Invista com a XTB!
Dicas Bolsa, Trading,

Como investir no Pre-Market e After-Hours? O que tens de saber.

Como investir no Pre-Market e After-Market

Sabias que as Bolsas de Valores dos EUA têm os horários de Pre-Market e After-Hours? Aprende o que é, os riscos, como investir e o que pode acontecer nestes dois horários.

As Bolsas de Valores dos Estados Unidos, o NASDAQ e o NYSE, movimentam todos os dias úteis milhares de milhões de dólares e são onde quem quer comprar ações deve investir. São no total +4.900 empresas cotadas e por isso, surgem todos os dias novas oportunidades. O que poucos novos investidores sabem, é que além do horário normal, das 14h30 ás 21h00 na hora de Portugal, existe ainda o pre-market e o after-hours. Estes dois horários podem te ajudar a tomar melhores decisões.

O Pre-Market e After-Hours são muito mais importantes, do que pensas!

Poucos livros da Bolsa falam sobre o pre-market e o after-hours, mas são dois horários cada vez mais importantes, sobretudo numa altura com correções mais fortes, que podem ajudar a entender como as ações vão se mover durante o horário normal. Os investidores experientes baseiam-se nas cotações de pre-market para tomar decisões a curto prazo ou simplesmente para proteger as suas posições.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Guia sobre o After-Hours e Pre-Market nas Bolsas de Valores dos EUA

Depois de receber várias mensagens através do formulário de contacto e no instagram @investirnabolsa, decidi falar sobre este tema tão importante, para quem investe nas Bolsas de Valores dos EUA. Não podes ignorar! Até porque, pode ajudar a tomar boas decisões de investimento, encontrar boas ações, proteger posições ou encontrar uma possível reversão da tendência da ação.

Antes de explicar tudo o que deves saber sobre como funciona o pre-market e after-hours, os riscos e como investir nestes dois horários sem viver nos EUA, tenho que repetir isto. DIVERSIFICA! Diversifica os teus investimentos. Nunca invistas todo o teu dinheiro na mesma ação ou só em ações do mesmo setor.

Descobre o poder da cotação de pre-market e after-market!

O pre-market e o after-market são muito mais, do que horários extra.

A cotação destes dois horários, pode te ajudar a prever como as ações podem se movimentar durante o dia de hoje ou de amanhã, quais são as ações que podem subir bastante ou descer bastante, em que valores a cotação pode reverter a tendência, entre outras coisas.

Para falar nestes dois horários vou sempre usar pre-market e after-hours, no entanto, já vi outros sites a usarem premarket / afterhours ou pré-abertura / pós-negociação, em português.

Também é comum ouvir falar apenas em Extended hours.

O 🔔 horário de pre-market é das 4h00 ás 9h30, na hora de Nova Iorque. Convertendo para a hora portuguesa, é das 9h00 ás 14h30.O pre-market é ideal para avaliar a força das ações e a tendência para o dia de hoje. É como um guia, sobre quais as ações em que deves ficar atento para investir. Foca-te nas ações que estão a subir e a descer bastante. Tenta descobrir qual é o catalisador, que está a fazer mover a ação.

O 🔔 horário de after-hours é das 16h00 ás 20h00, na hora de Nova Iorque. Convertendo para a hora portuguesa, é das 21h00 ás 01h00.

O after-hours é ideal para confirmar se existe uma continuação da tendência e também para apresentações de resultados. A maior parte das empresas apresenta resultados depois do fecho do mercado, por isso, se os resultados forem positivos, as ações vão subir bastante. No caso de resultados negativos, a queda pode ser grande.

Investir nestes dois horários tem as suas vantagens e riscos, por isso, é importante que saibas quais são antes de tomares a decisão de investir. Eu não costumo negociar nestes dois horários, por várias razões que vais saber abaixo.

As vantagens e desvantagens

Investir no pre-market e after-hours tem as suas vantagens e riscos, que deves saber antes de estar interessado em começar a investir dinheiro. Ao conseguir negociar estes horários, é possível criar uma estratégia para ser mais eficaz, já que a maior parte das grandes quedas acontecem em after-market.

As vantagens são:

  • Poder vender as ações a qualquer momento, para conservar ganhos ou limitar perdas;
  • Mais oportunidades;
  • É possível ganhar dinheiro com as fortes subidas ou descidas depois de serem divulgados os dados financeiros das empresas;
  • Existem corretoras que permitem que investidores que não vivem nos EUA, possam negociar estes dois horários sem pagar fortunas em comissões.

Os principais riscos de investir nestes dois horários são:

  • Slippage;
  • Spread maior do que o normal;
  • Menos liquidez, porque existem menos investidores.

O mais certo é que não saibas o que é o spread ou o slippage. Vou explicar.

O spread é a diferença entre o valor de compra e de venda (Bid / Ask). Todas as corretoras têm dois preços. Para ações com bastante liquidez, o spread costuma ser bastante pequeno. Para ações com pouco liquidez, o spread costuma ser alto.

O slippage é bastante comum nestes dois horários. Por exemplo, as ações da empresa X valem 15 dólares e no after-hours apresentou resultados, mas foram abaixo do esperado. Se tens uma ordem limite a 14 dólares, pode ser que não seja executada porque houve uma grande variação no preço e tens de criar uma nova ordem limitada a 13 dólares ou pior. Isso acontece por causa do spread, que por sua vez está ligado à falta de liquidez.

Como ver a cotação em Pre-Market e After-Hours?

Para ver a cotação em pre-market e after-hours eu uso o programa TC2000, que eu falei antes sobre qual é o melhor stock scanner que existe e todos os investidores na Bolsa de Valores norte-americana deveriam usar.

Gráfico pre-market e after-hours no TC2000

Nas configurações dos gráficos do programa TC2000 podes escolher, se deve mostrar a cotação de pre/after-hours quando a Bolsa está no horário normal. Por opção, deixo ligado porque as ações costumam respeitar as linhas de suporte e resistência e, uma quebra da linha pode significar boas oportunidades.

Pre-market e After-market no programa TC2000

No caso de não quereres gastar dinheiro, tens várias alternativas mais básicas. Podes usar o Yahoo Finance, o Google Finance ou o Trading View, no entanto, têm as suas limitações.

No Google, basta ir a google.pt e procurar pelo ticker da ação. Por exemplo, para a Apple tens de pesquisar por AAPL.

Site Google Finance com o pre-market para as ações da Apple

Enquanto no Yahoo Finance, basta entrar no site finance.yahoo.com e procurar pelo nome da empresa ou ticker. É mostrado a última cotação do horário normal e a cotação de pre ou after-market.

Site Yahoo Finance com o pre-market para as ações da Apple

Deves escolher baseado nas tuas necessidades. Para mim compensa pagar para usar o TC2000, enquanto para novos investidores que investem 100€ ou 500€ pode não compensar.

Como investir no pre-market e after-hours, sem viver nos EUA 🇺🇸?

Se estás interessado em investir durante o horário de pre-market ou after-hours, deves ficar a saber que não é possível em todas as corretoras. Nos EUA 🇺🇸 é fácil de encontrar corretoras que permitem negociar nestes horários fora da sessão normal, no entanto, têm várias limitações, entraves para quem não vive nos EUA ou não é possível abrir conta.

Na DEGIRO não é possível investir no pre-market e after-hours, no entanto, existem várias opções que podes escolher, que menciono abaixo. Tenho conta em todas estas corretoras e já investi uma ou mais vezes nestes dois horários.

No pre-market e no after-hours todas as ordens têm de ser uma Ordem Limitada. Não é possível comprar ou vender ações, usando ordens de mercado. Por exemplo, se a ação está a ser negociada a $5.45 / $5.48 (bid / ask) e queres vender a ação de imediato, colocas uma ordem limitada com o valor do bid, ou seja, a 5.45 dólares.

A opção mais usada, é a Interactive Brokers. É uma corretora norte-americana, mas como tem sucursal na Europa, pode aceitar investidores de vários países, além dos EUA. Na janela de ordens tens de criar uma ordem limitada e marcar a opção Fill outsite RTH.

Plataforma Interactive Brokers

Se criares uma ordem limitada sem ativar a opção anterior, no fecho da sessão normal a ordem vai ser cancelada e nunca vai ser executada. Caso estejas indeciso sobre usar ou não a IBKR, no blog de Penny Stocks tens a análise à corretora Interactive Brokers.

Abaixo podes ver um exemplo de uma compra e venda das ações $FTFT em pre-market. Para aproveitar o spike inicial no preço, comprei ás 9h01 de Portugal (4h01 de Nova Iorque) e vendi 29 segundos depois.

Ordem no Pre-market na corretora Interactive Brokers

Ou seja, 1 minuto depois de abrir o horário de pre-market, já tinha aberto e fechado uma posição. Parece que não, mas estes dois horários extra, permitem aproveitar mais oportunidades e valem a pena acompanhar. Outras Bolsas de Valores não têm pre-market ou after-hours, apenas as Bolsas dos EUA.

Na Interactive Brokers estes são os horários do pre-market e after-hours que é possível negociar:

  • Pre-Market – horário completo
  • After-Hours – horário completo

Outra alternativa, é a TRADEZERO. É uma corretora mais usada para day trading, mas também é possível usar para investir a médio ou longo prazo. Tem uma plataforma completa, rápida e fácil de usar. Para executar ordens no pre-market ou after-hours não é preciso selecionar nenhuma opção, basta criar uma ordem limitada.

Plataforma da TRADEZERO ZeroPro

Se estás indeciso sobre se esta é a melhor opção ou não, recomendo que leias a análise à ZeroPRO da corretora TRADEZERO.

Na TRADEZERO estes são os horários do pre-market e after-hours que é possível negociar:

  • Pre-Market – horário completo
  • After-Hours – horário completo

Uma corretora norte-americana que cada vez mais investidores e traders de opções da Europa usam, é a Tastyworks. Tem uma plataforma com um design parecido à plataforma Thinkorswim da corretora TD Ameritrade, porque foi criada pelas mesmas pessoas. Aqui é possível comprar e vender ações sem comissões, no entanto, por agora só é possível negociar o pre-market. Na validade da ordem, tens de mudar de “DAY” para “EXT”.

Plataforma da corretora Tastyworks

Na Tastyworks estes são os horários do pre-market e after-hours que é possível negociar:

  • Pre-Market – 12h30 ás 14h30 de Portugal (7h30 ás 9h30 de Nova Iorque)
  • After-Hours – não é possível

Também é possível investir no pre-market e after-hours sem pagar comissões, ao usar a corretora Firstrade. Através da plataforma web, ao criar a ordem limitada tens de escolher a opção Pre Mkt ou After Mkt dependendo da sessão em que queres que a ordem seja válida. Tem uma plataforma mobile fácil de usar, que faz lembrar um pouco a corretora RobinHood.

Plataforma Firstrade para investir na Bolsa de Valores

No caso de estares interessado em investir em penny stocks, acompanhar o pre-market é sem dúvidas uma das coisas mais importantes, que todos os day traders devem de fazer, para criar uma watchlist com as ações que podem apresentar bons ganhos durante o dia.

Na Firstrade estes são os horários do pre-market e after-hours que é possível negociar:

  • Pre-Market – 13h30 ás 14h30 de Portugal (8h30 ás 9h30 de Nova Iorque)
  • After-Hours – horário completo

O horário antes de abertura e depois do fecho da Bolsa de Valores existe por uma razão. Não ignores, porque outros investidores experientes continuam a ter bons resultados.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

6 Comentários

Carlos Monteiro

Agosto 20, 2020

Boa noite Adriano,

Espero que esteja bem.
Neste artigo, pelo que entendi, se uma cotação tiver positiva na pre-market significa que no horário normal, irá também ter uma boa prestação.

Aguardando resposta,
Atenciosamente,

Responder

Adriano Lopes

Agosto 23, 2020

Bom dia Carlos,

Normalmente sim, se houver notícias ou fundamentais que sustentem essa subida ou seja uma sympathy play – uma ação de um setor que esteja com momentum durante o dia.

Para uma sympathy play, por exemplo, num dia em que as ações da Tesla estão a subir 15%, as ações da NIO podem também subir 15% ou até 30%.

Cumprimentos,
Adriano

Responder

Ricardo Antunes

Maio 1, 2021

Olá, não sou um especialista em CFDs, mas pode me explicar por que os CFDs mais valiosos no pré-mercado dos EUA nunca estão disponíveis em corretores como: xtb.com ou etoro.com? Conhece algum corretor online que tenha o maior número de CFDs disponível?
Na sua opinião, qual é a melhor estratégia para alcançar um bom lucro REAL em CFDs?
Tudo de bom…

Responder

Adriano Lopes

Maio 2, 2021

Olá Ricardo,

Nenhum CFD de ações está disponível no pre-market e after-hours. São horários com menos liquidez e um grande spread entre o bid/ask. A XTB é a Etoro são as que têm mais CFDs disponíveis.

A estratégia depende do perfil de risco. Mas as estratégias mais comuns para CFDs de ações, são as apresentações de resultados, quer no dia antes (mais arriscada) ou no próprio dia, para aproveitar a tendência.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Nuno C

Maio 19, 2021

Adriano, bom dia.
Pode indicar-me se na XTB os horários de pre e after market estão disponíveis para negociação.
Obrigado e grato pela informação que disponibiliza gratuitamente.
Um abr

Responder

Adriano Lopes

Maio 19, 2021

Olá Nuno,

Na XTB não estão disponíveis os horários de pre-market e after-hours.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Deixar comentário