Invista com a XTB!
Outros Investimentos, Trading,

Como Investir em Ouro? O Que Fazer?

Como Investir em Ouro

Descobre como investir em Ouro. Conhece as alternativas disponíveis, os riscos, vantagens e como podes aproveitar. Aprende como beneficiar com os altos e baixos deste metal precioso!

A economia funciona em ciclos e quando chegamos a uma altura de incerteza ou perto de uma crise financeira, um dos ativos mais procurado pelos investidores é precisamente o Ouro. É uma forma dos investidores se protegerem, contra um Bear Market e também de rentabilizar o seu capital. O Ouro é um ativo de refúgio. É impossível multiplicá-lo ou desvalorizar da noite para o dia, embora o seu preço sofra variações.

O Ouro está de volta a fazer novos máximos!

Com as Bolsas de Valores dos EUA perto de máximos históricos, a Guerra Comercial EUA-China e as taxas de juro cada vez mais baixas, é sinónimo que problemas podem estar a caminho. Ao contrário do que muito se fala, é impossível saber se é daqui a três meses, um ano ou até dois anos. Quem o diz, provavelmente tem uma 🔮 bola de cristal ou 🧙‍♂ prevê o futuro. A prova disso é que, apesar do Presidente Trump conseguir influenciar a tendência das Bolsas, devido ao FOMO (Fear Of Missing Out) as Bolsas continuaram a fazer novos máximos, atrás de novos máximos. E, pode voltar a acontecer.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Tudo o Que Precisas de Saber Sobre Investir Dinheiro em Ouro

Com as Bolsas de Valores perto de máximos, a incerteza e o FOMO (Fear OF Missing Out) em níveis bem altos, tens de entender que as quedas podem ser mais frequentes e deverão criar oportunidades no ouro, mesmo que alguns dias depois as Bolsas voltem ao mesmo nível. Chegamos a uma altura em que estamos num ponto de indecisão, com subidas e quedas pequenas, à espera de um movimento mais forte.

Independentemente de qual será o próximo passo, deves sempre diversificar. Ao diversificar, vais garantir que o teu capital continua a crescer, mesmo que uma ação ou investimento acabe por gerar perdas. O objetivo aqui não é adivinhar, mas sim rentabilizar o capital.

O preço do Ouro continua a subir aos poucos!

As tuas decisões de investimento devem ser tomadas de acordo com o mercado em que estamos e não no tipo de mercado em que gostarias de estar. Muitas vezes os investidores esquecem-se e acabam por investir ao contrário.

Embora o Ouro não esteja mais ligado ao Dólar dos EUA, como aconteceu durante muito tempo, é um ativo de refúgio importante. Ao contrário, o preço do petróleo pode ser manipulado e não é um ativo de refúgio. Basta ver que, bastou um ataque de drones, para o preço do barril de petróleo subir bastante.

Para que os leitores interessados em Ouro possam aproveitar a volatilidade do preço do Ouro, neste artigo vou falar sobre as alternativas disponíveis para investir dinheiro.

De uma forma muito resumida, existem quatro maneiras de investir em Ouro, que são:

  1. Comprar Ouro físico (em lingotes ou moedas)
  2. Investir em ações de empresas ligadas ao setor do Ouro
  3. Negociar ETFs relacionados com Ouro
  4. Negociar o CFD do Ouro

Tem em atenção que não estou aqui a recomendar que não invistas na opção 1 e invistas na opção 2. Analisa cada opção e toma a tua decisão. Antes de escolher uma ou mais opções, deves considerar os seus riscos e vantagens. Também deves ter em conta o teu perfil de risco. Abre conta na corretora XTB e começa a investir.

🧽 Opção 1. Comprar Ouro Físico

Lingotes de ouroQuando falo em investir dinheiro em Ouro, a primeira coisa em que os investidores pensam é comprar ouro físico, no entanto, não é a melhor maneira de fazê-lo por várias razões.

Comprar ouro físico é um péssimo investimento, mas mesmo assim muitos investidores inexperientes continuam a fazer isso.

As desvantagens de comprar ouro físico, são:

  • O ouro físico é vendido a um preço superior ao seu preço real, sem contar com as comissões absurdas. Normalmente, o preço do ouro tem de subir 20% a 40% só para ficar no break-even no momento da venda.
  • No momento de vender, quem está a comprar vai desvalorizar o ouro para pagar o menos possível.
  • Se o investidor optar por deixar o ouro guardado num cofre, tem de pagar um custo extra, diminuindo os seus ganhos.

O ouro físico é um bom negócio para as lojas de ouro, bancos e empresas que vendem lingotes ou moedas de ouro. Para os investidores é um péssimo investimento.

Durante a crise em Portugal praticamente em cada esquina tinha uma loja de ouro, porque as pessoas precisavam de dinheiro rápido e as lojas de ouro aproveitaram-se disso para pagar abaixo do preço real do ouro, conseguindo uma grande margem de lucro.

79% das contas de investidores de retalho perdem dinheiro quando negoceiam CFDs com este fornecedor. Deves considerar se compreendes como funcionam os CFDs e se podes correr o elevado risco de perda do teu dinheiro.

🚜 Opção 2. Investir em Ações de Empresas ligadas ao setor de Ouro

Investir em ações de ouroA segunda opção para investir em ouro, é investir diretamente em empresas ligadas à mineração de ouro, produção e noutras fases relacionadas com este setor.

É uma das maneiras mais fáceis de investir e diversificar, sobretudo porque existem várias empresas ligadas ao setor do ouro.

As vantagens de investir em ações de empresas ligadas ao setor do ouro, são:

  • Exposição ao setor do Ouro, sem estar diretamente exposto ao preço do ativo.
  • Bons resultados financeiros da empresa e um aumento da procura, podem ajudar a dar um impulso na cotação da ação.
  • Fácil de comprar/vender.

Também existem desvantagens:

  • Queda na produção, menor procura ou problemas podem fazer com que o preço da ação desça bastante.

🔥 🔥

Estas são algumas das empresas ligadas ao setor do ouro disponíveis para comprar ações através da corretora XTB:

  • Barrick Gold Corp (GOLD)
  • Agnico Eagle Mines Ltd (AEM)
  • Avino Silver & Gole Mines Ltd (ASM)
  • AngloGold Ashanti Ltd (AU)
  • Yamana Gold Inc (AUY)
  • Centamin PLC (CEY)
  • Eldorado Gold Corp (EGO)

Para encontrar todos os instrumentos financeiros disponíveis relacionados com o ouro, basta procurar por gold na caixa de pesquisa da plataforma xStation 5.

Como negociar ações de ouro na XTB

As ações estão identificadas por STC e os cfds de ações por STC CFD. Para algumas ações, é possível fazer short selling para beneficiar com a queda do preço da ação.

79% das contas de investidores de retalho perdem dinheiro quando negoceiam CFDs com este fornecedor. Deves considerar se compreendes como funcionam os CFDs e se podes correr o elevado risco de perda do teu dinheiro.

💊 Opção 3. Negociar ETFs relacionados com Ouro

ETF - Exchange Traded FundAlém de ser possível comprar ações de empresas ligadas ao setor do ouro ou negociar, também estão disponíveis na corretora XTB vários cfds de ETFs relacionados com o setor do ouro.

Estas são as desvantagens de negociar os cfds de ETFs disponíveis:

  • Manter uma posição do ETF tem um custo diário (swap) e alavancagem

Estas são as vantagens do negociar os cfds de ETFs de ouro:

  • Ideal para day trading ou swing trading
  • Vários cfds de ETFs disponíveis
  • Possível arriscar menos dinheiro, para abrir uma posição maior

Na corretora XTB é possível encontrar vários cfds de ETFs de ouro disponíveis para negociar. Estes são os cfds de ETFs disponíveis:

  • Market Vectors Gold Miners ETF (GDX.US)
  • VanEck Vectors Junior Gold Min ETF (GDXJ.US)
  • SPDR Gold Shares ETF (GLD.US)
  • iShares Gold Trust ETF (IAU.US)

Para aceder a todos os ETFs de ouro disponíveis na plataforma xStation 5, basta colocar no campo de pesquisa gold etf.

Como negociar ETFs de ouro na XTB

Ao clicar no ícone de informação, podes encontrar mais detalhes sobre o objetivo do cfd de ETF, assim como o valor mínimo por posição e o horário de negociação.

💻Opção 4. Negociar o CFD de Ouro

Negociar cfd ouroA opção mais prática e direta de estar exposto ás variações do preço do ouro, é através do cfd do ouro. O seu valor está diretamente associado à quotação da onça de ouro no mercado interbancário.

Esta é provavelmente a opção que muitos investidores e traders vão escolher, para manter durante um ou vários dias, porque está relacionada com o preço do ouro

Para negociar o cfd do ouro na corretora XTB, basta procurar na plataforma xStation 5 por “gold ou ir diretamente a CMD > Metais Preciosos > GOLD.

Negociar o CFD de Ouro na XTB

Ao clicar no ícone de informação, é possível ver vários detalhes sobre o cfd do ouro.

Negociar o CFD de Ouro na XTB

O horário de negociação é maior do que o horário das Bolsas dos EUA, não existem comissões e só existem swap (custo por manter a posição por dia). No caso de abrir uma posição SELL e manter a posição durante vários dias, em vez de pagar vais receber €.

Negociar o CFD de Ouro na XTB

Através do gráfico é possível ver que o Ouro está a fazer novos máximos de 52 semanas e continua a recuperar das quedas do fim da última crise financeira. Para os mais curiosos, é possível ver a evolução do preço do ouro desde 1970.

Negociar o CFD de Ouro na XTB

Na janela de ordens, podes selecionar o tamanho da posição e ver qual é o capital mínimo que deves ter na conta. A posição mínima que podes abrir, é de 0.01, em que apenas precisas de ter cerca de 68 euros na conta.

👨‍🚀 👨‍🚀

Nesta janela tem toda a informação que precisas. Deves abrir uma posição BUY para beneficiar com a subida do preço do ouro e uma posição SELL para beneficiar com a queda do preço do ouro.

Negociar o CFD de Ouro na XTB

Por exemplo, se abrires uma posição SELL de tamanho 0.01 vais receber todos os dias 0.02 euros na tua conta. O swap diário é positivo. No caso de manter uma posição BUY, vais pagar -0.13 euros por dia.

Estas são as coisas mais importantes que deves ter em conta. A gestão de risco ao negociar o ouro é importante, por isso, nunca abras posições demasiado grandes em relação à tua conta e usa sempre um take profit e stop loss.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Deixar comentário