Invista com a XTB!
Bolsas de Valores e Índices,

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett

Descubra quem é o Warren Buffett. Conheça como começou este investidor de sucesso e porque está agora na lista do mais ricos do mundo. Leia!

Warren Buffett nasceu a 30 de agosto em Omaha, no estado do Nebraska, nos EUA. É um dos investidores americanos mais populares em todo o mundo. Hoje em dia possui cerca de 38% das ações da Berkshire Hathaway, e desde há muito tempo é considerado um dos homens mais ricos do mundo. Investir e fazer negócios está no seu sangue.

Quando tinha apenas seis anos de idade, comprou uma caixa de seis garrafas de Coca-Cola no bar do seu avô por 25 centavos. E vendia cada uma das garrafas a 5 centavos. Além do seu “negócio” de garrafas de Coca-Cola também distribuía jornais pelas casas do seu bairro. Juntamente com o seu amigo comprou uma máquina de pinball que deixou num cabeleireiro do seu bairro, e a cada dia recolhia o dinheiro. Logo, isto se tornou numa atividade rentável. Com os lucros obtidos, os dois amigos decidiram comprar um Rolls-Royce antigo, que alugavam em ocasiões especiais.

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Publicidade

Tudo sobre a vida de Warren Buffett

Quando tinha apenas 11 anos, Buffett comprou três ações da Cities Service Preferred por 38 dólares, cada uma. Algum tempo depois as ações baixaram para um pouco mais de 27 dólares, cada uma. Muito assustado, mas com paciência, Buffett ficou com as suas ações até subirem outra vez para 40 dólares. Se nenhuma dúvida Warren Buffett decidiu vender as ações mais tarde, mas foi uma das piores escolhas que fez. Alguns meses depois as ações subiram rapidamente para os 200 dólares. Esta experiência serviu de lição sobre como investir: a paciência é um requisito imprescindível.

As pessoas à sua volta se dão conta como Warren Buffett é uma pessoa especial. Ele compra ações enquanto os seus amigos gastam o tempo a se divertir com jogos e outras coisas de jovens. Posteriormente, escreveu para uma revista sobre a Bolsa de Valores e graças ao seu sucesso, tornou-se num fundo de investimento. As pessoas sabem que Warren Buffett tem um bom olho para ações e para os mercados financeiros, e por essa razão pedem ajuda sobre como investir o seu dinheiro.

O tamanho do fundo de investimento de Buffett cresce constantemente, mais depois de alguns anos, quando as ações chegam a preços elevados, Buffett não encontra mais ações onde investir, então toma a decisão de desfazer-se do fundo. Os investidores podiam escolher entre receber o seu dinheiro ou receber ações da Berkshire Hathaway (NYSE: BRK.A e BRK.B). A Berkshire Hathaway era um fabricante têxtil onde Warren Buffett comprou ações durante vários anos. Chegou a comprar várias ações que chegou a uma altura em que tinha a maioria das ações da empresa. Mas, como a indústria têxtil estava em crise, Buffett decidiu retirar-se desta indústria. Com esta reviravolta, a empresa deixou de ser um fabricante têxtil e aproveitou o seu capital para investir em outras empresas: agora é uma empresa investimentos. Os investidores que decidiram ser pagos em ações da Berkshire Hathaway durante a dissolução do fundo escolheram bem: uma ação da BH valia 9 dólares e agora valem 172,131 dólares (cotação a 3 de dezembro de 2013). É óbvio que as pessoas que naquele momento escolheram ações da empresa hoje em dia são milionários.

Naquele momento Warren Buffet converteu a Berkshire Hathaway numa empresa de investimentos de sucesso. Hoje em dia, ainda continua a trabalhar usando um método simples mas único. Baseado no método de Value Investing, Buffett compra ações de boas empresas, mas apenas quando o seu preço está baixo. Através desta estratégia de investimento já conseguiu uma rentabilidade média de 22% ao ano, durante os últimos 30 anos.

Com o capital da Berkshire Hathaway de 100 mil milhões de dólares, Buffett continua a investir em ações de grandes empresas, como a Coca-Cola, Gillette, Geico, American Express, Well’s Fargo e muitas outras empresas.

Conselhos para Investir na Bolsa de Valores

  • Não investir em coisas que não se compreende
  • Preferir empresas com mercados muito amplos de uso recorrente, forte imagem de marca e consumidores fiéis (Coca-Cola, Mercedes-Benz, entre outras marcas)
  • Escolher empresas com uma grande capacidade de geração de fluxo de caixa e que, colocado em marcha não necessitam de grandes reinvestimentos para continuar a gerar lucros.
  • Aproveite quando as ações estão a descer para comprar.