Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Quando Shortar Ações? Tem de acontecer isto (ou não faças)!

Quando shortar ações

Quando fazer Short Selling finalmente explicado. Só deves shortar ações nestas ocasiões. Beneficia com as quedas. Começa a usar esta estratégia!

As ações não podem subir sempre (para sempre) e isso faz com que existam oportunidades em ambos os sentidos. As quedas podem gerar oportunidades para comprar ações (buy the dip) ou beneficiar com a queda (short selling). Tudo depende da razão porque as ações estão a cair. Nada acontece por acaso e por isso, deves ter sempre em consideração a notícia ou notícias que estão a ter impacto.

Encontra empresas com potencial de queda e shorta ações!

Para investir na Bolsa de Valores existem 1001 estratégias diferentes e o short selling, é a estratégia que deves ter em conta. Numa altura em que algumas ações podem estar sobrevalorizadas, num Bear Market, quando alguns setores estão com problemas ou em maus resultados. São várias as razões porque deves considerar esta estratégia. No ambiente atual, nunca deves depender de uma única estratégia, caso contrário, vais acabar por cometer erros básicos. Se tens uma estratégia para beneficiar com um evento, que só ocorre uma vez por ano, então vais acabar por ficar com FOMO (Fear of Missing Out) e tomar más decisões.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Quais os Fatores a Ter em Conta para Shortar Ações (ou Desistir de Shortar)

A Bolsa de Valores é um dos melhores investimentos de tipo variável, mas deves negociar ou investir de acordo com o mercado em que estamos. Se estamos num Bull Market, deves 📈 comprar ações, mas quando a ação X ou Y está sobrevalorizada ou saíram más notícias, 📉 shortar é a estratégia a ter em conta.

A diferença entre Ganhar e Perder está na estratégia. Não precisas de ter dezenas de estratégias. Tens de ter noção que é impossível ganhar sempre, mas se tens uma boa estratégia, basta ganhar 51% das vezes, para conseguir fazer crescer a conta.

Se acontecer isto, deves considerar shortar!

Antes de explicar em que momentos shortar ações deve ser uma opção, é importante que saibas que aqui no blog já falei de várias estratégias. Desde como investir em IPOs, como investir em apresentações de resultados, em negócios falhados, em penny stocks, em swing trading, em ETFs de gás natural, entre outras estratégias.

Estas são algumas das estratégias. Na verdade, existem muitas mais.

Normalmente os investidores iniciantes começam por comprar ações e alguns meses ou anos mais tarde, começam a shortar ações.

Como é cada vez mais fácil shortar ações e a economia mudou bastante nestes últimos anos, não é de estranhar que existem investidores em que o seu primeiro contacto com a Bolsa, foi shortar ações.

Experimenta como funciona e toma uma decisão.

Antes de shortar ações, deves ter em conta os seguintes fatores:

  • Apresentação de resultados abaixo do esperado – Os resultados financeiros das empresas cotadas em Bolsa, são uma das coisas mais importantes e o que pode fazer com que uma ação suba ou desça a longo prazo. O guidance também é importante. Se uma empresa apresenta resultados abaixo do esperado, é normal que o preço da ação caia, porque no seu todo vale menos, do que o seu preço atual.
  • Más notícias – Más notícias influenciam as ações, porque têm um impacto direto no negócio (vendas, crescimento e lucros). Por más notícias, podemos ter uma empresa cliente que deixou de usar os serviços da empresa, um processo em tribunal por infração de patentes, perder um contrato milionário com o Governo, etc.
  • Venda de ações por Insiders – O impacto vai depender do número de ações vendidas, quem foi o insider que vendeu e o preço. Um insider, pode ser o CEO, um Diretor, o Fundador ou um Investidor importante. Se o insider está a vender, é porque não acredita mais no potencial da empresa e quer se desfazer das ações. Mesmo que não venda toda a sua posição, é sempre uma decisão questionável.
  • Ação sobrevalorizada – Se uma ação está cotada a um valor muito superior, ao seu valor real, mais cedo ou mais tarde vai acabar por desvalorizar e a queda vai ser enorme. Esta é uma boa oportunidade.
  • Não consegue fazer novos máximos – Quando uma ação está com dificuldades em fazer novos máximos, pode significar que existem muitos short sellers a impedir que faça novos máximos e seja tempo de shortar.

Se não está em “jogo” um ou mais fatores listados acima, não vale a pena shortar ações. O mais certo é que o risco/retorno seja demasiado alto e a probabilidade de perder dinheiro muito grande.

A Bolsa de Valores não é um Casino, a Roleta, o Euromilhões ou o Totoloto. Não fiques à espera da sorte. Tens de seguir as regras (da estratégia). Se não existem oportunidades, no dia seguinte a Bolsa está de volta e novas oportunidades vão aparecer.

Um bom exemplo para short selling, é o caso das ações da Beyond Meat. Este IPO foi um dos mais populares e por isso, uma boa oportunidade para shortar alguns meses depois, quando passar o momentum.

Gráfico das ações Beyond Meat

As ações entraram na Bolsa a valer 46 dólares e em menos de 3 meses, já estavam a 239 dólares, ou seja, uma valorização de +430%. Quando passou toda esta euforia e começaram a aparecer novos concorrentes de peso no segmento da carne à base de plantas, as ações perderam o seu momentum e começaram a desvalorizar. Desde o seu máximo, já desvalorizou -60%.

Como shortar ações na XTB?

Encontrar uma boa corretora para shortar ações de várias empresas, de diferentes Bolsas de Valores alguns anos atrás era difícil. Felizmente existem várias alternativas.

Se ainda não tens conta na corretora XTB, não percas mais tempo e abre uma nova conta na XTB. Neste artigo vou explicar como shortar usando a plataforma xStation 5 da XTB.

79% das contas de investidores de retalho perdem dinheiro quando negoceiam CFDs com este fornecedor. Deves considerar se compreendes como funcionam os CFDs e se podes correr o elevado risco de perda do teu dinheiro.

Apesar das ações da Beyond Meat (NASDAQ:BYND) terem subido bastante, dando uma capitalização de mercado absurda à empresa, por agora shortar não é uma boa ideia, porque o risco/retorno não compensa. Existem melhores alternativas, só tens de procurar por ações que estão em máximos ou tiveram más notícias nos últimos dias.

Por exemplo, shortar as ações da AMD (NASDAQ:AMD) pode ser que seja uma boa opção. Tens sempre de fazer uma boa gestão de risco. Usa sempre um take profit + stop loss.

Isto não se trata de adivinhar, mas sim de aproveitar movimentos em ações com grande potencial de queda.

Para shortar ações, estes são os passos a seguir:

1. Procura pela ação e escolhe a opção STC CFD. Para shortar, tens de escolher cfds de ações.

Como shortar ações na XTB

2. Clica no ícone das velas japonesas para abrir o gráfico.

Como shortar ações na XTB

3. Usa o rectângulo para encontrar pontos para abrir posição SELL e fechar com ganhos (take profit) ou perdas (stop loss). Traça o rectângulo nos últimos mínimos e máximos, como mostra a imagem abaixo.

Como shortar ações na XTB

4. Clica com o botão direito do rato e clica em Nova Ordem.

Como shortar ações na XTB

5. Na nova janela, no campo Volume deves escolher o número de contratos. O número de contratos é semelhante ao número de ações. Ao modificar o valor, o valor do contrato e a margem mudam. O campo Margem indica o saldo que deves ter na conta, para abrir essa posição. Clica no botão SELL para abrir a posição para beneficiar com a queda das ações.

Como shortar ações na XTB

6. Depois de abrir a posição, podes ajudar com o rato o teu take profit e stop loss, para cima dos rectângulos traçados anteriormente.

Como shortar ações na XTB

Para shortar mais ações e beneficiar com a queda do seu preço, só tens de seguir os mesmos passos. Procura sempre por ações de empresas que a sua situação mudou totalmente, pois é ai que está o potencial de queda.

Se ainda não tens conta na corretora XTB, não percas mais tempo e abre uma nova conta na XTB.

Agora que sabes quando shortar (ou evitar), está na hora de procurar por ações para beneficiar com a queda.

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Deixar comentário