Invista com a XTB!
Bolsas de Valores e Índices, Educação Financeira,

A História da Bolsa de Valores Que Não Podes Ignorar

A História da Bolsa de Valores Que Não Podes Ignorar

Conhece a história da Bolsa de Valores que não podes ignorar. Isto vai mudar a tua maneira de pensar. Investidores experientes sabem!

O ano de 2018 estava a ser tão bom, até que nos últimos três meses do ano (outubro, novembro e dezembro), acabou por acontecer uma forte correção e criou o pânico entre os investidores menos experientes. Passaram a ver a Bolsa de uma maneira diferente e ficaram desesperados, quando deveriam ter aproveitado as quedas. A história voltou a se repetir!

Boas ações num Bull ou Bear Market, são bons investimentos!

Ignora, ignora e ignora as notícias. Notícias más sobre a Bolsa são mais atraentes, do que boas notícias. Quando os pseudo-analistas pensavam que tínhamos entrado num Bear Market e estava aqui para ficar, logo no dia seguinte ao Natal, as Bolsas de Valores dos EUA acabaram por fazer um novo rali. Começou o ano de 2019 e o rali ainda continua, com muitas ações a recuperaram das quedas e algumas estão a fazer novos máximos. Mais uma vez, ignora as notícias.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

O Que Deves Ficar a Saber Sobre a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores continua a ser para mim, um dos melhores investimentos. As subidas e as descidas fazem parte. É uma das melhores maneiras de investir dinheiro, porque tens controlo total sobre onde investes o teu dinheiro, como e quando. Aqui não existem restrições, podes investir em empresas conhecidas e o melhor de tudo é que as comissões não são ridículas, como eram alguns anos atrás.

Tudo tem risco na vida. Seja investir na Bolsa ou não, existem riscos e por isso, ao comprar ações deves sempre usar um stop loss para proteger os teus investimentos. Se a ação mais tarde for uma boa escolha, a qualquer momento podes investir novamente. A gestão de risco é importante.

Diversifica e escolhe empresas com futuro!

Desde 2009, as Bolsas de Valores dos Estados Unidos estão num Bull Market, fazendo com que seja o Bull Market mais longo da história dos mercados financeiros. Por isso, uma correção ou crash poderia acontecer a qualquer momento.

E.. aconteceu.

Um investidor preparador, é um bom investidor. Para analisar os gráficos das ações e encontrar boas oportunidades, uso o TC2000.

Uma coisa é verdade. Ninguém consegue saber o momento exato em que vão acontecer estas correções. Nem investidores com vários anos de experiência, como Warren Buffett e Jack Bogle, o fundador da Vanguard.

Se alguém disser que consegue prever estas quedas, deve ser um mágico ou um vidente. Nunca conheci alguém com esse poder e já invisto há vários anos.

Em média, as correções ocorrem uma vez por ano, desde o ano de 1900.

As correções são consideradas como quedas entre 10% a 20% e ocorrem uma vez por ano. Nestes últimos anos tem sido menor, mas as correções duram em média 54 dias.  O problema é que os novos investidores não sabem a história da Bolsa e por isso, esquecem-se do passado.

A boa notícia para os mais pessimistas, é que apenas 20% das correções tornam-se num Bear Market. Ou seja, quatro em cinco vezes, a Bolsa volta a recuperar das quedas.

Os Bear Markets acontecem a cada três a cinco anos em média, de acordo com os dados da história das Bolsas dos EUA. A Bolsa entra em território Bear Market quando acumula uma queda superior a 20%. Esta é a razão porque ao investir a longo prazo em boas empresas, é o que deves fazer. Mesmo com Bear e Bull Markets o teu capital vai crescer.

O que deves retirar disto tudo, é que ninguém consegue prever se as Bolsas de Valores vão subir ou descer. Ignora as notícias. Ignora os prognósticos de pseudo-analistas que previram a correção ou o crash.

O mais importante é não perder dinheiro no longo prazo.

Para que entendas a história das Bolsas de Valores dos EUA, nada como mostrar o gráfico do ETF SPY, que replica o índice S&P500. O índice S&P 500 é um índice composto pelas 500 empresas mais importantes, cotadas nas Bolsas NYSE e NASDAQ.

Performance do S&P500 em dezembro 2018

Os últimos meses de 2018 foram duros e como os novos investidores não conhecem a história da Bolsa, acabaram por entrar em pânico e vender tudo ao desbarato. A sessão da véspera de Natal (24 de dezembro) e as notícias a avisar que tínhamos entrado num Bear Market, não ajudaram.

Depois destes dias seguidos de queda, as Bolsas dos EUA finalmente inverteram a queda e continuam a recuperar. As correções fazem parte da Bolsa e tens de saber aceitar.

Lê atentamente e aprende mais sobre a história da Bolsa.

A imagem acima, mostra a performance do S&P 500 de 2007 a 2019. Entre os últimos meses de 208 e os primeiros meses de 2009, podes ver aquele que foi o último grande crash da Bolsa de Valores.

Alguns meses depois do crash, as Bolsas de Valores dos EUA voltam a subir e nos anos seguintes atingem novos máximos. Isto é o ciclo normal da Bolsa. Como também acontece com a economia.

Como investir na Bolsa de Valores deve ser um investimento de longo prazo, temos que olhar ainda mais para trás. A imagem abaixo, mostra a performance do S&P 500 de 1988 a 2019.

Performance do S&P 500 de 1988 a 2019

Aqui na imagem, podes ver os dois maiores crashes das Bolsas de Valores dos EUA dos últimos anos. De 2000 a 2002 a Bolha da Internet ou Dot-com Bubble e o mais recente, de 2008 a 2009.

Sempre que acontecem estes ciclos na Bolsa de Valores, é possível comprar ações baratas e aumentar o potencial de ganhos. É uma oportunidade que deves aproveitar, porque se for uma boa empresa e com bons fundamentais, algum tempo depois vai subir.

Embora não seja possível dizer ao certo se nestes ciclos, a ação X ou Y vai cair 30% ou 50%, a estratégia de Buy the Dip é a melhor alternativa.

Mesmo com a Guerra Comercial entre os EUA e a China, o aumento das taxas de juro ou as previsões abaixo do esperado para a economia, o que deves saber é que os resultados financeiros das empresas são o mais importante.

Se estás disposto a aceitar mais risco, também podes considerar investir em penny stocks.

Nunca deves parar de aprender. Mesmo quando achas que sabes tudo, tem sempre alguma coisa que não sabes e podes usar a teu favor, para melhorar os teus ganhos.

Bons investimentos!

Deixar comentário