Invista com a XTB!
Educação Financeira,

Dividendos – O Que São? Como Investir? Quando são pagos?

Como investir em Dividendos

Bem-vindo ao Guia Mais Completo sobre Dividendos. Finalmente tudo explicado sobre Como Investir em Dividendos. O que são, como investir, o glossário e quando são pagos.

Para investir na Bolsa de Valores existem 1001 estratégias e investir em dividendos é uma das estratégias mais conhecidas. Esta estratégia é tão popular, que é muito comum ouvir falar em sites ou jornais de economia e livros, sem contar que é uma das estratégias favoritas dos investidores milionários. É simples de seguir, mas tem outras razões para isso. Incentiva os investidores a manter as ações por muito mais tempo – por muitos anos – e a comprar mais ações nas quedaspara baixar o break-even.

Investir a longo prazo em empresas com potencial compensa!

Apesar da estratégia de investir em dividendos ser bastante simples, existem várias coisas que deves ter em conta, pois podes estar a investir errado. Tens de ter noção que só porque uma ação paga dividendos, não significa que seja um bom investimento. Normalmente, os investidores menos experientes ao seguir a estratégia de investir em dividendos, acabam por cair na tentação de comprar as ações que pagam o maior dividendo por ação (dividend yield), no entanto, o mais certo é que acabe por ser um mau investimento. Continua lendo para saber porque razão essa maneira de pensar pode ser um mau investimento, além de outras coisas importantes sobre dividendos.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Guia Completo sobre Investir em Dividendos em Português

Antes de explicar tudo o que deves saber sobre como investir em dividendos, é importante saber o que é um dividendo. Um dividendo não é nada mais do que uma forma de uma empresa compensar os seus investidores, por terem tomado a decisão de comprar ações. Do ponto de vista fiscal, é vantajoso para a empresa porque ao pagar dividendos a empresa vai pagar menos impostos no futuro.

Também podes pensar no dividendo como um juro, por ter manter as ações. A boa notícia, é muitas grandes empresas com potencial pagam dividendos, por isso, não é difícil de encontrar.

Investe em dividendos, reforça nas quedas e deixa o capital crescer!

Para receber dividendos basta ter ações da empresa na data de ex-dividendo.

Se está é a tua primeira vez, é normal que ainda não saibas. A data de ex-dividendo, é o dia em que os investidores devem ter as ações para se qualificarem para receber o dividendo. Podes vender as ações no dia seguinte, que mesmo assim tens direito a receber os dividendos.

Caso tenhas aberto alguma posição de short selling em dia de ex-dividendo, em vez de receber o dividendo, vais ter de pagar. Funciona exatamente o contrário!

A data de pagamento de dividendos depende de cada ação. Existem ações que pagam dividendos por mês, trimestre, quadrimestre ou uma vez por ano.

Normalmente, na apresentação de resultados a empresa divulga mais informações sobre o dividendo. Desde a data ex-dividendo, valor do dividendo e quantos dividendos vai pagar no ano.

Em anos em que as empresas tiveram muitos lucros ou têm muito dinheiro disponível, é normal que algumas empresas optem por pagar um dividendo extraordinário. É uma forma das empresas pagarem menos impostos e de remunerar os seus acionistas.

⚙ Glossário sobre dividendos

Estes são alguns dos termos mais comuns, relacionados com esta estratégia de investimento na Bolsa de Valores:

  • Data ex-dividendo – A data em que o investidor tem de ter ações, para ficar qualificado a receber o dividendo.
  • Data em que o dividendo foi declarado – A data em que foi declarado o dividendo.
  • Data de pagamento – A data em que o valor do dividendo é depositado na corretora. A data de ex-dividendo e data de pagamento são sempre diferentes.
  • Dividend yield – É o valor dos dividendos que são esperados receber nos próximos 12 meses a dividir pelo preço da ação. Por exemplo, se o dividend yield é de 10%, se pagaste $10 por ação e vais receber $1 (por ação) em dividendos.

📅 Calendário de dividendos

Uma maneira rápida de saber quando é que a empresa A, B ou C paga dividendos e qual é o valor do dividendo que vai ser pago, é usando o Yahoo Finance. Para poder receber dividendos dessa empresa, tens de pelo menos comprar ações no dia de Ex-dividend, caso contrário não vais receber o dividendo.

Data do dividendo pago pela ação e o Dividendo Yield

Depois desse dia, podes vender todas as ações, que mesmo assim vais receber o dividendo referente a essa data.

Na internet existem muitos outros sites que apresentam o calendário de dividendos ou os dividendos a serem pagos, no entanto, continuo a usar o Yahoo Finance porque não tomo a decisão de investir baseado no dividendo, mas sim na empresa. Porque de nada serve investir numa empresa que paga um dividendo alto e é um mau investimento a longo prazo.

🎯 Como investir em dividendos?

Antes de começar a investir dinheiro a comprar ações que paguem dividendos regularmente, deves selecionar várias ações com base nos seguintes fatores:

  1. A empresa tem potencial a longo prazo?
  2. A empresa já paga dividendos há vários anos?
  3. O dividendo pago é sustentável?
  4. O dividend yield continua a subir ano após ano?
  5. Vários investidores institucionais têm as ações no seu portefólio?

Estas são as principais perguntas que deves fazer a ti mesmo, antes mesmo de comprar ações que paguem dividendos. O passo seguinte é separar as ações com potencial de crescimento, de ações cujo potencial já tenha sido atingido ou seja baixo.

Tens de ter em consideração que ao pagar o dividendo, o valor é descontado no preço da ação, por isso, escolher uma ação sem potencial com um dividendo absurdo, é um mau investimento.

Investir em dividendos é uma estratégia de longo prazo. Não tenhas pressa. Os resultados vão aparecer ao longo do tempo.

Uma das razões porque gosto de investir em ações das Bolsas dos EUA, é a grande quantidade de informação disponível. Se as ações escolhidas, são das Bolsas de Valores NYSE e NASDAQ, no Yahoo Finance podes encontrar vários detalhes. No Yahoo Finance consegues ver quem são os principais investidores institucionais (na aba Holders), o resumo dos dados financeiros (Financials), entre outros dados.

Site Yahoo Finance

Se estás interessado em saber mais sobre dividendos, recomendo que leias também outros artigos que publiquei algum tempo atrás. Esses artigos são:

Aproveita para investir a longo prazo. Usa esta e outras estratégias para criar um portefólio de ações baseado no potencial de vários negócios. Este é o momento de investir. Não continues a adiar.

Aqui no blog já falei de várias estratégias para investir na Bolsa, desde como investir em IPOs, como investir em apresentações de resultados, em negócios falhados, em penny stocks, em swing trading, como ganhar dinheiro com a queda das ações, entre outras estratégias.

📌 Impostos nos Dividendos

Os dividendos são pagos já depois de impostos, ou seja, ao receber os dividendos na conta de negociação, a corretora retém automaticamente o valor referente a impostos – de acordo com o país da ação e a tua residência fiscal.

Cada país cobra diferentes impostos, por isso, depende sempre do país da sede fiscal da empresa que está a pagar dividendos.

Por exemplo, para ações dos EUA, todos os investidores portugueses só devem pagar 15% de imposto, porque Portugal tem acordo de Dupla Tributação com os EUA. No ano seguinte ao pagamento de dividendo, deve ser declarado no IRS.

Para evitar ser cobrado 15%+28%, tens de preencher o formulário W-8BEN ou informar à corretora que não és residente / cidadão norte-americano.

Para ações da Bolsa de Valores de 🇵🇹 Portugal, os investidores só devem pagar 28% de imposto. Se a corretora reteve um valor superior, deves entrar em contacto com a corretora. No artigo IRS 2022 está explicado como eu declaro os dividendos.

Esta informação não dispensa a consulta de um Contabilista.

🔥 Exemplos de Ações com Dividendos

Se ainda estás indeciso sobre que ações com dividendos escolher, abaixo deixo uma lista que deve servir de exemplo, sobre ações que pagam dividendos e muitos investidores têm como opções de longo prazo:

  • Apple (NASDAQ:AAPL)
  • Best Buy Co. Inc (NYSE:BBY)
  • Mastercard (NYSE:MA)
  • Microsoft Corporation (NASDAQ:MSFT)
  • Nike Inc (NYSE:NKE)
  • NVIDIA Corporation (NASDAQ:NVDA)

Existem muito mais ações que pagam dividendos, que podem ser consideradas como bons investimentos. Analisa, compara ações e escolhe as que têm maior potencial de crescimento.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

10 Comentários

José Cunha

Junho 17, 2020

Bom dia, bom artigo.
No entanto queria deixar a minha experiencia na correctora etoro.
A etoro mesmo com o W-8BEN entregue cobra 30% dos dividendos e fica com lucro de 15%, pelo que vi recentemente a degiro também vai fazer isso em algumas acções.

Responder

Adriano Lopes

Agosto 9, 2020

Boa tarde,

Sim, depende sobretudo de corretora para corretora. A melhor coisa é usar uma corretora só para dividendos e outra corretora para outro tipo de estratégia.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

João

Outubro 2, 2020

Boa Noite,

Quem paga os dividendos não é a empresa ou o fundo de investimento, logo não teria de ser essas entidades a reter na fonte o montante de imposto? As corretoras só teriam de entregar o rendimento líquido aos seus clientes?

Por exemplo, ações na EDP através da corretora DeGiro, a EDP entrega à DeGiro o rendimento livre de imposto por este ter sido retido na fonte à taxa de 28% a título definitivo? O mesmo vale para os dividendos emitidos no estrangeiro?

Responder

Adriano Lopes

Outubro 22, 2020

Olá João,

Não, porque as corretoras são intermediárias. Estou a perceber o raciocínio, mas neste caso as corretoras retêm o imposto, porque o imposto retido vai depender do país de origem da ação, mas também a residência fiscal do investidor.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Vitor Barreto

Janeiro 21, 2021

Bom dia,

Em ações estrangeiras Norte Americas, paga-se 15% + 13% de imposto? Ou só 13%?

Algum recurso onde me possa informar mais sobre este assunto?

Obrigado!

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 22, 2021

Bom dia Vítor,

O certo seria pagar 15% de imposto, no entanto, também existem relatos dos 15% + 13% = 28%. Por dupla tributação entende-se não existe tributação nos dois países.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Sérgio Oliveira

Fevereiro 22, 2021

Boas Adriano,
Desde já excelente conteúdo!!!
Imagina que compra uma acção americana com dividendos e estou a utilizar a corretora XTB, sediada em Portugal, faz a retenção a 28% no total ou 15%+28%?

Cumprimentos

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 23, 2021

Olá Sérgio,

No pior dos casos poderá fazer 15%+28%, no entanto, ao declarar os dividendos na Declaração de IRS depois o investidor recebe o crédito do imposto pago a mais.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

paulo

Janeiro 16, 2022

Boas Adriano,
A minha pergunta é, como é que se vive de dividendos de mes a mes?
E se anualmente compensa?
Sou iniciante em investimentos.

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 16, 2022

Olá Paulo,

É possível viver de dividendos, mas ao escolher ações que paguem dividendos é necessário cuidado, porque não basta olhar para o valor do dividendo, mas tem de ser sustentável e não ser um isco. Para viver de rendimentos, o primeiro passo é pensar no valor mensal mínimo que gostaríamos de obter.

Por exemplo, se são 1.000€ o valor mensal desejado e a ação paga dividendos de 5% ao mês, é necessário investir 20.000€ (20.000€ x 5% = 1.000€). Atenção que não estou a ter em conta a retenção do imposto, que é de 15% para as Bolsas dos EUA.

Para ações com potencial de subida, compensa investir em dividendos, caso contrário, é apenas uma armadilha para os investidores.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Deixar comentário