Invista com a XTB!
Dicas Bolsa, Trading,

Como Encontrar Ações Para Nunca Vender?

Como Encontrar Ações Para Nunca Vender

Vou partilhar a minha estratégia buy-and-hold para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Aprende como encontrar ações espetaculares. Funciona comigo!

Sou um investidor buy-and-holdou traduzindo à letra comprar-e-manter, onde um dos meus objetivos principais é criar uma carteira de ações diversificada com ações que posso ter durante décadas. Isso mesmo. Décadas!

Embora não exista 100% de certezas que uma ação vai ser um bom investimento daqui a 20, 30 ou 50 anos a partir de hoje, no entanto existem algumas maneiras de identificar ações que podem ser bons investimentos enquanto investir na Bolsa. Descobre qual é o meu método para encontrar ações para investir a longo prazo.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

3 Passos para Encontrar Ações para Manter durante Vários Anos!

Comprar ações é um dos melhores investimentos de sempre. Não tenhas dúvidas disso. Quem investiu dinheiro nas melhores empresas, nos últimos 10 ou 5 anos, neste tempo todo já ganhou uma pequena fortuna ao deixar o seu dinheiro a render na Bolsa de Valores.

Só para perceberes como a estratégia Buy-and-hold é bastante poderosa e… lucrativa, vou te dar um exemplo.

Por exemplo, se tivesses investido 1.000 dólares nas ações da Google (que hoje chama-se Alphabet Inc) ias ter isto hoje (a $788,48 por ação):

  • $1.000 investido em 2004 ($54,21 por ação) dava hoje $14.192,64;
  • $1.000 investido em 2006 ($168,92) dava hoje $4.659,92
  • $1.000 investido em 2011 ($237,68) dava hoje $3.311,62

É incrível como é possível ganhar uma fortuna a longo prazo na Bolsa. Durante este tempo houve crises e problemas.

Mesmo assim, deu para ganhar um bom dinheiro!

Muitas pessoas não investem ou nunca pensaram investir dinheiro na Bolsa de Valores, porque acham demasiado complicado ou que pensam que todas as pessoas perdem dinheiro. Se fosse assim, ninguém investia na Bolsa!

Caso ainda não percebas como funciona a Bolsa de Valores ou porque razão as empresas estão cotadas em Bolsa, vou te dizer. Basicamente, a Bolsa de Valores, é uma alternativa mais barata e eficaz que os Bancos. Ao comprar ações da empresa X, ficas com um pedaço dessa empresa, é um acionista. Podes receber dividendos e a qualquer momento podes vender as ações, ao preço de mercado.

Agora que já entendeste a razão porque as empresas estão cotadas na Bolsa de Valores, é o momento de conheceres os passos da minha estratégia para encontrar ações que nunca vou querer vender:

  1. Usar a regra dos 50 anos
  2. Identificar vantagens competitivas
  3. Escolher Empresas em crescimento

Antes de passarmos para o que interessa – os passos para investir a longo prazo e ganhar dinheiro – é importante que saibas que, até mesmo as ações para sempre precisam de ser monitorizadas regularmente. Ás vezes pode ser tempo de uma mudança de planos. Existem boas razões para vender as ações. Algumas dessas razões são: a empresa pode ser comprada, a sua vantagem competitiva não existe mais ou a sua equipa de gestão está a tomar riscos desnecessários.

Passo 1. Usar a Regra dos 50 Anos

Para encontrar ações para sempre, que são definitivamente buy-and-hold, pergunta a ti mesmo se o negócio vai conseguir ultrapassar o teste do tempo. Já existe há anos? Vai continuar a ser necessário nos próximos 50 anos? Se a resposta é definitivamente “sim“, então pode ser uma ação com potencial para ter na carteira de ações.

Um bom exemplo de um negócio para investir a muito longo prazo é a Banca. Mas, como é um setor normalmente associado a riscos e à economia nacional e internacional, é melhor optar por outros setores.

Alguns negócios de bens de consumo são um boa escolha. Por exemplo, as pessoas vão precisar sempre de ir ao hipermercado, comprar coisas, etc. Existem também outros negócios que vão estar para sempre nas nossas vidas.

Passo 2. Identificar Vantagens Competitivas

Uma marca forte pode ser uma vantagem competitiva. As pessoas estão dispostas a pagar mais pelos produtos de barbear da Gillette do que por outras marcas, o que dá à empresa Procter & Gamble (NYSE:PG) poder de preço, e por seguinte melhores margens de lucro que os seus rivais.

Outra potencial vantagem competitiva é a escala. A Coca-Cola (NYSE:KO), por exemplo, não só é uma das marcas mais valiosas a nível mundial, como também tem uma das maiores e mais eficientes redes de distribuição em todo o mundo, permitindo colocar produtos a baixo custo no mercado. O tamanho da Wal-Mart (NYSE:WMT) permite à empresa comprar produtos em grandes quantidades que pode dar cabo das margens dos seus concorrentes.

Ser o primeiro ou um dos primeiros é outra vantagem. Por outro lado, ser o primeiro ou um dos primeiros e um dos líderes no setor é outra vantagem. A Microsoft (NASDAQ:MSFT), por exemplo, desde há muitos anos que vem a liderar o segmento dos Sistemas Operativos.

Passo 3. Escolher Empresas em Crescimento

Assim que já tiveres escolhido um ou mais negócios que vão estar por aqui nos próximos anos e com uma vantagem, a próxima coisa é verificar se tem um histórico de lucratividade e crescimento. Embora uma empresa não precise necessariamente de crescer para crescer os lucros a cada ano para ser um bom investimento a longo termo, é importante olhar para uma tendência positiva.

Um bom exemplo, é o fundo de investimento imobiliário Realty Income Corp (NYSE:NYSE:O). O imobiliário é sem dúvidas um negócio para sempre, e os tipos de imóveis adquiridos pela Realty Income são principalmente ocupados por inquilinos em empresas duradouras. A empresa tem a vantagem da escala e o acesso a dinheiro barato. Finalmente, vê só este gráfico espetacular do crescimento e dividendos na última década:

Ações Realty Income Corp (NYSE:O) de 2006 a 2016

O histórico das ações pode ajudar na altura de investir dinheiro. Embora a performance passada não seja garantia de resultados futuros, empresas com histórico de ganhos certamente têm uma tendência para fazer melhor no futuro que negócios desconhecidos.

Podes investir em ações que não passem estes três passos, mas a probabilidade de conseguir ter na tua carteira de investimento durante anos e ganhar dinheiro é muito menor.