Invista com a XTB!
Estratégias,

Como Investir 100 Euros Todos os Meses?

Como Investir 100 Euros Todos os Meses?

Descobre a estratégia dos investidores para investir 100 euros todos os meses, na Bolsa de Valores. Cria um portefólio de ações com potencial a longo prazo. Aproveita as oportunidades!

Ao contrário de alguns anos atrás, hoje em dia é possível investir pouco dinheiro. Se não tens um salário milionário, mas queres investir todos os meses 100 euros, para fazer o teu dinheiro crescer, fica a saber que isso é possível. Pode parecer um valor baixo hoje, mas ao fim de 1 ano, 2 anos ou mais, vai fazer toda a diferença no teu futuroe na altura da reforma. Se as tuas forem lucrativas, o potencial ainda maior, já que o teu portefólio de investimentos vai crescer por si mesmo.

Enfrenta a inflação investindo na Bolsa de Valores!

Chegamos a uma altura em que quem não investe, a cada ano que passa fica mais pobre. Os teus 100 euros, vão continuar a ser 100 euros, mas vais gastar muito mais rápido. Colocar o dinheiro em Certificados de Aforro, Depósitos a Prazo ou até PPR (Plano Poupança Reforma), não é a solução. Aliás, está à vista de todas as pessoas. A inflação continua a fazer vítimas e se não tomas conta do teu futuro, vais dar cabo dele.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Os Passos para Investir 100 Euros Todos os Meses

A melhor altura para investir era ontem e a segunda melhor altura para investir é hoje. Por essa razão, não desperdices mais tempo a pensar ou a arranjar desculpas. Isso é o que os falhados fazem e alguns anos depois pensam em “se eu tivesse investido“, “se eu tivesse feito aquilo” e muitos outras possibilidades.

Este é o momento para agir e 100 euros por mês, pode fazer toda a diferença no futuro. Além do day trading de ações, também invisto dinheiro na Bolsa de Valores, porque é simplesmente um dos melhores tipos de investimento de rendimento variável que existe e que podes ter controlo total, sendo possível abrir e fechar posições de uma forma muito fácil.

Investe pouco todos os meses. Ao fim de anos vai ser muito!

Se és mais uma das pessoas que com esta escalada de preços irrealista, está a pensar seriamente em investir no mercado imobiliário em Lisboa e no Porto para depois arrendar ou vender, é melhor pensar novamente. Os preços estão em absurdos históricos e o potencial de rentabilidade é muito limitado, sem contar que existem muito riscos – e o crédito habitação não é mais tão acessível como antes.

Com a 😈 pandemia de coronavírus as pessoas viram que investir na Bolsa de Valores é um dos investimentos a considerar e não poderiam ter feito melhor escolha. Não só nos dias de hoje não é necessário muito dinheiro, como as comissões são baixas ou grátis. Por exemplo, a corretora XTB cobra uma comissão de 0 euros (até um volume de 100 mil euros por mês), enquanto nos Bancos nacionais, as comissões são altíssimas e ainda cobram a comissão de custódia de títulos.

Caso só tenhas 💵 100 euros por mês para investir na Bolsa de Valores, estas são as estratégias que deves considerar seguir:

  1. Investir num ETF que replica a performance do S&P500
  2. ou investir em ações fracionadas de empresas com potencial.

Estas são as estratégias que investidores com pouco dinheiro estão a usar, para fazer crescer a sua fortuna ao longo dos próximos anos. Ter pouco dinheiro, não é desculpa para não investir. Não investir é uma má decisão!

Podes usar ambas ou escolher a estratégia que melhor se encaixa no teu perfil como investidor. Cada estratégia, vai ter resultados diferentes, logo tens que tomar uma decisão.

💡 Estratégia #1. Investir num ETF S&P500

Investir a muito longo prazo, ou seja, investir durante 10, 20 ou 30 anos num ETF que replica o índice S&P500 é sem qualquer sombra de dúvidas, a estratégia mais popular e a mais fácil. Tudo o que tens de fazer, é todos os meses, num dia à escolha ou quando recebes o 💶 salário, transferir dinheiro para a corretora e comprar uma ou mais unidades de um ETF que replica o índice S&P500.

Com uma estratégia de muito longo prazo no S&P500, mesmo contando com os anos que geraram um retorno negativo, os últimos 10 anos geraram um retorno anual de cerca de 12% por ano para os investidores.

Retorno do S&P500 de 2013 a 2023.

Tudo isto ao investir no índice S&P500. Não foi preciso perder tempo a analisar ações de empresas, tomar uma decisão se irias investir na empresa A, B ou C e quanto dinheiro.

Ao investir todos os meses, não importa se houve uma subida ou queda, o ganho vai ser maior, devido ao DCA (Dollar Cost Averaging). Investir todo o dinheiro de uma só vez, não é uma boa maneira de investir, até porque correções vão existir.

Através da corretora XTB tens disponível vários ETFs que replicam o índice S&P500, cotados em diferentes Bolsas de Valores. As comissões são 0% e como os ETFs estão em euros, não existe custos na conversão da moeda. O IUSA.DE e o VUSA.DE são as opções mais populares para quem procura ETFs distributivos, enquanto o SXR8.DE e o VUAA.DE são as opções mais populares para quem procura ETFs acumulativos.

ETFs S&P500 mais populares na corretora XTB

Os ETFs acumulativos são ETFs que acumulam os dividendos e por isso, pode ser mais vantajoso a longo prazo, porque não tens todos os anos que declarar dividendos e a tua posição vai crescendo mais rápido. Com a nova lei do imposto sobre mais-valias, em que ao manter investimentos durante mais do que um ano, o imposto sobre os ganhos vai ser inferior a 28%, compensa escolher os ETFs acumulativos. Já os ETFs distributivos, como o próprio nome indica, distribuem dividendos.

Da lista acima, o único ETF que não é possível comprar fracionado é o VUAA.DE, de resto é possível para todos os outros. Ao permitir a compra fracionada, desta forma, podes investir 100 euros.

Compra fracionada de ETF S&P500

Se queres investir todos os meses um valor fixo, independente de qual é a cotação do ETF que replica o S&P500, comprar frações é uma estratégia a ter em conta. Na corretora XTB é possível fazer isso.

💡 Estratégia #2. Investir em ações fracionadas de Empresas com Potencial

A outra estratégia para investir 💶 100 euros todos os meses na Bolsa de Valores, consiste em comprar ações de grandes empresas com potencial de subida a médio prazo. Esta estratégia é mais arriscada, que a estratégia anterior, mas tem um potencial de retorno muito maior.

Basicamente, todos os meses os investidores procuram por ações que podem gerar grandes movimentos ou tiveram uma forte correção, para aproveitar a subida e investem 💶 100 euros.

As ações mais populares entre os investidores são a Advanced Micro Devices, Inc. (NASDAQ:AMD), Apple Inc. (NASDAQ:AAPL), Roblox Corporation (RBLX), Roku, Inc. (NASDAQ:ROKU), Microsoft Corporation (NASDAQ:MSFT), NIKE, Inc. (NYSE:NKE), NVIDIA Corporation (NASDAQ:NVDA), entre outras ações.

Só para entenderes o potencial desta estratégia, abaixo está o gráfico das ações da Microsoft e Tesla, dos últimos meses. Não precisas de aproveitar todo o movimento. Basta uma pequena parte!

Exemplos de ganhos nas ações Tesla e Microsoft

Depois de grandes subidas, existem correções. Não se trata de aguentar e tentar adivinhar o topo ou o fundo, mas sim… proteger os ganhos. Nunca ninguém perdeu dinheiro, ao fechar posições com ganhos.

Como a corretora XTB permite comprar ações fracionadas e tem comissões de 0€ na compra e venda de ações, é uma boa maneira de poupar dinheiro em comissões. Caso contrário, se usas uma corretora que cobre comissões absurdas, estás a tornar a tua corretora rica.

Comprar ações fracionadas na XTB com base em unidades ou euros.

Se tens 💵 100 euros por mês disponível ou um valor à volta disso, estas são as duas estratégias que deves considerar para fazer o teu capital crescer. Partilha este artigo com outras pessoas, para que vejam que é possível sim, começar a investir com apenas 100 euros.

Bons investimentos!

2 Comentários

Mário Pereira

Dezembro 1, 2023

Boas, por acaso também sigo essa estratégia religiosamente. O meu objetivo é de ter um extra na reforma.

Responder

Júlio Costa

Dezembro 12, 2023

Olá,

Obrigado pela dica. É uma boa estratégia de longo prazo.

Abraço

Responder

Deixar comentário