O TC2000 é um dos programas que uso para ajudar a investir na Bolsa de Valores, porque tem tudo o que a maior parte dos investidores precisam. Uso pelo menos desde 2018.

Num dos vários artigos publicados no blog, falei sobre como comprar ações baratas, onde usei o TC2000 para demonstrar os vários passos a seguir.

Como ultimamente tenho recebido muitas mensagens de leitores do blog Investir na Bolsa a perguntar sobre como funciona o TC2000 e se vale a pena ou não, neste artigo vou partilhar a minha opinião e mostrar algumas das funcionalidades deste programa.

O TC2000 é um programa de gráficos para as Bolsas de Valores dos EUA, mas também inclui a funcionalidade de stock scanner em tempo real e paper trading. É um programa bastante completo e por essa razão, muitos investidores e day traders usam. Também inclui opções de ações.

Programa TC2000 - Como funciona

Clica na imagem para mostrar no tamanho real.

A imagem acima mostra a configuração que costumo usar, quando uso PC. Na primeira linha tenho uma ação com os gráficos de 1 dia, 5 minutos e 1 minuto. Na linha de baixo tenho outras 5 ações e tenho mais um gráfico fora da janela principal, para a ação que está em destaque para o dia de hoje.

Pode parecer um exagero, mas tenho dois monitores de 49″ da Samsung iguais aos da imagem abaixo, um dos quais é só para o TC2000, por isso, uso esse tipo de configuração. Quando estou a usar o portátil tenho menos gráficos abertos ao mesmo tempo.

Monitor Samsung 49 polegadas

Como o TC2000 é fácil de personalizar, cada utilizador vai usar uma configuração totalmente diferente. É possível colocar os gráficos ou outros elementos fora da janela principal, o que pode ser bastante útil.

Um grande vantagem que dá muito jeito, sobretudo se usas vários computadores, é a possibilidade de criar abas com personalizações diferentes. Tenho abas para as estratégias que uso e também para o computador que estou a usar.

Abas no TC2000

Além do tema da primeira imagem, usado mais para day trading, também tenho um tema que uso para análise de ações e que os investidores de médio e longo prazo usam mais. Através do TC2000 também tens acesso a dados fundamentais da empresa, que permitem que pesquisar por ações que respeitem determinadas condições.

Análise fundamental de ações no TC2000

Se não sabes como criar uma aba personalizada igual à da imagem acima, sempre podes usar a aba Morningstar que já vem pré-configurada, mas pode ser alterada. Pode ser útil para investidores de médio e longo prazo para encontrar ações com bons fundamentos.

Análise fundamental de ações no TC2000 na aba Morningstar

Outra aba que já vem incluída no programa TC2000 que mostra algumas das funcionalidades do programa para os novos utilizadores, é a aba Options. Aqui é possível acompanhar a performance de opções de ações ou ETFs, ver o volume de negociação, além de outras informações importantes.

Aba Options no TC2000 inclui um tema pré-configurado para traders de opções

Todas as ações e ETFs estão divididos por categorias, o que torna fácil de encontrar o que procuras ou alternativas. É grande as escolhas disponíveis. A imagem abaixo mostra a caixa de pesquisa, para ver as ações e ETFs associadas a essa categoria.

Instrumentos financeiros disponíveis no progrma TC2000

Ao clicar na opção American Depositary Receipts – ADR, é mostrada uma watchlist em que aparece todas as ações ADR cotadas nas Bolsas dos EUA.  O mais certo é que já tenhas investido numa ação ADR, mas não saibas o que é, por isso, abaixo está a explicação.

Ações ADR cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA

Um ADR é um certificado de depósito emitido por bancos norte-americanos, representativos de ações de empresas sediadas fora dos EUA. Os ADRs são cotados em dólares e são transacionados nas Bolsas dos EUA, tal como as ações de empresas com sede nos Estados Unidos.

Os ADR são uma estratégia usada por muitos investidores, para comprar ações de empresas estrangeiras e obter mais-valias e dividendos em dólares.

É possível personalizar o gráfico de 1001 maneiras, de ver a option chain, criar alertas, imprimir, partilhar e adicionar indicadores. São várias as opções disponíveis.

Personalizar gráfico no TC2000

Na opção de Add Plot é possível adicionar indicadores, fundamentais, fórmulas, comparar com outras ações, etc. O indicador mais usado é a VWAP, além do tradicional Moving Average 200 e 50.

Personalizar gráfico no TC2000

Ao editar as propriedades do gráfico, vais ter acesso ás janelas mostradas abaixo, que permitem configurar o gráfico à tua maneira. É possível alterar as cores, adicionar ou retirar os dados de pre e after hours, mudar a escala, adicionar comparações com outras ações ou EFTs, entre outras opções.

Personalizar gráfico no TC2000

Podes criar alertas de preço, que podem ser úteis para lembrar que pode ser altura de comprar ou vender as ações. No alerta existem várias opções que permitem configurar o alerta.

Criar alertas no TC2000

Numa das atualizações mais recentes, o programa TC2000 passou a inclui o volume buzz, que não é nada mais do que um valor que identifica as ações que podem estar a ter um volume fora do normal e podem apresentar oportunidades. O volume buzz está disponível no pre-market, no horário normal e no after-hours.

Volume Buzz no TC2000

Para os day traders e os investidores de curto e médio prazo, uma das coisas mais importantes é ter acesso ao gráfico do pre-market e after-hours. A maior parte das corretoras não disponibiliza este tipo de horário em gráfico, por isso é importante usar o TC2000.

Se tens a opção ativada de pre e after-hours no gráfico, isto é o que vai aparecer. É possível personalizar as cores, para que não confundas com o horário normal.

Gráfico TC2000 com pre-market e after-hours

O horário de after-hours é das 21 horas até ás 1h do dia seguinte, no horário de Portugal. Enquanto o pre-market é das 9h ás 14h30.

Se estás interessado em investir nestes dois horários, deves ler o artigo como investir no pre-market e after-hours. Nesse artigo podes encontrar mais informações, mas também várias corretoras que permitem comprar e vender ações.

Quanto custa o TC2000?

O TC2000 custa desde $7.49 por mês, para a versão mais básica, sem extras e com um pagamento bianual. Se o pagamento for feito por mês em vez de anual ou bianual, vai ficar mais caro, sem contar que existem extras que vais ter de subscrever, como os Data feeds, para ter acesso a cotações em tempo real, scans adicionais, notícias, etc.

Na página de preçário do TC2000 podes encontrar todos os detalhes.

Preço Programa TC2000 - Custo mensal e extras 

Eu atualmente estou a subscrever o plano Gold e tenho apenas o extra Realtime U.S. Stocks. Durante alguns meses subscrevi o extra de notícias (+$8 por mês), mas retirei porque não compensava. Na plataforma da corretora TRADEZERO ou até mesmo no Yahoo Finance tinha as mesmas ou mais notícias.

Este é um screenshot das subscrições que tenho ativo.

Subscrições ativas do TC2000

A qualquer momento é possível cancelar os extras ou até adicionar novos e só é necessário pagar a diferença.

Conclusão – Vale a pena usar o TC2000?

O programa TC2000 vale a pena, no entanto, não é para todo o tipo de investidores. Por exemplo, para quem é um novo investidor ou tem um capital disponível para investir em ações muito baixo pode não compensar. É o caso de investidores com apenas 100€ ou 500€ para investir.

Existem alternativas grátis menos completas, como a plataforma grátis xStation da corretora XTB, mas não tem as mesmas funcionalidades.

Como o TC2000 é um programa de subscrição mensal e tem uma equipa de desenvolvimento próprio, com mais de 25 anos de experiência, frequentemente são lançadas novas funcionalidades.

Bons investimentos!

Deixar comentário