Invista com a XTB!
Estratégias,

Como Encontrar Ações Baratas?

Como encontrar ações baratas

Os passos para encontrar ações baratas que deves seguir. Encontra ações com potencial para subir nos próximos dias, semanas ou meses. Investidores usam esta estratégia para comprar ações!

Para comprar ações existem 1001 estratégias que os investidores usam para saber, quando é que poderá ser o momento em que devem comprar as ações. Investir só porque sim, não é uma estratégia e embora ás vezes funcione, por sorte, na maior parte das vezes ao fazer isso vais acabar por perder dinheiro. Não ter uma estratégia é a pior coisa que podes fazer, sobretudo porque vais ignorar oportunidades e aguentar perdedores durante muito tempo.

Descobre como investidores encontram ações com potencial de subida!

Com as correções na Bolsa de Valores, a inflação e uma maior volatilidade, existem muitas ações que estão em níveis que podem ser bons investimentos a curto, médio ou longo prazo e os investidores mais inteligentes estão a aproveitar. O mercado cria oportunidades e é tempo de aproveitá-las.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Como Investidores Encontram Ações Baratas para Investir

Todos os investidores querem comprar ações baratas e por isso mesmo, as estratégias partilhadas aqui neste artigo vão te ajudar a encontrar ações, que neste momento têm um grande potencial de subida. Apesar de todos os dias serem diferentes e das Bolsas de Valores hoje serem totalmente diferentes de amanhã ou da próxima semana, existem padrões técnicos que ao se repetir têm uma grande probabilidade de gerar uma boa oportunidade.

Como ninguém é 🧙‍♀ vidente, é impossível dizer com 100% de certezas que só porque aconteceu X vai acontecer Y. Por isso, tens sempre de criar um plano. Quando fechar a posição com ganhos, quando fechar com perdas e qual o valor máximo que queres arriscar.

Investidores experientes compram ações baratas com potencial!

As Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇸 têm oportunidades constantemente e por essa razão, hoje em dia todo o meu foco está nas Bolsas de Valores NYSE e NASDAQ. Sem contar que é fácil de aceder a informações das empresas cotadas nessas bolsas.

Investir em várias Bolsas de Valores é um erro muito comum. Estás a tornar a tua corretora rica!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as quedas fortes que têm acontecido no início do ano têm criado oportunidades para comprar ações baratas e manter durante algum tempo. A grande vantagem de investir na Bolsa, é que não tens um prazo para manter as ações.

Podes comprar agora e daqui a um minuto, uma hora ou um dia vender as ações. Não existem realmente limites. Tu decides.

Por ação barata, estou me a referir a uma ação que alguns dias, semanas ou meses atrás tinha uma cotação superior e hoje está a uma cotação inferior e pode ter potencial de subida, mesmo que seja a curto prazo.

Normalmente, as Bolsas de Valores movimentam-se em ondas. Se estamos num Bear Market, depois de uma forte queda, existe uma lateralização, sobe e depois volta a cair. Num Bull Market, depois da ação lateralizar sobe para novos máximos.

Para encontrar ações baratas existem vários indicadores disponíveis, mas dois dos mais populares na análise técnica são:

  • os Suportes e Resistências;
  • e o Relative Strength Index (RSI).

Cada investidor tem os seus indicadores favoritos e a boa notícia é que existem muitos indicadores por onde escolher, para tomar decisões para comprar ações ou vender. Juntamente com os indicadores mencionados acima, os investidores também recorrem bastante ás Simple Moving Average (SMA), à Moving Average Convergence Divergence (MACD) ou procuram por ações que estão nos seus mínimos de 52 semanas.

Para encontrar ações nas Bolsas dos EUA existem várias programas ou sites, como o Benzinga Pro, o Finviz.com, o TC2000, entre outros. Para este artigo vou usar o programa TC2000, mas existem várias alternativas e até mesmo a plataforma da corretora que usas para comprar e vender ações pode ser que tenha estas funcionalidades.

🔥 Conhece o Melhor Programa para Encontrar e Analisar Ações! 🔥

📈 Indicador #1. Suportes e Resistências

O indicador técnico mais popular e mais usado é sem dúvidas, o suporte e resistência. É tão simples, que não é necessário usar uma fórmula mágica para encontrar o suporte e a resistência. O suporte e a resistência são zonas no gráfico, que pode gerar bons pontos de entrada, saída e ainda ajudam a determinar onde deve estar o stop loss, para fechar a posição com uma pequena perda.

O suporte é o nível (ou níveis) em que existe uma pressão compradora e não deixa o preço cair. Já a resistência, é o nível (ou níveis) em que existe uma pressão vendedora, que podem ser investidores a efetuar a tomada de ganhos ou short sellers a abrir posições short para beneficiar com a queda do preço.

Linhas de suporte e resistência para o gráfico diário da Microsoft

No gráfico acima é possível ver as linhas de suporte e resistência que são possíveis criar para o ação Microsoft Corporation (NASDAQ:MSFT). Estes são os pontos que podem criar um maior imbalance, ou seja, termos mais compradores do que vendedores ou o contrário. Ao conseguir quebrar essas linhas, poderemos ter movimentos grandes de subida ou queda.

Uma das vantagens deste indicador, é que pode ser usado com vários horizontes temporais. Por exemplo, se queres encontrar pontos que podem gerar sinais de entrar para manter a ação durante semanas, podes usar o gráfico diário. Caso pretendas encontrar pontos que geram sinais para manter a ação durante meses, talvez é melhor usar o gráfico semanal e traçar as linhas de suporte e resistência.

Por exemplo, se estou interessado em comprar ações da Microsoft Corporation (NASDAQ:MSFT) para manter durante meses, iria optar por usar o gráfico semanal para encontrar pontos de entrada e saída. que tenham maior probabilidade de gerar ganhos a longo prazo.

Linhas de suporte e resistência para o gráfico semanal da Microsoft

Estes são os pontos que poderão gerar oportunidades. Para saber quando a cotação está nessas zonas, a melhor maneira é criar alertas na plataforma de negociação, que irá avisar assim que alcançar esse valor. No programa TC2000 é possível criar alertas.

🎯 Descobre como Encontrar Ações em 2023. INVESTIDORES RECOMENDAM! 🎯

📈 Indicador #2. Relative Strength Index (RSI)

Um indicador muito popular na análise técnica é o Relative Strength Index, mais conhecido pela sua sigla RSI. Este indicador é muito usado, porque é um indicador de momentum que avalia as condições sobrecompra e sobrevenda ao medir a magnitude da variação recente do preço do ativo, que no nosso caso são ações ou ETFs, mas pode ser usado numa variedade de ativos, incluindo futuros, forex e criptomoedas.

O RSI é mostrado como uma linha no gráfico, que se move entre dois extremos, sendo chamado de oscilador. Os seus valores andam os o 0% e o 100%. No programa TC2000 é possível adicionar outros indicadores ao RSI, como é o caso de moving averages, para diminuir os falsos positivos ou por exemplo, só abrir uma posição quando as linhas de RSI e da moving average se cruzarem.

Gráfico RSI Relative Strength Index

Basicamente, quando um ativo está nos 70% ou acima indica que está numa situação de sobrecompra ou sobrevalorizado e brevemente poderemos ter uma inversão da tendência ou uma correção no preço. Um RSI nos 30% ou abaixo, indica que estamos numa situação de sobrevenda ou que o ativo está sobvalorizado.

Numa das abas personalizadas que tenho no TC2000, tenho uma que pesquisa em tempo real ações cotadas nas Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇸, por ações que tenham um volume diário superior a 300.000 ações negociadas e o RSI esteja entre 30-40%.

stock scanner RSI no TC2000

Na lista de ações, vão aparecer todas as ações que satisfazem esses dois critérios. Como foi criado alguns dias após a guerra na Ucrânia 🇺🇦 e com os preços do barril de petróleo a dispararem, não é por acaso que aparecem na lista aparecem várias ações do setor de Petróleo e Gás.

stock scanner RSI no TC2000

Para diminuir o número de ações que aparecem na lista, é possível adicionar à fórmula de procura de ações mais condições. A escolha é do investidor. Existem várias condições disponíveis já programas, onde só tens de alterar os valores para satisfazer as tuas necessidades. A imagem abaixo mostra um exemplo das algumas das condições disponíveis:

Condições da fórmula no TC2000

Assim como acontece com qualquer outro indicador, tens de ter em conta que só porque o RSI está a passar os 30%, não é um indicativo que vai continuar a subir nos próximos dias ou semanas. Nenhum indicador funciona sempre e por isso, é importante antes de abrir qualquer posição ter uma estratégia para fechar a posição com ganhos ou perdas.

Investir em ações não se trata de estar sempre certo. Ás vezes estás errado e deves fechar a posição ou as perdas vão continuar a aumentar, até chegar a um ponto em que não as consegues suportar emocionalmente e acabas por fechar a posição com uma grande perda, quando poderias ter fechado com uma pequena perda.

Se estás interessado em saber mais sobre estratégias para investir na Bolsa de Valores, também deves visitar a categoria de estratégias, onde podes encontrar várias estratégias como investir em ações Metaverso, shortar ações, comprar ações a curto prazo, investir em ações de canábis, investir em penny stocks, entre outras estratégias.

Bons investimentos!

Deixar comentário