Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Como Iniciar a Investir na Bolsa de Valores em 2024?

Como Iniciar a Investir na Bolsa de Valores em 2021

És um novo investidor na Bolsa de Valores e queres começar a investir? Isto é para ti. O guia mais completo em português, para iniciar a investir em 2024. Chegou o momento!

Já disse várias vezes e não me canso de repetir. Investir na Bolsa de Valores é um dos melhores investimentos de rendimento variável, que podes encontrar atualmente (e assim foi nos últimos anos). Mas porquê? Primeiro que tudo, podes começar com pouco dinheiro (entre 100 a 2000 euros), não requer um curso financeiro que custa um absurdo, podes investir em ações de empresas de vários países (🇺🇸 EUA, 🇩🇪 Alemanha, 🇫🇷 França, 🇪🇸 Espanha, 🇵🇹 Portugal e muitos outros países) e existem diversas corretoras disponíveis que permitem comprar e vender ações com comissões baixas. Isso explica porque cada vez mais jovens investem na Bolsa de Valores. Eles têm pouco dinheiro, mas entenderam o potencial.

A melhor altura era ontem. A segunda melhor altura é hoje!

Se ainda não investes na Bolsa, este é certamente o ano para começar. Para de perder tempo com Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro e outras “propostas” de retorno garantido que são ridículas. Na minha opinião não estás a poupar dinheiro. Estás a perder oportunidades e a dar cabo do teu futuro. Na realidade só vais perder dinheiro, sim… porque a inflação é muito superior ao juro pago. Como a Bolsa de Valores é um investimento de rendimento variável, isso quer dizer que tanto podes ganhar 5%, 13%, 50%, 100% ou mais, mas também perder dinheiro. Tudo vai depender das tuas escolhas.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Guia Completo para Investir na Bolsa de Valores em 2024

Longe vão os anos em que comecei a investir na Bolsa de Valores, mas uma coisa é verdade, no início tudo parece tão complicado e até impossível. Por isso, decidi preparar este guia completo sobre como fazer os primeiros investimentos neste mercado financeiro. Todos os dias recebo mensagens de leitores a pedir ajuda para iniciar a investir e este é o guia indicado.

Este é o guia de como investir na Bolsa, criado por um investidor com vários anos de experiência.

Tudo o que novos investidores devem saber está aqui!

Apesar da pandemia de coronavírus e do seu impacto na economia mundial, as Bolsas de Valores fizeram novos máximos em 2020 e este ano promete ser um ano interessante para os investidores. Se ainda não investes, este poderá ser o momento de começar.

Chegou o tempo de parar de adiar. Cada vez mais pessoas estão a investir na Bolsa de Valores, porque entendem o seu potencial.

Poupar dinheiro e aplicar em Produtos Financeiros de Poupança nunca vai fazer a conta bancária crescer. É necessário investir.

Comprar e vender ações é um investimento de rendimento variável. Ou seja, é impossível de saber de antemão qual vai ser o retorno. É possível ganhar ou perder dinheiro, no entanto, só ganhas ou perdes depois de fechar a posição. Durante meses estive a perder no meu investimento em ações da Apple – e  chegou a -30% – mas mesmo assim comprei mais ações e acabei por fechar com lucros.

Dentro dos investimentos de rendimento variável, também estão os ETFs, fundos de investimento, investir em imóveis, derivativos, commodities, e fundos imobiliários.

Embora seja possível comprar ações e vender segundos depois, não o aconselho a fazer. Investe a longo prazo. Compra hoje e vende daqui a meses ou anos.

Como Funciona a Bolsa de Valores?

Traders no Trading Floor da Bolsa de Valores NYSE em Nova Iorque, EUA
Traders no Trading Floor da Bolsa de Valores NYSE em Nova Iorque, EUA 🇺🇸

Aqui vou colocar uma pequena explicação do como funciona a Bolsa, mas se queres aprender mais, recomendo a leitura do artigo Como funciona a Bolsa de Valores?, que está muito mais completo.

Basicamente, a Bolsa de Valores é a maneira mais barata das empresas terem acesso a 💵 capital. Ou seja, em vez das empresas recorrerem a empréstimos com juros absurdos, recorrem à Bolsa de Valores para “levantar dinheiro” e em troca os investidores recebem uma percentagem da empresa.

Para entrar na Bolsa de Valores, as empresas têm de realizar um IPO (Initial Public Offering)ou em português Oferta Pública Inicial. Se for uma empresa popular ou de um setor na moda, no dia de entrada em Bolsa é capaz de valorizar 20%, 30%, 50% ou até 100%.

Existem investidores que usam a estratégia de investir e IPO para fazer crescer os ganhos.

Cada vez mais empresas estão cotadas na Bolsa de Valores, sobretudo porque ajuda-as a crescer mais, têm acesso a capital barato e maior visibilidade.

Os investidores ganham dinheiro ao vender as ações acima do preço a que compraram e com dividendos.

Praticamente todos os países têm uma Bolsa de Valores. Em 🇵🇹 Portugal temos a Euronext Lisboa (anteriormente conhecida por Bolsa de Valores de Lisboa), em 🇪🇸 Espanha a Bolsa de Valores de Madrid, em 🇫🇷 França a Euronext Paris (conhecida anteriormente como Bolsa de Valores de Paris ou Paris Bourse), nos 🇺🇸 Estados Unidos da América temos as Bolsas New York Stock Exchange (NYSE) e o NASDAQ.

Bolsas de Valores dos EUA NYSE e NASDAQ (da esquerda para a direita)
Bolsas de Valores dos EUA NYSE e NASDAQ (da esquerda para a direita). A NYSE fica localizada em Wall Street, enquanto o NASDAQ fica na Times Square, na cidade de Nova Iorque.

Quer vivas em 🇵🇹 Portugal, na 🇨🇭 Suíça, na 🇫🇷 França, no 🇧🇷 Brasil ou em qualquer outro país, é possível investir nas Bolsas de outros países. Essa é uma grande vantagem, pois as Bolsas de Valores dos EUA têm muitas oportunidades.

No passado já investi nas Bolsas de Lisboa, Madrid e outras, mas como atualmente uso software pago que só tem as Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇸, o meu foco hoje em dia está no mercado norte-americano.

Existem várias razões porque as ações sobem ou descem, mas a principal razão é a oferta-procura. Ou seja, se existem mais compradores do que vendedores, as ações vão subir. Se for o contrário, as ações vão descer.

#1. Escolher a Corretora

O primeiro passo e um dos mais importantes, é escolher a corretora. Hoje em dia existem dezenas de corretoras, o que torna tudo mais fácil, do que há alguns anos atrás, no entanto, nem todas são uma boa escolha. A corretora escolhida pode te ajudar no teu 👍 sucesso ou 👎 fracasso.

Mas, porquê? Comissões demasiado altas, má reputação e uma plataforma complicada de usar. Estas são as razões mais frequentes.

Eu invisto na Bolsa de Valores há vários anos e sei muito bem como funcionam as corretoras. Hoje em dia pago 0 a 2 euros para investir nas Bolsas dos EUA, mas alguns anos atrás pagava uns absurdos 15 euros. Este valor é a comissão cobrada por transação, ou seja, comprar e vender são 2 transações.

Para iniciar a investir na Bolsa de Valores a corretora XTB é uma opção popular. Na lista, a melhor corretora de Bolsa, podes encontrar várias opções. Se estás a pensar usar o teu Banco, muda de ideias. Evita os Bancos porque cobram comissões altas para investir na Bolsa.

A corretora XTB é a escolha mais popular neste momento entre os investidores, porque durante o ano de 2020 passou as suas comissões para 0% e em 2023 passou a pagar juros sobre o dinheiro não investido. Outras das vantagens de usar esta corretora são: a plataforma de negociação completa, app para telemóvel, suporte em português, presença em toda a Europa, entre outras vantagens.

Plataforma xStation 5 da corretora XTB - Modo escuro e claro

Se estás interessado em saber mais sobre a corretora XTB, recomendo que leias o artigo Análise XTB, que tem toda a informação necessária.

Além da corretora XTB, também tens disponível a DEGIRO, Trading212, Trade Republic, entre outras corretoras.

#2. Quais Ações Escolher para Comprar?

Como escolher ações para comprar

Agora que já tens conta na corretora XTB ou noutra corretora de Bolsa, está na hora de depositar dinheiro na corretora e escolher várias ações para comprar no próximo passo.

Deves escolher ações com base no teu perfil de investidor, conhecimentos e manter a longo prazo. É possível investir a curto prazo, ou seja, comprar e vender horas ou dias depois, mas requer muito mais experiência, do que investir a longo prazo.

Por exemplo, se estás interessado em investir a longo prazo e tens um perfil de investidor que não está interessado em arriscar muito, ações como a Apple e Microsoft, costumam ser as escolhas mais comuns. Por outro lado, investidores mais agressivos escolhem a Tesla ou a NIO.

Estas estratégias podem te ajudar a encontrar ações que vale a pena comprar:

Se ainda não tens a tua lista de ações para comprar, através da plataforma de negociação da corretora XTB, tens a funcionalidade de análise de ações, que permite encontrar ações que podem ser bons investimentos.

Stock scanner na plataforma xStation 5

Cria uma lista com 5 a 10 ações. Mais ou menos do que isso é um erro. Deves diversificar, mas também não exagerar. Porque, ao comprar ações de uma empresa, vais ficar refém da sua tendência. Ao comprar ações de cinco empresas, mesmo com quedas, a tua conta pode crescer de forma consistente.

Se tens dúvidas sobre que ações escolher este mês, eu todos os meses partilho as minhas escolhas para investir na Bolsa.

#3. Comprar Ações e Esquecer por uns tempos

Como comprar ações

Com a lista de ações criada no passo #2, é tempo de começar a comprar as ações e esquecer durante uns tempos. Embora seja impossível dizer que hoje é melhor comprar ou amanhã, existem alturas que normalmente são melhores e podem fazer com que a tendência de subida continue, como expliquei no artigo Como Saber QUANDO Comprar Ações.

Parece uma coisa radical “esquecer por uns tempos“, mas ao longo dos próximos meses vais ver que se tivesses deixado a posição aberta por mais uns meses, conseguias ter ganho mais.

A falta de paciência, é o maior inimigo dos investidores.

#4. Vender as Ações

Vender ações

Só porque uma ação caiu -4%, -6% ou -15%, não é razão suficiente para vender a ação. As correções acontecem e como já disse inúmeras vezes, são saudáveis. Se ainda tens as dúvidas, deves ler o artigo sobre quando vender as ações.

Não tenhas pressa. A ansiedade de querer ganhar dinheiro rápido, não faz bem. Ao investir, pensa sempre a longo prazo. Daqui a 1, 2 ou 5 anos.

A diferença entre os mais ricos e os pobres, é que os ricos investem e arriscam. Não existe uma 🔮 bola de cristal, a diferença é que os ricos arriscam.

Já expliquei como vender ações na DEGIRO e brevemente vou explicar como vender ações na XTB.

#5. Entregar a Declaração de IRS

Entregar declaração de IRS

O mais certo é que saibas, mas nunca é demais falar neste assunto, porque existem novos investidores que podem ter surpresas. Todos os anos tens de declarar os ganhos / perdas e os dividendos recebidos, qualquer que seja a corretora usada.

Se vives em Portugal ou vives no Estrangeiro mas ao abrir conta na corretora usaste o teu NIF de Portugal, tens de declarar seguindo os passos indicados no artigo Como Fazer o IRS 2019.

Só tens de declarar em 2024, se fechaste posições ou recebeste dividendos durante o ano de 2023. Ou seja, se não vendeste nenhuma ação em 2023 não tens de declarar.

A declaração de IRS é entregue todos os anos entre o 1 de abril e 30 de junho. O prazo pode aumentar, em casos excepcionais.

Atenção. Não importa se o dinheiro continua na corretora. Se posições foram fechadas ou dividendos foram recebidos, têm de ser declarados.

Ponto final.

Antes de chegar ao fim deste artigo, quero pedir a tua ajuda. Não só para que partilhes este artigo com amigos e familiares, mas também quero a tua opinião. Sim, quero saber o que pensas. Se achas que falta alguma coisa neste artigo, como por exemplo adicionar mais dicas, desenvolver melhor algum ponto ou achas que ficou alguma coisa por partilhar, deixa o teu comentário. Quero tornar neste num artigo referência para quem quer iniciar a investir na Bolsa de Valores.

Bons investimentos!

32 Comentários

Nuno M

Janeiro 18, 2021

Olá!
Ótimo artigo 🙂

O Revolut não poderá ser também uma boa opção?

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 18, 2021

Olá Nuno,

Obrigado.

A XTB e a DEGIRO são as mais populares e indicadas para investir. É possível usar a funcionalidade Revolut Trading (do Revolut), mas o serviço em si só foi criado como uma forma de ganhar comissões e aumentar a base de utilizadores com um plano mensal. No caso do investidor necessitar de suporte numa questão específica de Bolsa ou de querer aceder a uma plataforma robusta, vai chegar à conclusão que existem melhores alternativas.

Já usei o Revolut para investir e na minha opinião não vale a pena.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

João Santana

Janeiro 18, 2021

Boa tarde Adriano,
Mais uma boa informação disponibilizada, obrigado.

Gostaria de saber se as comissões de algumas correctoras, tambem são declaradas no IRS tal como as comissões para a transferencia de dinheiro para essas corretoras estrangeiras – ou seja se esses custos devem ou não deduzidos dos possiveis lucros recebidos

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 18, 2021

Olá João,

Desde já obrigado.

Ao preencher a declaração de IRS, tem várias colunas, como a data de compra e venda das ações e o lucro / perda, mas também tem a coluna de Despesas e Encargos, onde o investidor deve colocar o valor total das comissões pagas na compra, venda e qualquer outra comissão associada.

A imagem abaixo é da tabela disponível na Declaração de IRS, para declarar a venda de ações. A tabela pede o mês de compra e venda, porque antes não havia pagamento de imposto sobre as mais-valias se o investidor mantivesse as ações por mais de 1 ano.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Adriana

Janeiro 19, 2021

Gostaria de começar a envestir moro em Itajaí SC tô em dúvida corretora pode m indicar uma boa

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 21, 2021

Olá,

A XTB aceita investidores do Brasil.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

José

Janeiro 20, 2021

Bom artigo Adriano!
Já usou alguma corretora americana?
Alguma opinião sobre a TD Ameritrade ou a Interactive Brokers?
Alguma desvantagem de usar uma corretora america relativamente a uma europeia?
A DECO mencionada que a:
“Degiro não tem licença bancária e não pode constituir depósitos, o dinheiro dos clientes (seja o que entregam ou o que resulta das transações) é aplicado em fundos do mercado monetário, que não têm capital garantido”.
No site da degiro diz que de acordo com o “Investor Protection Scheme” cada cliente está protegido até €20,000.
Parece uma contradição entre o que a DECO diz e o que a DEGIRO diz.
A xtb também diz que cada cliente está protegido até €20,000 em caso de falência.
A TD Ameritrade e a Interactive Brokers parece que são abrangidas pela SIPC insurance e por isso protegidas em 500,000$ (250,000$ cash).
Cumprimentos!

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 21, 2021

Olá José,

Obrigado.

Investidores de Portugal não podem usar a TD Ameritrade ou qualquer outra corretora norte-americana. Só se tiver sucursal fora dos EUA. É possível usar a Interactive Brokers (e é uma das corretoras que uso), no entanto, os investidores europeus estavam associados à IB UK, mas com o Brexit os investidores estão agora associados à IB Irlanda ou Luxemburgo, onde o capital protegido em caso de falência é de 20.000€.

Neste momento a DEGIRO não aplica o dinheiro em fundos de mercado monetário, o dinheiro fica na conta Flatex associada à conta DEGIRO. Na página https://www.degiro.pt/degiro-flatex está essa informação:

Durante o segundo semestre de 2020, disponibilizaremos contas bancárias flatex para que os nossos clientes retenham o dinheiro não investido. Tal irá substituirá a configuração atual do Fundo do Mercado Monetário. O seu dinheiro será então abrangido pelo sistema alemão de garantia de depósitos até € 100.000.

A corretora IB cobra uma mensalidade e tem comissões mais altas na compra e venda de ações, do que a DEGIRO ou a XTB.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Jose

Janeiro 21, 2021

Ok muito bom! Obrigado! Seria excelente, escrever um artigo comparativo sobre as seguranças que cada corretora oferece, garantias máximas das corretoras, etc. Quando se fala em 100.000€ parece que se está a referir aos depositos à ordem, e o que acontece às ações se a degiro, a xtb ou interactive brokers forem à falência?
Se percebi bem então:
– xtb 20,000€
– degiro 100,000€
– ib 20,000€
Há algum motivo para os bancos portugueses cobrarem comissões tão altas?
Há algum tipo de segurança adicional em ter ações em bancos portugueses?
Cumprimentos

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 22, 2021

Sim, a proteção até 100.000€ na DEGIRO é para o capital não investido (depósitos à ordem).

Em relação ás ações em todas as corretoras, na minha opinião como investidor que já teve a experiência numa corretora falida (a portuguesa Orey Itrade), é que todo o capital investido em ações está protegido. Durante o processo de falência o investidor é contactado com as soluções disponíveis. Deram a solução de transferência para outra corretora ou venda das ações e retirada do capital para a conta bancária. Optei por vender e retirar o dinheiro.

Os Bancos Portugueses não só cobram comissões altas na compra e venda, como ainda cobram a comissão de custódia de títulos (trimestral), por várias razões. Sabem que muitos clientes vão “confiar” no Banco, porque têm (a falsa) noção que estão mais seguros do que se escolhessem uma corretora. A juntar a isto, existem outros custos, como o staff enorme e obsoleto, a licença da plataforma (a maior parte usa a plataforma do SaxoTrade), custos com fornecimento de cotações em tempo real e os routes para enviar as ordens dos clientes.

Os Bancos chegaram a uma fase em que viram que a forma fácil de ganhar dinheiro, é aumentar comissões. Não só em comissões de Bolsa, mas em tudo.

Um Banco é como é supermercado, tem tudo, mas o melhor serviço (e preçário) vai estar sempre numa corretora, onde o único foco é tornar os investidores contentes, que têm as ferramentas necessárias e comissões baixas para investir. Se o cliente gostar da corretora, vai investir mais, gerar mais comissões e recomendar a amigos.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Manuel Pereira

Janeiro 24, 2021

VIva Adriano

Segui o seu conselho para investir numa ETF da S&P 500 na Degiro. O que me questiono é se o meu dinheiro está realmente seguro, ou seja, os donos da ETF não podem só cancelar a ETF e o meu dinheiro é perdido?

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 24, 2021

Olá Manuel,

A empresa emissora do ETF não pode dissolver o ETF a qualquer momento. Existe uma série de passos que tem de seguir e os investidores têm de vender as suas partes, para que isso possa acontecer. Os investidores devem ser escolher ETFs conhecidos, como os da iShares, os SPDR e outros.

Outro factor a considerar, é também o volume diário.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Rafael Vieira

Janeiro 24, 2021

Bom dia.
Eu gostaria de saber se me consegue ajudar.
Eu sou portugues ,mas estou a viver em Franca. Tenho morada em Portugal e em Franca. A minha residencia fiscal esta em Franca, mas a conta de onde tiro o dinheiro para os investimentos é portuguesa.
Depois de ler este artigo, entendi que tenho que declarar, mesmo que nao levante o dinheiro da conta do ebroker e que o reinvista, ( 1° questao: ao fazer a declaração, terei que pagar algum imposto sobre os lucros ou é só para titulo informativo ? Porque, depois de todo reinvestido poderei perde lo completamente ).
2° Questao : Qual a percentagem a pagar sobre os lucros?
3° Questao : Tendo eu morada nos 2 paises, poderei optar onde fazer a declaração ? Visto que o dinheiro sai de portugal, mas os meus rendimentos estao declarados em Franca.

Obrigado pela disponibilidade

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 24, 2021

Olá Rafael,

Os ganhos / perdas devem ser declarados no país do NIF usado para a abrir a conta. Se foi usado o NIF português (e cartão de cidadão) para abrir a conta na corretora, então deve ser declarado em Portugal.

Por exemplo, existe corretoras com sites locais em que só permitem investidores com documentos desse país. A DEGIRO através do site degiro.pt só aceita investidores portugueses ou com documentos nacionais. Para investidores de Espanha, deve ser usado o degiro.es e para investidores da França o degiro.fr.

Aqui vai a resposta para ás perguntas:

1. O imposto é pago sobre os lucros. Mesmo que seja reinvestido ou fique parado na conta da corretora. No caso de perdas devem ser declaradas, porque é possível abater no IRS a pagar nos anos seguintes, se tiver ganhos.

2. O imposto sobre mais-valias é de 28%.

3. Com morada (e documentos) em ambos os países, ao abrir conta na corretora é necessário usar os NIF e o documento de identificação do país onde quer declarar. Se quer declarar em Portugal os ganhos na Bolsa, tem de usar os documentos portugueses. Para declarar em França, tem de usar os documentos franceses.

O valor a pagar sobre os lucros no IRS vai depender dos ganhos na Bolsa, mas também das faturas com NIF e outros rendimentos. O valor do imposto é de 28%.

No artigo IRS 2019 está explicado como preencher a declaração de IRS e também várias coisas importantes a ter em conta.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Rafael

Janeiro 25, 2021

Muito obrigado pela resposta e pelo tempo disposto.

Mas há uma coisa que eu não compreendo. Eu colocando o imposto autonomo e nao englobado, irei pagar os 28% sobre os lucros ganhos.
Mas reinvestindo e perder todo o dinheiro que tinha ( investimento inicial + lucros ), o que acontece? Alem de ficar sem o investimento inicial e os lucros que tive , ainda vou ter um prejuizo a mais de 28% sobre o valor que declarei?

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 26, 2021

Por isso, em anos de grandes lucros é normal que os investidores fechem uma ou mais posições perdedoras, nos últimos dias do ano, para abater no imposto a pagar no final.

É possível aproveitar as perdas dos anos anteriores para pagar menos imposto. É necessário englobar.

Responder

Cláudio

Janeiro 26, 2021

Parabéns pelas explicações!
Tenho intenção de iniciar um pequeno investimento!
Se estivesses a começar agora, como farias de forma sucinta? Obrigado

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 9, 2021

Olá Cláudio,

Obrigado.

Se estivesse agora a investir optaria por diversificar o capital por ETF do S&P500, ações com dividendos e de grandes empresas (Apple, Microsoft, Adobe), empresas de futuro (NIO, Tesla), empresas populares no momento e de setores afetados pelo coronavírus mas que nos próximos meses podem voltar a recuperar.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Bernardo

Janeiro 27, 2021

Não sei se a parte do NIF portugues vivendo no estrangeiro se aplica… Eu como fiquei um bocado assustado depois de ver isso, fui confirmar á Degiro.pt, que abri quando ainda vivia em Portugal, mas a minha residência fiscal que tenho nas definicões é a holandesa tal como o meu BSN holandes em vez do NIF portugues.

Responder

Adriano Lopes

Janeiro 27, 2021

Nesse caso deve ser declarado na Holanda. É comum muitos emigrantes colocarem o NIF de Portugal na corretora e declarar os ganhos / perdas na Bolsa, juntamente com outros rendimentos que possam ter, como o alojamento local. No anexo principal do IRS é colocado que trabalha no estrangeiro, mas tem esses rendimentos a declarar.

Responder

Bernardo

Janeiro 27, 2021

Desde que me mudei para a Holanda, mudei a morada fiscal ASAP para ter que evitar declarar IRS em Portugal, porque tenho muito mais vantagens em fazer o meu IRS apenas na Holanda.

Responder

Shayore

Janeiro 28, 2021

Olá Adriano, tudo bem?
Primeiramente gostaria de agradecer pela criação desse blog e pela dedicação à passar seus conhecimentos para frente, muito obrigada!

Sou brasileira mas atualmente moro na Irlanda. Por conta da pandemia irei voltar ao Brasil por alguns anos e pensei que seria mais vantajoso investir os euros que tenho do que transformá-los em reais ou só deixar parado em um banco Irlandês. Só conheço o mercado brasileiro mas gostaria de me aventurar pelos investimentos europeus. A bolsa de valores é uma boa ideia para isso ou existe algum outro tipo de investimento? Não nego que a Bolsa me dá calafrios pois não entendo muito como ela funciona.

Enfim, muito obrigada pela atenção! Continuarei lendo seus artigos e estudando.

Responder

Adriano Lopes

Março 2, 2021

Olá Shayore,

Para investidores menos experientes ou com medo de investir, a opção é investir apenas uma parte do capital em grandes empresas, como a Microsoft, Apple ou até em ETFs do S&P500.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Bruno Silva

Fevereiro 7, 2021

Olá, muito boa tarde.

Descobri esta página por acaso e tenho achado muito interessante o pouco que li até agora, estou a iniciar-me neste mundo. Iniciei-me infelizmente numa corretora de um banco digital e já estou arrependido (azar de principiante), vou esperar um tempo até conseguir extrair o dinheiro com algum lucro noutro lado. Tenho investido na Bondora, não sei qual será a sua opinião e estou a considerar entrar na xtb ou gobulling… qual a sua opinião em relação à Gobulling?

Obrigado,
Cumprimentos.

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 9, 2021

Olá Bruno,

Desde já obrigado por acompanhar o blog Investir na Bolsa.

Usar o Banco para investir na Bolsa é o passo que a maior parte das pessoas usam, sobretudo porque o mercado nacional é pequeno e não existe uma grande concorrência como nos EUA ou uma aposta forte na Educação Financeira.

A XTB é uma corretora superior à GoBulling em termos de plataforma, só perde porque poderá haver uma ou outra ação que não tem, mas têm várias Bolsas disponíveis, as ações mais populares entre investidores e comissões de 0%.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

João

Fevereiro 14, 2021

Olá Adriano,

Estou a começar a “aprendizagem” para investir na bolsa. Instalei a x tb e logo de início fazem uma série de questões para as quais não sei responder e por conseguinte rejeitaram a minha conta. Terias algum conselho para alguém que quer começar mesmo do zero e onde aprender mais? Obrigado!

Responder

Adriano Lopes

Fevereiro 14, 2021

Olá João,

Primeiro começaria por ler livros sobre Investir na Bolsa e abriria uma conta demo na XTB, para entender como funciona a Bolsa de Valores. No youtube também existem vários vídeos a explicar e a própria XTB costuma fazer cursos simples, todos os anos.

Recomendo também cuidado com gurus do instagram e esquemas em pirâmide como a Evomoment (também conhecida por IM Academy), porque o objetivo é apenas o recrutamento.

Para as primeiras ações, deves comprar ações que não te importes de manter durante muitos anos. Não se trata de ganhar dinheiro rápido, mas sim de fazer crescer o capital. Evita ações totalmente separadas dos seus fundamentais, como a Gamestop ou AMC, porque até podes ter sorte de ganhar dinheiro, mas a maior perdeu dinheiro e continua a “aguentar” pensando que algum dia vai subir assim tanto.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Nuno Moura Coutinho

Março 11, 2021

Olá Adriano,

Obrigado pelos textos. Excelentes.
Qual o teu nome no instagram? Costumas Lá publicar opiniões?
Obrigado

Responder

Adriano Lopes

Março 18, 2021

Olá Nuno,

O instagram é https://www.instagram.com/investirnabolsa/

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

BENJAMIM FILIPE DOS SANTOS MARQUES

Agosto 10, 2021

Olá Adriano, antes de mais parabéns pelo blog e pelas excelentes dicas de investimento.
Já invisto a algum tempo e confesso que comecei por iniciativa e por ter começado a seguir a blog.

No entanto tenho uma dúvida que me assola no momento do IRS.
Em termos de declaração de mais ou menos valias é pacifico e costumo seguir as tuas dicas, em termos de compra é que é mais complicado.

por exemplo, comprei ações por 3 vezes
10 ações de x por 100€ em 2019
5 ações de X por 50€ em 2020
10 ações de X por 65€ em 2020

vendi 20 de X por 200€
Como devo declarar em IRS 2021? começo pelas mais antigas e aponto o que sobra? o preço a indicar na compra é o preço médio? dou varias entradas pelas várias compras?

a pergunta ja vem tarde mas tenho algumas dificuldades em perceber se como fiz esta bem ou nao. em algumas situações meti preço medio de compra.

Obrigado

Responder

Adriano Lopes

Agosto 14, 2021

Olá Benjamim,

Desde já obrigado por acompanhares o blog Investir na Bolsa.

Nesse caso, deve ser declarado de acordo com as compras, primeiro as compras mais antigas.

Ou seja, fica algo assim para venda de 200 ações:

10 ações (2019) a 100€ – venda de 10 ações (2021) a 200€
5 ações (2020) a 50€ – venda de 5 ações (2021) a 200€
5 ações (2020) a 65€ – venda de 5 ações (2021) a 200€

Esta é a maneira correta, no entanto, se forem muitas transações, optaria por colocar apenas a diferença de ganhos/perdas no ano e numa só linha por Bolsa de Valores. Se a Autoridade Tributária entrar em contacto a pedir mais informações, basta ter o relatório fornecido pela corretora parar provar.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Pedro Liberato

Janeiro 24, 2022

Parabéns Adriano pelo excelente trabalho e por mais uma partilha!
Ficarei a aguardar pelo artigo ” Como fazer o IRS”, para saber como colocar os direitos de subscrição que recebi.
Obrigado e votos de muito sucesso!
Cumprimentos,

Responder

Deixar comentário