Invista com a XTB!
Estratégias,

Como Comprar Ações a Curto Prazo?

Como Comprar Ações a Curto Prazo

Aprende como comprar ações a curto prazo. Esta é a estratégia que tens de usar, para encontrar ações para vender nos próximos minutos, horas ou dias.

Para investir na Bolsa de Valores existem 1001 estratégias. Nunca é demais repetir isto, porque os novos investidores pensam que apenas uma estratégia funciona e todas as outras servem apenas para perder tempo e dinheiro. Existem várias. Aqui no blog, já falei sobre como investir em apresentações de resultados, negócios falhados, penny stocks, swing trading, etc. Cada estratégia de investimento tem as suas caraterísticas.

Investir a curto prazo é diferente de investir a longo prazo!

Claro que, a estratégia a usar para investir dinheiro em ações, vai depender da tua experiência, objetivo e qual é o risco máximo que estás disposto a aceitar. É importante ter em conta que, normalmente o retorno está associado ao risco (de perder dinheiro). Ou seja, quanto maior o risco, maior será o retorno. Como cada vez mais leitores estão interessados em investir a curto prazo, isto é, comprar ações hoje para vender nos próximos minutos ou dias, neste artigo vou falar sobre como encontrar ações para investir a curto prazo.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

A Estratégia para Investir a Curto Prazo na Bolsa de Valores Explicada

Investir a curto prazo é muito diferente de investir a longo prazo e por essa razão, é necessário encontrar uma estratégia que seja capaz de identificar boas oportunidades (temporárias). Sem usar uma estratégia até podes obter lucros uma ou outra vez, mas ao longo do tempo o mais certo é que acabes por perder dinheiro.

Para investir a curto prazo convém ter uma estratégia, porque vai ajudar não só a encontrar essas oportunidades, como vais saber quando comprar ou vender as ações, mas também onde deve estar o teu stop loss.

Tens de encontrar outliers!

Investir na Bolsa de Valores a curto prazo requer disciplina, mas não é impossível. Com uma estratégia, vais ter a disciplina necessária.

Para encontrar boas oportunidades quer seja para lucrar com a 📈 subida ou com a 📉 queda, tens primeiro de identificar outliers.

Se tens um curso superior ligado à Matemática, Gestão, Economia ou Informática, o mais certo é que saibas o que são Outliers e por isso, entendas o porquê da estratégia de curto prazo querer encontrar outliers.

Caso não saibas o que são Outliers, podem ser resumidos como eventos fora do normal.

Na Internet podes encontrar várias explicações completas e para os investidores mais interessados no assunto, existe o livro Outliers de Malcom Gladwell, que aborda o assunto ao pormenor.

Por exemplo, para a nossa estratégia de curto prazo um outlier é uma ação que está a +12% ou -12%, quando normalmente costuma valorizar em média +1% ou desvalorizar -1%.

Esta ação poderá ser uma boa oportunidade a curto prazo, porque pode subir mais ou descer, dependendo das razões que levaram a ação a subir ou descer assim tanto.

Como funciona a estratégia de curto prazo?

Para que entendas ao pormenor como funciona a estratégia de investir a curto prazo, vou explicar desde como encontrar ações (outliers), qual a abordagem que deves seguir, onde deve estar o stop loss e quando vender as ações.

Aqui vou usar a plataforma xStation 5 da corretora XTB, por isso, se ainda não tens instalado abre uma conta na XTB e faz download da plataforma de negociação xStation 5 (para Windows ou Mac).

Deves seguir os passos abaixo entre as 14h30 e as 15h00 (na hora de Portugal), todos os dias úteis, para encontrar ações nas Bolsas de Valores dos EUA (NASDAQ e NYSE), com potencial para investir a curto prazo.

O primeiro passo, consiste em encontrar ações com uma valorização ou desvalorização fora do normal, ou seja, os nossos outliers. É possível encontrar os nossos outliers de duas maneiras: na aba Top Movers ou ordenando as ações por maiores subidas ou descidas.

Lista de top movers na plataforma xstation 5 da XTB

A imagem acima, mostra a primeira maneira, que consistem em mostrar quais são os Top movers para o dia. Desta maneira, vai mostrar as maiores subidas e descidas para todas as Bolsas de Valores. Se gostas de investir em várias Bolsas, esta maneira é melhor para ti.

Como prefiro investir nas Bolsas dos EUA, uso a outra maneira, ou seja, ordenar as ações pelas maiores subidas e descidas.

Como ordenar ações no xStation 5

Ordenar as ações pelas maiores subidas ou descidas, é uma boa maneira de encontrar oportunidades a curto prazo, porque a probabilidade de termos uma continuação da tendência é enorme. Tens de saber que não vai resultar sempre, mas também não é necessário. Basta que funcione na maior parte das vezes.

O segundo passo consiste em determinar qual é o tipo de posição a abrir (investir na subida ou na queda). As ações têm estes movimentos fora do normal, por uma razão. Para isso, tens de visitar o site Yahoo! Finance (finance.yahoo.com) e procurar pelo nome da empresa, para descobrir qual é a razão.

Site Yahoo Finance

Estas são as razões porque as ações têm grandes subidas e quedas:

  • resultados financeiros abaixo / acima do esperado;
  • notícias sobre novos serviços ou produtos;
  • preço-alvo da ação foi aumentado ou diminuído pelos analistas;
  • saída do CEO;
  • insiders (com cargos de topo) a comprar ações;
  • entre outras razões.

No terceiro passo, tens que analisar o gráfico da ação na plataforma xStation 5 da corretora XTB e procurar por pontos para comprar (ou shortar) as ações. Por exemplo, se a ação apresentou resultados muito abaixo do esperado e está com uma queda enorme, o mais certo é que continue a cair mais. No caso contrário, se a ação apresentar bons resultados ou uma notícia bastante positiva, o mais certo é que continue o seu movimento de subida.

Ao saber o porquê da subida ou queda enorme, podes estar preparado para a oportunidade. Dois bons exemplos, são as ações da Disney (NYSE:DIS) e da Caterpillar (NYSE:CAT).

A Disney (NYSE:DIS) revelou mais detalhes sobre o seu novo serviço de streaming e no dia seguinte a ação começou a negociar com um grande gap up. Passou dos $118 para os $128. Como o novo serviço da Disney pode significar mais lucros para empresa, as ações tiveram este grande subida, que continuou nos dias seguintes. Cada vela japonesa equivale a 1 Dia.

Gráfico das ações da DISNEY na plataforma xStation 5 da XTB

O potencial desta estratégia de curto prazo, é aproveitar o movimento de continuação no dia ou durante vários dias. Nas primeiras horas, vai existir sempre uma correção, que são os investidores a vender ações para “segurar” o lucro e é ai que deves entrar.

No caso da Caterpillar (NYSE:CAT), a empresa apresentou resultados piores do que o esperado. Com este gap down, surgiram oportunidades para shortar e manter a posição durante dois dias. Ao terceiro dia, a ação acabou por recuperar. Cada vela japonesa equivale a 1 Dia.

Gráfico das ações da CATERPILLAR na plataforma xStation 5 da XTB

Estes dois exemplos são perfeitos para mostrar como outliers podem gerar oportunidades, que podem ser aproveitadas em ambos os sentidos. Antes de tomar uma decisão, tens sempre de ter em conta qual a razão porque está a subir ou a descer bastante.

Se ainda não conheces a corretora XTB, algum tempo atrás fiz a análise à XTB, onde podes encontrar mais informações. Desde 2018 é possível investir em ações, além de forex, criptomoedas e outros instrumentos financeiros.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Deixar comentário