Invista com a XTB!
Educação Financeira,

Passo 8 – Não Investir Dinheiro que Precisas a Curto Prazo

Como o Poder dos Juros Compostos vai te ajudar a Multiplicar o Dinheiro

Nunca invistas dinheiro que vais precisar a Curto Prazo. Não cometas um dos erros mais comuns dos investidores novatos. Vais perder dinheiro e tu és o culpado!

Embora investir dinheiro na Bolsa de Valores seja uma oportunidade de investimento única, que todas as pessoas deveriam experimentar, existe uma coisa que tens que saber antes que seja tarde demais. Já passei por isso e com o tempo aprendi a controlar. É um problema comum dos Investidores sem experiência.

O problema é a mente, sobretudo nos Investidores sem experiência. Como precisam do dinheiro vão acabar por tomar decisões estúpidas…

Por essa razão, antes de investir dinheiro em ações, é importante investir com precaução e ir ganhando experiência aos poucos. Para mim, que já conto com vários anos na Bolsa de Valores, é indiferente estar a perder entre 10% a 15% se eu sei que investi numa boa empresa. Já estive a perder mais do que isso, não vendi por desespero e meses depois acabei por lucrar um bom dinheiro. Em alguns casos eu aproveitei a queda das ações para reforçar a posição e ganhar ainda mais dinheiro.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Como Investir na Bolsa de Valores a Longo Prazo

Ao contrário do que pensas, a maior parte das pessoas que perdem dinheiro na Bolsa de Valores, perdem por culpa própria. Não sabem controlar a própria mente (cérebro) e acabam por tomar decisões estúpidas. Querem lucros rápidos e pensam que a Bolsa só sobe!

O problema dos Investidores sem experiência é a própria mente (cérebro). Não é por acaso que, existem 1001 livros sobre psicologia do investidor ou como dominar a mente. Este problema é geral de todos os investimentos, não é só na Bolsa.

Em situações de stress ou desespero, a nossa mente toma decisões inexplicáveis.

Estive antes a perder dinheiro com as ações da Nike, Take Two, Ford e da Inditex, mas não me precipitei. Alguns meses depois, vendi-as com um bom lucro e dividendos! A experiência e não precisar do dinheiro imediatamente, ajudaram-me a tomar a melhor decisão.

Aqui ficam algumas regras importantes que deves seguir antes de investir, para não te arrependeres no futuro (de ter ou não ter investido dinheiro em ações). Lembra-te, tudo o que fizeres hoje vai influenciar o teu futuro:

  1. Se precisares do dinheiro dentro de 1 ano, deves ter dinheiro na tua conta – Não vais querer que o dinheiro do pagamento da tua casa, carro ou de outro bem se evapore com as tuas más decisões na Bolsa de Valores. Vais acabar por tomar más decisões porque só pensas no dinheiro. Coloca de lado algum dinheiro na tua Conta Bancária ou numa Conta de Poupança.
  2. Qualquer dinheiro que não precisar nos próximos 2 anos, deves investir em ações – Invisto na Bolsa de Valores há muitos anos e reconheço que já aconteceram vezes em que não investi dinheiro e acabei por me arrepender porque podia comprar ações baratas, mas também já aconteceu o contrário. Claro que, a longo prazo na maior parte das vezes as ações são sempre um bom investimento. A curto prazo ninguém sabe como vão correr as coisas, por isso não cometas nenhum erro.
  3. Investe em ações – A longo prazo, as ações sempre foram mais rentáveis e geraram mais-valias do que qualquer outro investimento. A economia está em constante movimento e as grandes empresas de cada setor não param!
  4. O Risco x Retorno – A maior parte das pessoas baseia a sua estratégia de investimento no retorno que querem, mas fazem-no ao contrário. Concentra-te em gerir o risco e aceitar o retorno que conseguires. Para alcançar um retorno acima do nível mínimo, deve investir em coisas que envolvem algum risco. É melhor investir na Bolsa de Valores e ganhar 30% num só ano, do que aplicar o dinheiro num Depósito a Prazo com uma taxa de juro de 1% durante 5 anos.

Antes de investir dinheiro, pergunta a ti mesmo o que farias se o teu portefólio de ações caísse 10% ou 20% abaixo do nível atual? Mudarias o teu estilo de vida? Nos dias de hoje, investir na Bolsa é dos únicos investimentos que vale a pena. Os Depósitos a Prazo são dos piores, porque estão abaixo da inflação.

Inicia agora a analisar as ações mais baratas para criares o teu próprio portefólio de ações. Aproveita as quedas na Bolsa para aumentar a tua exposição as várias ações, que se vão revelar numa boa oportunidade no futuro!

Bons investimentos!