Dicas Bolsa, Trading,

Como investir no Pre-Market e After-Hours? O que tens de saber.

Como investir no Pre-Market e After-Market

Sabias que as Bolsas de Valores dos EUA têm os horários de Pre-Market e After-Hours? Aprende o que é, os riscos, como investir e o que pode acontecer nestes dois horários.

As Bolsas de Valores dos Estados Unidos, o NASDAQ e o NYSE, movimentam todos os dias úteis milhares de milhões de dólares e são onde quem quer comprar ações deve investir. São no total +4.900 empresas cotadas e por isso, surgem todos os dias novas oportunidades. O que poucos novos investidores sabem, é que além do horário normal, das 14h30 ás 21h00 na hora de Portugal, existe ainda o pre-market e o after-hours. Estes dois horários podem te ajudar a tomar melhores decisões.

O Pre-Market e After-Hours são muito mais importantes, do que pensas!

Poucos livros da Bolsa falam sobre o pre-market e o after-hours, mas são dois horários cada vez mais importantes, sobretudo numa altura com correções mais fortes, que podem ajudar a entender como as ações vão se mover durante o horário normal. Os investidores experientes baseiam-se nas cotações de pre-market para tomar decisões a curto prazo ou simplesmente para proteger as suas posições.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Guia sobre o After-Hours e Pre-Market nas Bolsas de Valores dos EUA

Depois de receber várias mensagens através do formulário de contacto e no instagram @investirnabolsa, decidi falar sobre este tema tão importante, para quem investe nas Bolsas de Valores dos EUA. Não podes ignorar! Até porque, pode ajudar a tomar boas decisões de investimento, encontrar boas ações, proteger posições ou encontrar uma possível reversão da tendência da ação.

Antes de explicar tudo o que deves saber sobre como funciona o pre-market e after-hours, os riscos e como investir nestes dois horários sem viver nos EUA, tenho que repetir isto. DIVERSIFICA! Diversifica os teus investimentos. Nunca invistas todo o teu dinheiro na mesma ação ou só em ações do mesmo setor.

Descobre o poder da cotação de pre-market e after-market!

O pre-market e o after-market são muito mais, do que horários extra.

A cotação destes dois horários, pode te ajudar a prever como as ações podem se movimentar durante o dia de hoje ou de amanhã, quais são as ações que podem subir bastante ou descer bastante, em que valores a cotação pode reverter a tendência, entre outras coisas.

Para falar nestes dois horários vou sempre usar pre-market e after-hours, no entanto, já vi outros sites a usarem premarket / afterhours ou pré-abertura / pós-negociação, em português.

Também é comum ouvir falar apenas em Extended hours.

O 🔔 horário de pre-market é das 4h00 ás 9h30, na hora de Nova Iorque. Convertendo para a hora portuguesa, é das 9h00 ás 14h30.O pre-market é ideal para avaliar a força das ações e a tendência para o dia de hoje. É como um guia, sobre quais as ações em que deves ficar atento para investir. Foca-te nas ações que estão a subir e a descer bastante. Tenta descobrir qual é o catalisador, que está a fazer mover a ação.

O 🔔 horário de after-hours é das 16h00 ás 20h00, na hora de Nova Iorque. Convertendo para a hora portuguesa, é das 21h00 ás 01h00.

O after-hours é ideal para confirmar se existe uma continuação da tendência e também para apresentações de resultados. A maior parte das empresas apresenta resultados depois do fecho do mercado, por isso, se os resultados forem positivos, as ações vão subir bastante. No caso de resultados negativos, a queda pode ser grande.

Investir nestes dois horários tem as suas vantagens e riscos, por isso, é importante que saibas quais são antes de tomares a decisão de investir. Eu não costumo negociar nestes dois horários, por várias razões que vais saber abaixo.

As vantagens e desvantagens

Investir no pre-market e after-hours tem as suas vantagens e riscos, que deves saber antes de estar interessado em começar a investir dinheiro. Ao conseguir negociar estes horários, é possível criar uma estratégia para ser mais eficaz, já que a maior parte das grandes quedas acontecem em after-market.

As vantagens são:

  • Poder vender as ações a qualquer momento, para conservar ganhos ou limitar perdas;
  • Mais oportunidades;
  • É possível ganhar dinheiro com as fortes subidas ou descidas depois de serem divulgados os dados financeiros das empresas;
  • Existem corretoras que permitem que investidores que não vivem nos EUA, possam negociar estes dois horários sem pagar fortunas em comissões.

Os principais riscos de investir nestes dois horários são:

  • Slippage;
  • Spread maior do que o normal;
  • Menos liquidez, porque existem menos investidores.

O mais certo é que não saibas o que é o spread ou o slippage. Vou explicar.

O spread é a diferença entre o valor de compra e de venda (Bid / Ask). Todas as corretoras têm dois preços. Para ações com bastante liquidez, o spread costuma ser bastante pequeno. Para ações com pouco liquidez, o spread costuma ser alto.

O slippage é bastante comum nestes dois horários. Por exemplo, as ações da empresa X valem 15 dólares e no after-hours apresentou resultados, mas foram abaixo do esperado. Se tens uma ordem limite a 14 dólares, pode ser que não seja executada porque houve uma grande variação no preço e tens de criar uma nova ordem limitada a 13 dólares ou pior. Isso acontece por causa do spread, que por sua vez está ligado à falta de liquidez.

Como ver a cotação em Pre-Market e After-Hours?

Para ver a cotação em pre-market e after-hours eu uso o programa TC2000, que eu falei antes sobre qual é o melhor stock scanner que existe e todos os investidores na Bolsa de Valores norte-americana deveriam usar.

Pre-market e After-market no programa TC2000

Nas configurações dos gráficos do programa TC2000 podes escolher, se deve mostrar a cotação de pre/after-hours quando a Bolsa está no horário normal. Por opção, deixo ligado porque as ações costumam respeitar as linhas de suporte e resistência e, uma quebra da linha pode significar boas oportunidades.

Pre-market e After-market no programa TC2000

No caso de não quereres gastar dinheiro, tens várias alternativas mais básicas. Podes usar o Yahoo Finance, o Google Finance ou o Trading View, no entanto, têm as suas limitações.

No Google, basta ir a google.pt e procurar pelo ticker da ação. Por exemplo, para a Apple tens de pesquisar por AAPL.

Site Google Finance com o pre-market para as ações da Apple

Enquanto no Yahoo Finance, basta entrar no site finance.yahoo.com e procurar pelo nome da empresa ou ticker. É mostrado a última cotação do horário normal e a cotação de pre ou after-market.

Site Yahoo Finance com o pre-market para as ações da Apple

Deves escolher baseado nas tuas necessidades. Para mim compensa pagar para usar o TC2000, enquanto para novos investidores que investem 100€ ou 500€ pode não compensar.

Como investir no pre-market e after-hours, sem viver nos EUA 🇺🇸?

Se estás interessado em investir durante o horário de pre-market ou after-hours, deves ficar a saber que não é possível em todas as corretoras. Nos EUA 🇺🇸 é fácil de encontrar corretoras que permitem negociar nestes horários fora da sessão normal, no entanto, têm várias limitações, entraves para quem não vive nos EUA ou não é possível abrir conta.

Na DEGIRO não é possível investir no pre-market e after-hours, no entanto, existem várias opções que podes escolher, que menciono abaixo. Tenho conta em todas estas corretoras e já investi uma ou mais vezes nestes dois horários.

No pre-market e no after-hours todas as ordens têm de ser uma Ordem Limitada. Não é possível comprar ou vender ações, usando ordens de mercado. Por exemplo, se a ação está a ser negociada a $5.45 / $5.48 (bid / ask) e queres vender a ação de imediato, colocas uma ordem limitada com o valor do bid, ou seja, a 5.45 dólares.

A opção mais usada, é a Interactive Brokers. É uma corretora norte-americana, mas como tem sucursal no Reino Unido e noutros países, pode aceitar investidores de vários países, além dos EUA. Na janela de ordens tens de criar uma ordem limitada e marcar a opção Fill outsite RTH.

Plataforma Interactive Brokers

Se criares uma ordem limitada sem ativar a opção anterior, no fecho da sessão normal a ordem vai ser cancelada e nunca vai ser executada. Caso estejas indeciso sobre usar ou não a IBKR, no blog de Penny Stocks tens a análise à corretora Interactive Brokers.

Outra alternativa, é a TRADEZERO. É uma corretora mais usada para day trading, mas também é possível usar para investir a médio ou longo prazo. Tem uma plataforma completa, rápida e fácil de usar. Para executar ordens no pre-market ou after-hours não é preciso selecionar nenhuma opção, basta criar uma ordem limitada.

Plataforma da TRADEZERO ZeroPro

Se estás indeciso sobre se esta é a melhor opção ou não, recomendo que leias a análise à ZeroPRO da corretora TRADEZERO.

Também é possível investir no pre-market e after-hours sem pagar comissões, ao usar a corretora Firstrade. Através da plataforma web, ao criar a ordem limitada tens de escolher a opção Pre Mkt ou After Mkt dependendo da sessão em que queres que a ordem seja válida. Tem uma plataforma mobile fácil de usar, que faz lembrar um pouco a corretora RobinHood.

Plataforma Firstrade para investir na Bolsa de Valores

No caso de estares interessado em investir em penny stocks, acompanhar o pre-market é sem dúvidas uma das coisas mais importantes, que todos os day traders devem de fazer, para criar uma watchlist com as ações que podem apresentar bons ganhos durante o dia.

O horário antes de abertura e depois do fecho da Bolsa de Valores existe por uma razão. Não ignores, porque outros investidores experientes continuam a ter bons resultados.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

2 Comentários

Carlos Monteiro

Agosto 20, 2020

Boa noite Adriano,

Espero que esteja bem.
Neste artigo, pelo que entendi, se uma cotação tiver positiva na pre-market significa que no horário normal, irá também ter uma boa prestação.

Aguardando resposta,
Atenciosamente,

Responder

Adriano Lopes

Agosto 23, 2020

Bom dia Carlos,

Normalmente sim, se houver notícias ou fundamentais que sustentem essa subida ou seja uma sympathy play – uma ação de um setor que esteja com momentum durante o dia.

Para uma sympathy play, por exemplo, num dia em que as ações da Tesla estão a subir 15%, as ações da NIO podem também subir 15% ou até 30%.

Cumprimentos,
Adriano

Responder

Deixar comentário