Invista com a XTB!
Educação Financeira,

Passo 7 – Comprar as Primeiras Ações

É Possível Investir com Pouco Dinheiro

As dicas mais importantes para comprar primeiras ações. Investe a longo prazo, em negócios com futuro. Os melhores investidores não podem estar errados!

Agora que todas as dívidas do cartão de crédito estão pagas, guardaste dinheiro no teu fundo de emergência, abriste conta numa corretora de Bolsa e tens algum dinheiro de lado, é tempo de começar a usar o teu capital disponível para a aquisição das tuas primeiras ações. É aqui que tudo vai começar e espero que o blog Investir na Bolsa seja fundamental nesta tua jornada!

Ano após ano, a Bolsa de Valores tem apresentado diversas oportunidades para criar uma renda variável, que dependendo do tamanho do seu investimento, pode ajudar-te a gerar um bom ganho todos os meses, em dividendos e através da compra e venda de ações. São várias as empresas que já estão cotadas em Bolsa e apresentam boas oportunidades de investimento. Aproveita para te tornares acionista das tuas empresas favoritas e ganhar com o seu bom investimento!

Ao comprar ações da Empresa X, estás a emprestar dinheiro (sem juros) à Empresa X e em troca recebes uma percentagem da empresa, que corresponde ao número de ações compradas.

Com este investimento, vais ganhar dinheiro com dividendos (se a empresa optar por distribuir dividendos) e com a venda das ações, por um preço superior ao preço que compraste.

Isto é só o teu primeiro de muitos investimentos, que te vão ajudar a compreender como as vantagens de investir na Bolsa e porque todas as pessoas deveriam investir também. Caso ainda estejas indeciso, descobre como funciona a Bolsa de Valores.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

O Que Novos Investidores Devem Considerar

Esta jornada de investimento, começa com um simples passo. Investe inicialmente, apenas entre 300€ a 1500€, dependendo da cotação das ações. Investe só isso! Estas ações vão ensinar-te muito mais sobre a vida de investidor, do que eu poderia te ensinar. Continua!

Depois de comprar ações, fica atento aos resultados apresentados, acompanha a empresa e vê como as flutuações diárias nas ações afetam. No futuro, sempre que comprares ações, deves manter o mais baixo possível os custos e comissões.

Hoje em dia são várias as corretoras de Bolsa em Portugal, que disponibilizam ações de praticamente qualquer país. Desta forma, os investidores portugueses podem investir em grandes empresas, como a Nike, a Amazon, a Microsoft ou outras empresas cotadas, nos vários índices acionistas dos EUA e Europa.

Antes de escolher uma corretora de Bolsa em Portugal, aconselho que leias atentamente o preçário da corretora, onde são apresentados os custos de manutenção e comissões, porque vai fazer uma grande diferença na tua carteira. Lembra-te que, um euro poupado é um euro ganho!

Quais são as primeiras ações que devo comprar?

Muito provavelmente, tens várias empresas favoritas onde gostarias de investir dinheiro e ser um acionista. Mas, como o dinheiro não estica, a melhor estratégia para o teu primeiro investimento na Bolsa, passa por comprar ações daquela empresa favorita, que gostarias de ter no teu portefólio durante os próximos anos.

Antes de comprar ações, os pequenos investidores costumam olhar para os seguintes aspetos:

  • Potencial da empresa;
  • Mercado;
  • Liderança;
  • Produtos;
  • Dividendos;

As primeiras ações que comprei foram da Microsoft e vendi logo no dia seguinte. Ganhei 8%. Uau!! Se tivesse esperado mais dois meses para vender, tinha conseguido um retorno de cerca 27%. Aprendi bastante com este erro. Mais tarde, tive que comprar novamente as ações da Microsoft.

Bons investimentos!