Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Tipos de Ações e suas Caraterísticas

Investidor a comprar ações no computador

Conhece todos os tipos de ações que existem na bolsa de valores. Não invistas sem antes ler isto! Guia completo com as caraterísticas.

Para investir na Bolsa de Valores o investidor tem que realizar a compra de ações de empresas cotadas em Bolsa, com a finalidade de vender passado algum tempo e conseguir realizar mais-valias com o seu investimento. Em troca, o investir tem de assumir um risco apropriado e adequado ao seu perfil de investidor.

Ao longo das sessões, pequenos e grandes investidores compram e vendem milhões de ações de várias empresas, de diferentes setores, sendo que a maior parte dessas ações correspondem às denominadas ações ordinárias, no entanto existem outros tipos, como as ações preferenciais. Neste artigo vamos ver o que significam cada uma delas e quais são as suas caraterísticas principais.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

O que são as ações?

Na linguagem financeira, uma ação é uma parte representativa do capital de uma empresa. Por essa razão, se tens ações de uma empresa, deténs uma participação no Capital Social da empresa. Regra geral, as ações disponíveis para investir na Bolsa de Valores de Lisboa, nas Bolsas dos EUA e nas Bolsas de outros países, conferem ao investidor vários direitos. Frequentemente grandes empresas pagam dividendos aos acionistas, que correspondem à sua participação nos lucros da empresa em que é acionista. Os lucros podem ser distribuídos pelos acionistas ou não, ficando neste último caso disponíveis para a empresa sob a forma de Capitais Próprios. Esta decisão é tomada em Assembleia-Geral, que geralmente reserva parte dos lucros para reinvestir na atividade da empresa, libertando o resto para atribuir dividendos aos acionistas.

Tipos de Ações

  • Ações ordinárias – Este tipo de ações dá essencialmente direito ao titular a receber parte dos lucros em forma de dividendos, receber a parte proporcional que corresponde no caso da liquidação da empresa, a subscrição preferencial de novas ações e até obrigações convertíveis em ações, estar presente na Assembleia Geral de Acionistas e proceder ao voto sobre diferentes aspetos que afetem os acordos sociais da mesma.
  • Ações preferenciais – Ação com prioridade sobre as ações ordinárias na distribuição de dividendos. Os proprietários deste tipo de ação são os primeiros a receber os dividendos.
  • Ações com e sem direito de voto – Permitem ou não o direito ao seu acionista de se fazer representar na Assembleia-Geral.
  • Golden Shares – Este tipo de ações possuem privilégios especiais previstos nos estatutos da empresa, normalmente associadas a participações estatais estratégias em empresas de interesse nacional.

Dentro dos mercados financeiros, os analistas financeiros e gurus nesta área também usam outros termos específicos, de forma a identificar uma ação de acordo com as suas caraterísticas especiais, comportamento ou nível de risco, como são as seguintes:

  • Ações defensivas – A sua principal caraterística é a estabilidade da cotação das ações, que não sofrem como outras, as fortes flutuações dos mercados o que faz que não recolham totalmente as grandes subidas que outras ações têm em tempos de movimentos altistas, mas por outro lado, protegem-se contra grandes descidas em tempos maus para a economia e também da correção de preços. Nesta lista geralmente são incluídas ações de empresas de serviços básicos, como água, luz, gás e consumo.
  • Ações de crescimento – Nesta lista aparecem as ações de empresas ligadas à tecnologia, inovação, Internet, aplicações para telecomunicações, etc. As suas principais caraterísticas são a possibilidade de oferecer altos rendimentos num espaço curto de tempo, onde o investidor assumo um grau de risco médio ou elevado com o possível fracasso da empresa.
  • Ações cíclicas – São as empresas associadas à situação atual da economia, o que converte as ações dessas empresas num termómetro da atividade industrial ou de serviços, consoante o aumento da procura pelos seus produtos em certos períodos pelos ciclos económicos a que se adaptam. Em situação de uma economia em crescimento estável, geralmente são beneficiadas as empresas de construção, automóvel, matérias-primas, indústrias e transportes.

Estes são os três tipos de ações em que os investidores aplicam o seu dinheiro, com o objetivo de fazer crescer o seu capital. Os tipos de ações para construir o portefólio de ações vão depender basicamente do teu perfil de risco, do capital disponível para investir e da estratégia que pretende usar.

🔥 Descobre como Encontrar Ações em 2023. INVESTIDORES RECOMENDAM! 🔥

Antes de mesmo de começar a comprar ações, os investidores devem criar conta numa corretora de Bolsa recomendada que tenha comissões baixas ou grátis e depois disso, começar por procurar ações baratas que têm potencial para subir muito, mas muito mesmo, porque vai fazer toda a diferença.

Deixar comentário