Invista com a XTB!
Dicas Bolsa,

Como Novos Investidores Perdem Dinheiro na Bolsa? Também Vais Cometer este ERRO

Como Novos Investidores Perdem Dinheiro na Bolsa

Descobre qual é o ERRO mais comum, que está a dar cabo dos novos investidores na Bolsa. Evita fazer isto, para não perder dinheiro na Bolsa. Concentra-te!

Graças ás várias plataformas de negociação na Bolsa de Valores disponíveis para pessoas de Portugal, não existem mais desculpas para não investir dinheiro na compra e venda de ações. Não vale falar que as comissões são altas, porque investir na Bolsa está cada vez mais acessível, sobretudo para ações cotadas nos mercado financeiros dos EUA. Por exemplo, existem corretoras com cobram 1€ ou menos, para investir nas Bolsas dos EUA.

Investe e deixa os teus investimentos crescerem!

Fico contente por ver que cada vez mais pessoas decidem pensar no seu próprio futuro e começam a dar os primeiros passos na Bolsa. O teu futuro é criado por ti mesmo. Não existem milagres. Mas, existe um erro grave que muitos novos investidores estão a cometer e pode dar cabo do teu sucesso na Bolsa de Valores. Está mais do que na hora de falar sobre esse erro, bastante frequente nos novos investidores!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!

Como NÃO Perder Dinheiro na Bolsa de Valores com o ERRO?

O grave ERRO que muitos novos investidores estão a cometer e por isso, estão a perder dinheiro é: comprar ações hoje e daqui a uns dias vender as ações, só porque está a perder 5%.

Tenho que dizer isto! A Bolsa de Valores é muito mais do que escolher ações, investir dinheiro e depois vender as ações. Nunca deves investir dinheiro que precisas imediatamente. Se fizeste isso ou vais fazer, por mais pequena que seja a queda da Bolsa num dia, o teu cérebro vai ceder e vais cometer o ERRO.

Em pânico, o teu cérebro vai tomar as decisões mais estúpidas que existem!

Eu também já fui um novo investidor na Bolsa.

Cometi exatamente o mesmo erro, mas aprendi. Deves pensar nos primeiros investimentos, como parte da tua educação financeira. Nenhum vídeo, livro ou curso da Bolsa vai te ensinar isso.

A Bolsa de Valores é sem dúvida um dos melhores investimentos que podes encontrar nos dias de hoje. Comprar e vender casas em Lisboa ou no Porto é lucrativo, mas não tanto como a Bolsa. Abrir um negócio também pode ser lucrativo, mas tem muitos mais riscos. Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro e outros Produtos de Poupança, são um péssimo investimento e não ajudam a poupar dinheiro.

Para que não cometas o mesmo erro dos novos investidores e acabes por perder dinheiro na Bolsa, abaixo vou te explicar ao pormenor como funciona e o que deves fazer para evitar.

Passos para NÃO Perder Dinheiro na Bolsa

Antes de falar sobre o erro que muitos novos investidores estão a cometer e como evitar, é importante que antes de comprar ações, sigas estas regras, porque basta uma queda 3 a 6% para o teu cérebro entrar em pânico e fazer com que tomes a pior decisão possível, caso não apliques estas regras. Antes de investir na Bolsa deves:

  1. Nunca investir dinheiro que precisas imediatamente
  2. Não ter pressa para investir ou lucrar
  3. Ter boas razões para comprar as ações da empresa X ou Y

Pode parecer trivial, mas no momento vais cometer exatamente o mesmo erro.

Nada melhor do que mostrar com exemplos. Vou usar as ações Netflix e Apple para falar neste e como eu dei a “volta” nas ações da Apple!

Exemplo do ERRO nas ações da Netflix

Primeiro, vamos falar sobre a Netflix (NASDAQ:NFLX). Embora nos dias de hoje aceite clientes na Europa, foi nos EUA que começou alguns anos atrás. Vamos supor que olhaste para as ações da Netflix (NASDAQ:NFLX) e decidiste comprar a 26 de novembro de 2015 a 125.44 dólares. Pensaste que seria um bom investimento!

Como Perder Dinheiro com Ações, exemplo Netflix

Poucos dias depois as ações subiram, mas tiveram uma grande queda. A queda foi enorme. A 4 de fevereiro de 2016 estavam nos 82,79 dólares. Compraste as ações quando estava a 125,44 dólares, ou seja, estás a perder cerca de 42 dólares por ação.

Como Perder Dinheiro com Ações, exemplo Netflix

Neste momento, alguns novos investidores vêm “valor” na empresa e mantêm a sua posição. A maior parte dos novos investidores com medo e sem experiência, segue o seu instinto e vende imediatamente as ações com perdas. É uma boa altura para comprar mais ações!

Aos poucos as ações da Netflix (NASDAQ:NFLX) subiram. Continuaram sempre a subir, até chegar aos 183,6 dólares no dia 19 de julho de 2017. Ou seja, dos cerca de 42 dólares por ação que estavas a perder, passaste para os cerca 58 dólares de lucro por ação.

Como Perder Dinheiro com Ações, exemplo Netflix

Por essa razão, recomendo sempre que escolhas ações de empresas com futuro e bons produtos. Mais cedo ou mais tarde, vai acabar por recuperar.

O meu Exemplo nas ações da Apple – Como dei a “volta”?

Agora, vamos ao meu exemplo. Vou explicar como ultrapassei o ERRO e ainda aumentei os meus ganhos.

Não é nenhuma novidade que tenho ações da Apple (NASDAQ:AAPL). Além de gostar e usar vários dos seus produtos, é uma empresa com “valor“. As primeiras ações da Apple (NASDAQ:AAPL), foram a 4 de março de 2015. Comprei-as a 128,51 dólares por ação!

Prova da compra das ações da Apple

Nos dias seguintes ainda chegou as ações ainda chegaram a valorizar, mas ao fim de vários meses teve uma grande queda. A 12 de maio de 2016 valiam apenas 90,34 dólares. Ou seja, eu estava a perder cerca de 38 dólares por ação.

Ações da Apple fazem novo mínimo

Com as ações da Apple (NASDAQ:AAPL) a recuperar, decidi comprar mais ações. Antes, falei sobre quando reinvestir ou comprar novas ações. Comprei mais ações a 19 de outubro de 2016, a 117,21 dólares por ação.

Prova da compra das ações da Apple

Com este novo investimento, eu consegui baixar o meu break-even e diminuir o risco. O break-even é o valor em que não estou a ganhar ou a perder dinheiro.

Meses depois, não só as ações da Apple (NASDAQ:AAPL) valem muito mais do que quando comprei, como consegui aumentar os lucros ao comprar mais ações. No dia 20 de julho de 2017 está nos 150,34 por ação.

Gráfico das ações Apple

Como podes ver, se eu não tivesse experiência na Bolsa o mais certo era ter vendido as ações com uma grande perda. Durante meses estive a perder dinheiro e consegui dar a “volta“. Também recebi dividendos!

Bons investimentos!

DISCLAIMER: Este artigo é puramente informativo e para fins educacionais. As informações fornecidas aqui não podem ser consideradas como aconselhamento financeiro ou recomendação de compra / venda.

Investir em ações envolve riscos, incluindo a possibilidade de perda de capital parcial ou total. Os resultados passados não são garantia de retornos futuros.

Este artigo pode conter links de afiliados ou conteúdo patrocinado, que ajudam a manter o blog. Nunca invistas baseado na opinião de outras pessoas. Antes de investir, faz a tua própria pesquisa!