Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Valor das Ações

Valor das Ações

Saiba como determinar o valor das ações. Descubra se as ações estão baratas ou caras. Invista em ações com potencial!

Certamente, a pergunta que milhões de pequenos investidores fazem antes de investir dinheiro na Bolsa de Valores está relacionado com o cotação das ações. Esta pergunta é habitual na hora de investir pois, se você comprar ações caras, o mais certo é que nos próximos meses a sua rentabilidade seja negativa. Pelo contrário, se você comprar ações baratas, com potencial de subida a médio ou longo prazo, daqui a 6 meses, 1 ano ou mais, poderá conseguir uma rentabilidade de 20% ou mais.

No final, a cotação no mercado de uma ação é determinada pela oferta e procurar de um certo ativo financeiro. O equilíbrio entre estas duas forças será responsável por determinar o sentido da cotação das ações segundo o lado onde se regista mais pressão, se são executadas mais ordens de compra ou pelo contrário, de venda, o que se traduzirá na subida ou descida do preço.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Como calcular o Valor das Ações

A valorização dos investidores sobre uma empresa cotada em Bolsa, é o que acontece quando aumenta a oferta e procura por títulos da empresa, e nela predominam vários fatores muito importantes, como são a esperança futura de lucros da empresa, assim como o seu potencial de crescimento. Dentro de diferentes parâmetros a estudar para conseguir uma boa valorização das suas ações, também entra em jogo a confiança dos investidores no setor, a situação do ciclo económico atual, rentabilidades históricas, entre outros valores necessários para fazer a análise fundamental das ações.

  • Valor contabilístico – É o resultado do valor de uma empresa dividido pelo número de ações cotadas.
  • Valor de mercado – Refere-se à capitalização da empresa, ao multiplicar o preço atual de uma ação pelo número de ações cotadas em Bolsa.
  • Valor nominal – É calculado dividindo o capital social da empresa entre o número de ações cotadas.
  • Valor de uma ação no mercado – É o preço a que estão cotadas as ações da empresa no mercado bolsista em cada sessão de negociação e este será afetado pela sua flutuação segundo a oferta e procura de ações.
  • Valor fundamental – O seu cálculo é mais complexo, devido a influenciarem diversos fatores, como as previsões de lucros, recursos próprios, variações nas divisas, prognósticos de vendas futuras, modificações legislativas, entre outras coisas.

Uma vez realizada a compra e venda de ações, o seu resultado financeiro pode ser a obtenção de ganhos – mais-valias – ou de perdas – menos-valias. Para o cálculo dos valores fiscais a pagar é necessário ter em conta a tabela atualmente de impostos sobre mais-valias.