ETFs, Outros Investimentos,

Como Investir nos ETFs ARK? (ARKK, ARKQ, ARKW, ARKG, ARKF)

Como Investir nos ETFs ARK

Descobre o que são os ETFs ARK e como funcionam. Como investir no ARKK, ARKQ, ARKW, ARKG e ARKF explicado. Inclui a minha opinião!

Ao contrário de alguns anos atrás, os investidores hoje em dia investem muito mais dinheiro em ETFs (Exchange Traded Funds), devido à sua principal vantagem, por ser um misto entre fundo de investimento + ação, o que permite alocar e retirar o capital mais facilmente. Não só isso, mas também porque existe um ETF para a estratégia de cada investidor. Existem ETFs que replicam a performance do S&P500, de matérias-primas, setores, países, etc.

A lista de ETFs disponíveis atualmente é grande!

Se investes neste tipo de produto financeiro, provavelmente sabes que os ETFs mais populares são os Vanguard, os iShares (da Blackrock), e os SPDR, mas existe um conjunto de ETFs que bateu a performance do mercado norte-americano em 2020 e tornou-se popular – são os ETFs da ARK. Como cada vez mais investidores procuram por este ETF, neste artigo vou falar sobre cada ETF ARK, os riscos a considerar e como é possível investir.

DISCLAIMER: Este conteúdo é puramente para efeitos educacionais. Não pode ser considerado como aconselhamento de investimento ou recomendação de compra ou venda.

Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas.

Investir tem riscos!

Guia Completo sobre os ETFs ARK

Cada vez mais investidores em todo o mundo, incluindo na Europa 🇪🇺, estão a investir dinheiro nos vários ETFs criados pela ARK, sobretudo nos geridos ativamente, como o ARKK, ARKQ, ARKW, ARKG e o ARKF. Mas, será que vale a pena? Como funcionam?

Uma das razões porque os ETFs ARK se tornaram conhecidos, além da ARK se concentrar na inovação disruptiva, foi também a sua performance em 2020. Entre centenas de ETFs, foram dos que tiveram a melhor performance, onde a ARK conseguiu um ROI (Return on Investment) entre 100% a 200%.

Como muitas pessoas ainda não sabem o que são os ETF ARK, como funcionam, os riscos ou até as maneiras disponíveis para comprar os ETFs ARK, preparei este guia completo.

Antes de avançar, é importante mencionar que não sou pago direta ou indiretamente para falar nestes ETFs. Se cada vez mais pessoas estão interessadas, é útil falar nisto para tenham noção onde estão a investir o seu dinheiro.

O principal problema de muitos investidores iniciantes, é olhar apenas para o ROI do ano passado e tomar decisões de investimento baseadas nisso, sem tentar perceber o que levou a essa boa ou performance.

Para tudo existe uma razão e se não entenderes, podes estar a investir numa armadilha.

Apesar da pandemia de coronavírus, o ano de 2020 foi um bom ano para as Bolsas de Valores dos EUA 🇺🇸. Foi um dos melhores anos e isso ajudou a que muitos ETFs tenham tido uma performance espetacular.

Disclaimer: Na data de publicação deste artigo, não tenho posições em ações ou opções nos ETFs ARK. Mas, se surgir alguma oportunidade, poderei abrir posições.

📈 Qual é a Razão do Sucesso da ARK?

ARK Invest

Se olharmos para os ETFs com melhor performance da ARK, é possível ver que tem grandes posições na Tesla (NASDAQ:TSLA) e centra o seu foco em empresas com uma “inovação disruptiva”.

A pandemia de coronavírus acelerou a digitalização e o dependência da internet para novos patamares, ao estabelecer tendências como compras online, trabalhar desde casa, pagamentos online, digitalização da saúde, cloud computing e os jogos online.

Cathie Woods da ARK na CNBC

Para ajudar ainda mais à sua performance, além de serem ETFs com uma gestão ativa, a fundadora e CEO/CIO da ARK Investment Management, a Cathie Wood, tem sido uma presença constante na CNBC US 🇺🇸, onde partilha a sua opinião sobre as escolhas. Muitos investidores ao saber dessas escolhas, acabam por investir também nessas ações.

Se acompanhas a CNBC US 🇺🇸 ou és um seguidor das ações Tesla, provavelmente, já ouviste falar que Cathie Wood disse que a longo prazo as ações da Tesla poderiam chegar aos $7.000 por ações.

Cathie Wood na CNBC, conhecida como "Tesla Bull", em fevereiro de 2020

A imagem acima é do programa Fast Money da CNBC de fevereiro 2020, ou seja, antes do stock split de 4 para 1, quando cada ação custava mais de $1.000.

📦 Os ETFs ARK explicados

Atualmente, a ARK tem vários ETFs cotados em Bolsa em duas categorias, os ETFs geridos ativamente e os ETFs indexados.

Os ETFs geridos ativamente como o próprio nome indica, têm uma gestão ativa, que ao longo do tempo adiciona ou retira empresas, consoante o seu potencial e estão disponíveis os símbolos ARKK, ARKQ, ARKW, ARKG e ARKF.

O ARK Innovation ETF com o símbolo ARKK é composto por empresas que beneficiam do desenvolvimento de novos produtos ou serviços, melhoramentos tecnológicos e avanços científicos nos nichos Revolução Genómica, Inovação Industrial, Internet de Próxima Geração e Inovação Fintech.

O Autonomous Technology & Robotis ETF com o símbolo ARKQ é composto por empresas relacionadas com os nichos de transporte autónomo, robótica e automação, impressão 3D, armazenamento de energia e exploração do espaço.

O Genomic Revolution ETF com o símbolo ARKW é composto por empresas relacionadas com os nichos de Cloud computing e Ciber segurança, E-commerce, Big data e Inteligência artificial, Internet das coisas, Plataformas Sociais, Blockchain e P2P.

O ARK Innovation ETF com o símbolo ARKG é composto por empresas relacionadas com os nichos de Bioinformática, Diagnóstico Molecular, Stem Cells e Biologia Agrícola.

O Fintech Innovation ETF com o símbolo ARKF.. é composto por empresas relacionadas com os nichos de Inovações em transações, Tecnologia Blockchain, Transformação de Risco e Novos Intermediários.

Já nos ETFs indexados, são ETFs que têm como missão replicar um setor e nesta lista estão os símbolos PRNT e IZRL. O PRNT tem como objetivo beneficiar do setor de impressão 3D, enquanto o IZRL tem como missão beneficiar com o setor de tecnologia de Israel.

Através da página www.ark-funds.com é possível encontrar mais detalhes sobre cada um dos ETFs ARK, todas as ações que fazem parte do ETF, a sua missão, o ROI, os relatórios e ainda o custo anual associado.

📟 Corretoras com os ETF ARK disponível

Os ETFs ARK não estão disponíveis em todas as corretoras na Europa e noutros países, por essa razão, se estás a pensar em investir num destes ETFs, tens de ter em consideração se a tua corretora tem disponível ou não. Não estão disponíveis nas corretoras XTB ou DEGIRO.

Para poupar tempo aos leitores do blog Investir na Bolsa, abaixo podes encontrar várias corretoras que têm disponível os ETFs ARK.

A Interactive Brokers tem os ETFs ARK listados na plataforma e é possível ver o gráfico, mas não permite comprar ou vender. Está bloqueado para investidores de retalho. Apenas permite abrir posições em opções.

Comprar ETF ARK na Interactive Brokers

Qualquer que seja o tipo de conta (cash ou margem), não é possível. Também acontece com outros ETFs conhecidos na IBKR, como o SPY.

Ou seja, na IBKR não é possível investir nos ETFs ARK.

Na corretora Tastyworks é possível investir nos ETFs ARK (ações ou opções), sem qualquer restrição. Estão disponíveis todos os ETFs.

Comprar ETF ARK na Tastyworks

O custo de comprar e vender os ETFs ARK é de $0. Não existem comissões na compra e venda nesta corretora. Se estás interessado em saber como funciona, lê a análise à corretora Tastyworks.

Outra corretora onde é possível comprar e vender todos os ETFs ARK, é a TRADEZERO. Não existe qualquer restrição. Estão disponíveis todos os ETFs.

Comprar ETF ARK na TradeZero

O custo de comprar e vender ações na TRADEZERO é de $0.99 ou grátis. Para ter comissões grátis, basta abrir ordem limitada de 200 posições, que não é imediatamente executada. Se estás interessado em saber como funciona, deves ler a análise à corretora TRADEZERO.

A minha opinião sobre os ETF ARK

O ano de 2020 foi um dos melhores anos nas Bolsas de Valores, sobretudo por causa do coronavírus, pelo que o ROI conseguido em 2020 não irá ser certamente igual em 2021 ou 2022. Juntando a isto, o dinheiro barato, os vários benefícios criados para evitar uma nova crise financeira brutal e os vários cheques coronavírus nos EUA 🇺🇸, teve um grande impacto sobretudo em ações de tecnologia.

Basicamente, as ações sobem ou descem por causa da lei da oferta-procura. Se existem muitas pessoas a comprar ações de uma empresa, essa ação vai subir.

Com o aumento da inflação e o fim de muitos estímulos, é normal que muitas ações que fazem parte dos ETFs da ARK tenham quedas consideráveis, o que vai pressionar a cotação de todos os ETFs da ARK.

Antes de investir em qualquer um dos ETFs da ARK, deves considerar tudo isto que disse. Se mesmo assim queres começar a comprar um destes ETFs, nunca invistas tudo de uma vez, porque nos próximos meses podemos assistir a oportunidades para comprar a um preço mais baixo.

Bons investimentos!

7 Comentários

Pedro Lopes

Março 1, 2021

Parabéns pelo artigo. Está muito completo. No entanto verifiquei que estes ETFs também estão disponíveis no banco Big. Será
que é uma boa opção?

Responder

Adriano Lopes

Março 1, 2021

Olá Pedro,

Os ETFs estão disponíveis no Banco BIG e se não estou em erro, também no Banco Invest.

A questão é essa, será que é uma boa opção? Ambos os bancos cobram comissões muito superiores, sem contar com custos de conversão de Euro/Dólar e vice-versa, além de taxas de custódia. Investir na Bolsa através de Bancos nunca foi uma boa opção e em relação do argumento que são mais “seguros”, é um falso sentimento de segurança. As corretoras mencionadas no artigo, possuem anos de experiência, uma maior regulação e o seu trabalho é focado na corretagem.

Bons investimentos!

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

Pedro Lopes

Março 1, 2021

Obrigado

Responder

João Diniz

Março 2, 2021

Bom dia,
O Banco BEST disponibiliza 6 dos 7 ETFs da família ARK.
Além dos 5 analisados que estão disponíveis no Banco BEST, existe ainda o PRNT e IZRL, sendo que o Banco BEST disponibiliza este último.
Bons investimentos.

Responder

Adriano Lopes

Março 2, 2021

Olá João,

Obrigado pelo feedback.

Cumprimentos,
Adriano Lopes

Responder

José Lopes

Março 5, 2021

Boa tarde Adriano.
No comentário anterior, o João Diniz refere que estes ETF’s, estão disponíveis no Banco Best.
Como tenho conta no Novo Banco, fui verificar e constatei que também constam da oferta deste Banco. Estão bastante valorizados. Talvez uma correção como a atual, seja um bom ponto de entrada.
Cumprimentos e bons investimentos.

Responder

Adriano Lopes

Março 6, 2021

Olá José,

Obrigado pelo feedback. É possível que outros Bancos também tenha disponíveis, como usam praticamente todos o mesmo intermediário.

Cumprimentos,
Adriano

Responder

Deixar comentário