Invista com a XTB!
Ideias de Compra / Venda,

Devo investir no Índice S&P500 em 2024? Vais mudar de OPINIÃO!

Será que vale a pena investir no Índice S&P500 em 2024?

Será que vale mesmo a pena investir no índice S&P500 em 2024 ou é melhor esperar? Mesmo em máximos históricos? Não invistas sem antes ler isto.

O índice S&P500 está a passar por uma 🔥 fase fantástica, que iniciou o ano passado, em 2023, resultando numa subida de +24% e a tendência parece estar aqui para ficar, durante este ano. Mas, existem várias coisas que tens de saber, que vão mudar totalmente a tua opinião. Antes de investir, é importante que leias este artigo até ao fim, com toda a atenção, porque existem muitas coisas que ninguém revela. PARA TUDO O QUE ESTÁS A FAZER. Lê com atenção.

Investidores experientes estão a fazer isto. Não podem estar errados!

Se investes há pouco tempo, o mais certo é que a palavra índice S&P500 seja uma coisa estranha para ti. Basicamente, o índice S&P500 é um índice acionista que é composto pelas 500 maiores empresas cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇸 e é um dos índices acionistas mais populares a nível mundial. Daí o seu potencial e porque cada vez mais novos investidores, estão a investir no S&P500.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Vale a Pena Investir no S&P500 em 2024? A Opinião de um Investidor!

Agora que já sabes o que é o índice S&P500 e entendeste o seu 💵 potencial, a questão aqui é…vale a pena ou não, investir dinheiro no índice S&P500 durante o ano de 2024?

Lê os próximos parágrafos, para saberes a minha opinião.

Quer tenhas ou não posições abertas neste momento, em ETFs que replicam a performance do índice S&P500, o que vou partilhar contigo é importante. Vai mudar totalmente a maneira como pensas

Se já te esqueceste, volto a lembrar que o objetivo de investir é:

  • Fazer o dinheiro trabalhar para ti.

Invisto há mais de 10 anos nas Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇲 e nestes anos todos, ganhei muita experiência, que não vem nos livros, cursos e não é partilhada em lado nenhum. Esta experiência ajudou-me (e continua a ajudar) a encontrar 🫰 boas oportunidades.

Como aconteceu com a Tesla (NASDAQ:TSLA), quando publiquei o artigo vale a pena comprar ações da Tesla, na Take-Two Interactive Software (NASDAQ:TTWO) quando mencionei várias vezes que novidades sobre o 🎮 GTA 6 iriam criar um rali em semanas, exatamente como aconteceu também com as ações TTWO em 2013 (na altura do GTA 5), entre outras ações que costumo mencionar frequentemente aqui no blog, mas também nas redes sociais, em x.com/investirNa e instagram.com/investirnabolsa/.

Além de investir a longo prazo, também faço day trading de ações e opções (não são opções binárias, mas sim stock options), pelo que conheço bem as Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇲. Se estás interessado no day trading de ações, recomendo que depois de ler este artigo visites o blog Penny Stocks.

O que Investidores têm de saber sobre o S&P500

Bolsa de Valores dos EUA

Bem… agora, voltando ao tema deste artigo, que é… se vale mesmo a pena começar a investir ou reforçar posições no índice S&P500 em 2024, a resposta é…

Sim 👍

Quer existam 💥 crises financeiras, novas 🪖 guerras, uma 👾 nova pandemia igual ou pior ao coronavírus, uma 🙆‍♂️ inflação absurda, entre outros eventos que possam ter um grande impacto na economia, deves considerar investir. Mas, os investidores devem ter isto em conta, no momento de investir no índice S&P500:

  1. Investir no índice S&P500 deve ser um investimento de muito longo prazo, isto é, de 5, 10, 20 anos ou mais. Menos do que isso, não vale a pena.
  2. Vão haver anos negativos ou com um retorno baixo.
  3. Apesar dos anos negativos, o que conta é a média total. Por isso, deve ser um investimento de muito longo prazo.
  4. Os investidores devem fazer DCA (Dollar-Cost Averaging), ou seja, comprar todos os meses 100 dólares (ou euros) ou mais do mesmo ETF do S&P500 que escolheram inicialmente, para maximizar o seu potencial.

Esta foi a média de retorno do índice S&P500 nos últimos anos:

AnoRetornoAnoRetorno
201012,78%201719,42%
20110,00%2018-6,24%
201213,41%201928,88%
201329,60%202016,26%
201411,39%202126,89%
20150,73%2022-19,44%
20169,54%202324,23%
Tabela 1. Retorno do índice S&P500 desde o ano de 2010.

Como podes ver, houveram vários anos com retorno negativo, mas quem investiu durante 5, 10 anos ou mais, apesar dos anos com perdas, mesmo assim conseguiu fazer crescer o seu investimento.

Pode parecer mentira, mas a maior parte dos investidores, não consegue obter esse retorno, simplesmente porque pensam que é necessário usar estratégias complicadas para obter ganhos. Investir deve ser simples. Ao considerar seguir uma estratégia de investimento que consiste em investir no S&P500 todos os meses, vais estar a te colocar numa melhor posição para o futuro.

Existem 1001 estratégias de investimento, mas as mais simples funcionam melhor.

Resultados passados não são garantia de ganhos futuros, mas os dados históricos da performance do S&P500 mostram que, o índice tem bastante 📊 potencial.

Como investir no S&P500?

Como investir no S&P500

Não podes investir diretamente no índice S&P500, porque é um índice acionista, mas é possível investir através de um ETF que replica a performance do índice S&P500. Como revelei no artigo Qual ETF do S&P500 devo escolher? Nenhum é igual existem vários ETFs disponíveis.

Existem dois tipos de ETFs, os acumulativos e os distributivos. Os acumulativos como o próprio nome indica, acumulam os dividendos e reinvestem, usando o poder dos 💸 juros compostos, enquanto os ETFs distributivos, distribuem os dividendos pelos investidores.

Na minha opinião, os ETFs acumulativos são a melhor escolha, por duas razões. Além de não ser necessário declarar todos os anos no IRS os dividendos, ao longo do tempo a posição vai crescendo, com os reforços (DCA), mas também com a acumulação dos dividendos. Em termos fiscais, pode ser mais vantajoso porque o imposto sobre as mais-valias é menor ao manter a longo prazo, sem contar que a tua situação fiscal no momento da venda, poderá ser muito mais favorável.

Para investir em ETFs do S&P500 investidores estão a usar várias corretoras de Bolsa, entre elas a corretora XTB. A XTB é uma corretora de Bolsa popular na 🇪🇺 Europa e nos últimos anos tem introduzido várias novidades, desde comissões de 0%, pagamento de juros pelo dinheiro parado, cotações em tempo real e uma plataforma de negociação poderosa.

Para os investidores interessados em automatizar o processo de investimento, a corretora XTB agora também permite criar um plano de investimento. Abaixo tens um vídeo rápido que mostra esta nova funcionalidade. Por agora, só é possível criar o plano de investimento na app para iPhone e Android, mas podes acompanhar a performance na plataforma para Windows ou Mac.

A qualquer momento é possível aceder ao plano de investimento na app para iPhone e Android, da corretora XTB e verificar a performance, os detalhes, alterar e eliminar o plano.

É possível colocar o plano de investimento em modo automático ou manual.

Estes são os ETFs acumulativos do S&P500 disponíveis:

SímboloNome ETFBolsa de ValoresMoedaComissão Gestão
ESDBNP Paribas Easy S&P 500 UCITS ETFEuronext Paris,
França 🇫🇷
USD0,15%
SPXSInvesco Markets S&P 500 UCITS ETF ALondres,
Reino Unido 🇬🇧
USD0,05%
SXR8iShares Core S&P 500 UCITS ETF AccFrankfurt,
Alemanha 🇩🇪
EUR0,07%
VUAAVanguard S&P 500 UCITS ETF Acc EURFrankfurt,
Alemanha 🇩🇪
EUR0,07%
Tabela 2. ETFs acumulativos que replicam o índice S&P500.

Se estás interessado em investir num ETF distributivo que replica a performance do índice S&P500 e ainda distribui dividendos, estes são os ETFs distributivos do S&P500 que estão disponíveis em todas as corretoras de Bolsa:

SímboloNome ETFBolsa de ValoresMoedaComissão Gestão
IDUSiShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Dist)Londres,
Reino Unido 🇬🇧
USD0,07%
IUSAiShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Dist)Frankfurt,
Alemanha 🇩🇪
EUR0,07%
SPY5SPDR S&P 500 UCITS ETF DistFrankfurt,
Alemanha 🇩🇪
EUR0,09%
VUSAVanguard S&P 500 UCITS ETF Dist EURFrankfurt,
Alemanha 🇩🇪
EUR0,07%
Tabela 3. ETFs distributivos que replicam o índice S&P500.

Para os investidores interessados em dividendos, também recomendo a leitura do artigo como receber dividendos todos os meses, onde podes encontrar a estratégia usada pelos caçadores de dividendos.

Estes são os ETFs acumulativos e distributivos que os investidores europeus 🇪🇺 podem escolher, para estarem expostos ao índice S&P500. Apesar de resultados passados não serem garantia de retornos futuros, o histórico de performance de vários anos, mostra exatamente o que tem acontecido com o índice S&P500 e qual poderá ser o seu potencial.

A decisão é tua!

Se ainda ❌ não tens conta numa corretora de Bolsa, usas um Banco que cobra 💸 fortunas em comissões ou estás 🤦‍♂️ descontente com a corretora de Bolsa usada atualmente, vale a pena considerar usar a XTB. Nestes últimos anos tem apresentado várias novidades e é uma escolha muito popular.

Agora, não existem mais desculpas para não investir e preparar o futuro. Continuar a adiar, não vai resolver os problemas financeiros. Aplicar dinheiro em Depósitos a Prazos, Certificados de Aforro e PPR, também não é a solução. Não conseguem “bater” a inflação.

Bons investimentos!

6 Comentários

Eduardo

Fevereiro 29, 2024

Boas tardes Adriano!
Neste momento o fundo PPR, Casa de Investimentos está a bater inflação, podemos considerar este ativo baseado em ações, na qual pagamos 8% ao estado de mais valias, mas com gestão ativa mais cara?

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 29, 2024

Olá Eduardo,

Sim, embora o fundo PPR da Casa de Investimentos esteja a bater a inflação, o que é muito bom, se compararmos com um dos ETFs do S&P500 mencionados no artigo, o seu retorno pode ser inferior a longo prazo.

A única vantagem dos ETFs são o desconto no IRS e as mais-valias, mas com as alterações que foram feitas, também ao manter ETFs durante vários anos o imposto a pagar sobre as mais-valias na altura da venda deverá ser igual ou muito perto, mas com a vantagem de o investidor ter pago muito menos em comissões de gestão.

No início pode parecer que não, mas quando a posição aumenta, as comissões vão seguir o mesmo sentido, ainda para mais que a qualquer momento os gestores do PPR podem pensar em duplicar ou triplicar as comissões de gestão. Numa posição de 2.000€, a comissão cobrada pelo PPR não é muita, mas se pensarmos que daqui a 10, 15 ou 20 anos a posição poderá estar nos 50.000€, 100.000€ ou mais, já vai significar um grande valor em comissões.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Júlio Costa

Fevereiro 29, 2024

Olá Adriano,

Obrigado pelo artigo. Por acaso, já estava a pensar em começar a investir no SP500, mas essa funcionalidade da corretora xtb veio tornar tudo mais fácil. Já comecei a usar.

Tudo de bom para ti.

Força nisso!

Responder

Mário Pereira

Março 3, 2024

Há meses que estava a adiar a decisão, sendo que no primeiro dia de março comecei. De todos os sites, o Investir na Bolsa é sem dúvidas o melhor. Não sei como ainda existem pessoas que não conhecem o site.

Obrigado

Responder

Junior

Março 7, 2024

Boa tarde

Neste momento tenho duas duvidas:

Estou a tentar decidiir qual o melhor ETF S&P 500 para começar a investir, mas a parte de em qual bolsa investir não me está ainda clara, quais são as diferenças e principais consequências ou beneficios que podemos tirar de investir numa ou noutra bolsa? (vi muita gente a falar da bolsa de amsterdão ou de ETF’s da Irlanda cotados na de Londres)

No momento do investimento vi que me podem cobrar por fazer o pedido de compra em Market ou Limit (eu não estou na XTB, ja tinha conta numa corretora antes), há alguma maneira de evitar estes custos? ou são “necessários”?

Obrigado

Responder

Adriano Lopes

Março 8, 2024

Olá Júnior,

Desde já obrigado pela mensagem.

Na maior parte dos casos, a diferença do ETF por Bolsa de Valores está em tornar mais acessível aos investidores, já que algumas corretoras têm comissões grátis ao investir em ações/ETFs da Bolsa de Valores do próprio país ou a comissão é mais baixa. Por exemplo, uma série de ETFs na DEGIRO as transações eram grátis até 1x compra por mês, mas com a corretora a mudar isso, muitos investidores mudam ou passam a

As Bolsas de Amesterdão, Londres e Frankfurt são as mais populares para os ETFs. No caso da corretora XTB, é indiferente porque em todas as Bolsas de Valores é grátis.

Os custos de transação são responsabilidade da corretora. A solução é trocar de corretora ou abrir conta noutra corretora, por exemplo, a corretora XTB e passar a usar 2 corretoras. Usar uma ordem limitada ou de mercado em indiferente.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Deixar comentário