Dicas Bolsa,

Como Comprar Ações na XTB?

Como Comprar Ações na XTB

Os Passos para Comprar Ações na XTB foram revelados. Entende como funciona, as diferenças entre cada tipo de ordem e como usar a plataforma. Isto é o que os investidores devem considerar!

Investir na Bolsa de Valores pode parecer algo simples, mas para novos investidores não é bem assim. Apesar de comprar ações em teoria ser apenas escolher uma ou mais empresas e dar a ordem de compra das ações, pode ser muito mais complicado, porque existem outras coisas a ter em conta. Por exemplo, a maior parte dos investidores vai usar uma ordem de mercado para comprar ações, no entanto, não o devem fazer, porque a ordem vai ser executada ao pior preço nesse momento.

Investidores XTB estes são os passos a ter em conta!

Existem outras coisas a ter em conta também. A não ser que queiras fazer day trading e a ação está a se mover no sentido desejado, usar ordens de mercado não é uma boa ideia. O preço de entrada vai influenciar o teu lucro ou perda e como depois de uma grande subida existe sempre uma correção, alguns dólares ou cêntimos a menos no preço de entrada, podem fazer a diferença quando estás a comprar muitas ações.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Os Passos para Comprar Ações na XTB

Comprar ações está cada vez mais fácil, ao contrário de alguns anos atrás, em que tudo era tão difícil, existiam poucas alternativas sérias para investir dinheiro e as comissões eram simplesmente um absurdo. Com a corretora XTB é tudo mais acessível, sobretudo porque tem uma plataforma fácil de usar e comissões de 0% na compra e venda de ações de todas as Bolsas.

Apesar de hoje em dia ser cada vez mais fácil, ainda existem passos que podem gerar confusão, no momento de investir. Por essa razão, neste artigo vou partilhar os passos que os investidores devem considerar ao comprar ações usando a corretora XTB.

Aqui vão ser abordados todos os passos, desde o início até ao fim.

Como a XTB tem uma plataforma de negociação avançada, disponibiliza vários tipos de ordens, que deves entender como funcionam para que possas tirar o máximo partido desta corretora, mas também para maximizar a performance. Estão disponíveis estes tipos de ordens:

  • Ordem de mercado
  • Ordens limitadas (Buy Limit e Sell Limit)
  • Ordens stop limitadas (Buy Stop e Sell Stop)
  • Take Profit e/ou Stop Loss

Muitos novos investidores não sabem, mas todas as ações têm dois preços. Por exemplo, vamos fazer de conta que as ações $NKE estão neste momento a $153.52 x $153.54. Esses valores são o preço BID x ASK. O BID é o preço que os compradores estão dispostos a pagar e o preço ASK é o preço pedido pelos vendedores. As corretoras com uma plataforma mais simples não mostram os dois valores, apenas a cotação a que foi executada a última transação.

Para investir a longo prazo é indiferente mostrar o preço BID X ASK ou apenas a cotação da última transação, por isso, é que só em plataformas mais usadas para day trading mostram esses dois valores.

A plataforma da XTB mostra ambos os valores (BID e ASK), pois é uma corretora usada por investidores com uma estratégia de longo prazo, mas também para o curto prazo e médio prazo.

Para comprar ações na XTB existem atualmente 3 maneiras de o fazer. Embora sejam redundantes e terminem todas no mesmo, que são comprar ações, dá imenso jeito para diferentes tipos de investidores. Abaixo estão explicadas as maneiras, para que possas saber como funcionam.

🔔 Maneira #1. Comprar Rápido Ações (Ordem de Mercado)

Esta é a maneira mais rápida de comprar ações, sem contar com usar as teclas de atalho (que estão disponíveis na plataforma). Em poucos cliques é possível criar uma ordem de compra de ações. Ou seja, em menos de 1 minuto é possível procurar pela ação, escolher o número de ações e comprar.

Deves seguir estes passos:

Passo 1. Procura pela ação que queres comprar e clica no nome da ação. Deves escolher a opção STC.

Comprar Rápido Ações (Ordem de Mercado)

Passo 2. Escolhe o número de ações a comprar e clica em Buy.

Comprar Rápido Ações (Ordem de Mercado)

Passo 3. Clica em Sim para confirmar a ordem e comprar as ações imediatamente.

Comprar Rápido Ações (Ordem de Mercado)

Ao comprar ações, é muito raro usar ordens de mercado, sobretudo porque as ações não sobem bastante, sem antes haver uma retração (dip) e ser possível comprar mais baixo. Mesmo em momentos de grande volatilidade, uso ordens limitadas, para garantir que a minha ordem é executada ao preço desejado e nem mais 1 cêntimo.

🔔 Maneira #2. Criar Nova Ordem (Ordem de Mercado, Limitada ou Stop)

Esta é provavelmente a maneira mais usada para criar ordens de compra de ações através da plataforma XTB e a que na minha opinião é a melhor. Ao seguir estes passos podes criar uma ordem de mercado, que é executada imediatamente (se a bolsa estiver aberta) ou criar ordens pendentes (ordem limitada ou stop).

Deves seguir estes passos:

Passo 1. Procura pela ação que queres comprar e clica no ícone das três velas japonesas para abrir o gráfico.

Criar Nova Ordem (Ordem de Mercado, Limitada ou Stop)

Passo 2. Clica com o botão direito sobre o gráfico que abriu e clica em Nova ordem.

Criar Nova Ordem (Ordem de Mercado, Limitada ou Stop)

Passo 3. Para criar uma ordem de mercado, que é executada imediatamente, basta selecionar o número de ações, clicar em Buy e logo de seguida confirmar a ordem.

Criar Nova Ordem (Ordem de Mercado, Limitada ou Stop)

Caso contrário, se queres criar uma ordem limitada ou ordem stop, tens de clicar na aba Ordem pendente.

Criar Nova Ordem (Ordem de Mercado, Limitada ou Stop)

Na aba de ordem pendente, deves selecionar a cotação a que queres comprar as ações e a quantidade. Também é possível colocar uma data de validade na ordem, para que a ordem seja apagada se chegar a essa data escolhida e não tiver sido executada.

Para gerar menos confusão, a plataforma vai mudar para ordem limitada ou ordem stop consoante a cotação a que queres comprar a ação. Por exemplo, se a ação está a $5 e queres comprar quando chegar aos $5.25, a plataforma vai mudar para ordem stop (Buy Stop). Se o preço a que queres comprar a ação é aos $4.80, então vai mudar para a ordem limitada (Buy Limit).

Ao clicar em Buy Limit ou Buy Stop, consoante a cotação a que queres comprar a ação, vai aparecer uma janela a pedir para confirmar a ordem, antes de enviar para as ordens pendentes. Depois de confirmar, a ordem vai aparecer na aba de ordens pendentes e podes cancelada a qualquer momento. Assim que a ação chegar ao preço desejado, a ordem vai ser executada.

🔔 Maneira #3. Comprar Ações no Gráfico (Ordem Limitada ou Stop)

Esta é a maneira de comprar ações através da plataforma XTB, mais usada por investidores experientes que têm muito bem definido em que valores estão interessados em comprar ações, seja abaixo ou acima do preço atual.

Ao clicar com o botão direito do rato em cima do gráfico, vai aparecer um menu. Se o clique foi dado acima da cotação atual, vai mostrar a opção Buy Stop ativa, enquanto se for abaixo da cotação atual vai aparecer a opção Buy Limit ativa.

Como comprar ações através do gráfico

As ordens limitadas são executadas quando a cotação atual é igual ou abaixo do preço colocado na ordem. No caso das ordens stop, a ordem de compra é executada só se a cotação ultrapassar o valor da ordem stop. As ordens stop são usadas para beneficiar com novos máximos, já que permitem abrir a posição exatamente no momento em que a ação fizer novos máximos.

Como comprar ações através do gráfico

Embora através do método 2 seja possível criar uma ordem pendente (limitada ou stop), como é possível criar aqui, esta maneira requer menos passos para o fazer.

Agora que sabes como funcionam todos os tipos de ordens, quando usar e como funciona a plataforma, está na hora de começar a comprar ações de empresas cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA e de outros países. A corretora XTB tem várias Bolsas de Valores disponíveis para os seus clientes, incluindo a Bolsa de Valores de Portugal.

Se estás indeciso sobre como funciona esta corretora, recomendo a leitura do artigo análise à corretora XTB, onde explico quais são as plataformas disponíveis, quanto custa usar e as ações e outros instrumentos financeiros disponíveis para investir dinheiro.

Bons investimentos!

Deixar comentário