Dicas Bolsa, Outros Investimentos,

Como Investir em 2021?

Como Investir em 2021

Descobre como investir durante o ano de 2021. Estas são as fontes de rendimento que deves considerar. As razões explicadas por um investidor!

Depois do ano de 2020 muito fora do normal, por causa do 👾 coronavírus, onde aconteceram muitas coisas inesperadas, que até parece quase uma versão real do filme “I Am Legend de Will Smith, este ano promete ser desafiante, mas cheio de oportunidades. Ao contrário do que os jornais e pseu-analistas disseram, não foi ano de 📉 Bear Market, mas sim de um 📈 Bull Market agressivo. Ações a fazer novos máximos, depois de em poucas semanas terem perdido -20% ou mais do seu valor.

Conhece as minhas escolhas de 2021. Também vais fazer isto?

As Bolsas de Valores, sobretudo as norte-americanas New York Stock Exchange (NYSE) e o NASDAQ, não são “espelho” da economia dos EUA. Ou seja, se a economia está em apuros, não significa que as Bolsas de Valores vão cair. É uma ideia totalmente errada. Basta ver que, no início do confinamento as Bolsas caíram -20% ou mais, mas algum tempo depois, mês após mês foram feitos novos máximos históricos – mesmo com o número diário de infetados e mortes a aumentar. Finalmente foi mostrado que esta ideia, é totalmente errada. Existem vários fatores por detrás.

4 Maneiras de Investir em 2021 que Deves Considerar

Desde 2013 venho dizendo isto, mas não me canso de repetir que investir na Bolsa de Valores, é certamente um dos melhores investimentos a fazer. Claro que, cada ano é diferente e como em tudo existem bons anos e maus anos.

Comprar e vender ações é um investimento de tipo variável, o que quer dizer que tanto é possível ganhar dinheiro, mas também perder dinheiro. Estão em jogo os dois cenários.

Por isso, se estás a pensar vender a casa e colocar todo o dinheiro na Bolsa ou converter todo o teu dinheiro na conta bancária em ações, não o faças. Parece mentira, mas existe um ou outro investidor inexperiente que faz isso.

Mesmo que escolhas uma ação que vai subir 500% nos próximos meses, como estás tão “investido”, as tuas emoções vão dar cabo de ti e fazer com que vendas quando estás a ganhar 5% ou a perder 25%.

Isto não é um casino, é um investimento de longo prazo.

Nunca deves investir mais do que estás disposto a perder, porque só assim o teu capital vai crescer. Parece uma coisa absurda, nos primeiros investimentos vais verificar que podias ter ganho muito mais ou até perdeste, pela tua falta de paciência e por ter investido muito mais do que devias.

Como fiz nos últimos anos, chegou o momento de partilhar como vou investir dinheiro em 2021. Estas são as minhas estratégias.

Analisa, investe e diversifica.

#1. Comprar Ações a Longo Prazo (5 a 10 anos)

Comprar ações e manter a longo prazo

Investir a longo prazo em ações com potencial de crescimento compensa e se pagarem dividendos ainda melhor, porque vais estar a receber um rendimento extra, além da possibilidade das ações valorizarem a longo prazo.

A grande vantagem do investimento a longo prazo, é que basta encontrar ações, analisar, comprar e esquecer durante anos.

A DEGIRO e a XTB são boas corretoras para investir a longo prazo. Para saber mais sobre cada corretora, tens a análise à DEGIRO e a análise à XTB. Os Bancos cobram a taxa de custódia trimestral, que vai “comer” parte do investimento.

Para que vejas como faz sentido investir a longo prazo, apesar de todas as quedas nas Bolsas de Valores, vou mostrar um exemplo real. A 8 de outubro de 2017 escrevi o artigo “3 Ações para Comprar Hoje e Vender Daqui a 20 anos”. O artigo não está mais disponível, porque estava na anterior versão do blog Investir na Bolsa, mas posso revelar quais são as ações.

Ações para comprar hoje e vender daqui a 20 anos

Na minha opinião dessa altura, as ações para buy-and-hold foram as ações:

  • Airbus SE (EPA:AIR)
  • Mastercard Inc (NYSE:MA)
  • e Microsoft Corporation (NASDAQ:MSFT)

Apesar das quedas, causadas pelo coronavírus todas as ações estão atualmente com ganhos. A que está com maiores ganhos, é a Microsoft, com cerca de 205%, sem contar com os dividendos pagos até aos dias de hoje.

Gráfico da ação da Microsoft de 2017 a 2021

Muitos investidores optam por investir a longo prazo, porque não precisam de olhar todos os dias para as cotações das ações e aceitam bem as quedas, porque sabem que o seu foco é no longo prazo.

Até hoje nunca vi uma empresa de sucesso a ser criada num só dia, por isso, tens de ser paciente e se for uma boa empresa, com o tempo vai subir.

Se existem pessoas que deixam pequenas fortunas em depósitos a prazo, PPR e outros produtos de poupança que hoje em dia pagam 1% (no melhor cenário) ou menos por ano, investir a longo prazo não será difícil sabendo que o potencial pode ser muito maior.

#2. Comprar Ações a Médio Prazo (1 a 5 meses) [RISCO ELEVADO]

Existem 1001 maneiras de investir na Bolsa de Valores e além do típico buy-and-hold, onde o investidor compra as ações e mantém durante vários anos, uma das minhas estratégias para este ano é comprar as ações e manter apenas durante algumas semanas ou meses.

Esta é uma estratégia que vou usar em ações mais voláteis ou que tenham algum acontecimento importante nas próximas semanas ou porque chegou a mínimos de 52 semanas e pode ser uma boa oportunidade para comprar.

Um bom exemplo de uma ação que muitos investidores compraram algum tempo antes do resultado das eleições e da tomada de posse do Presidente dos EUA Joe Biden, é a ação Tilray, Inc. (NASDAQ:TLRY).

Gráfico das ações da TILRAY

Foi dos $7 em dezembro de 2020 aos $22 em janeiro de 2021. Trocando por valores, um investimento de $700 teria se tornado em $2.200 em menos de 2 meses.

Muitos investidores compraram esta ação, não só porque é uma das principais empresas de produção de canábis, mas também para aproveitar o momentum à volta da legalização deste setor em todo o território norte-americano, depois da Vice-Presidente dos EUA Kamala Harris ter apoiado a sua legalização.

Este é o típico buy the rumor sell the news. Mesmo que a medida não avance em frente, só porque Joe Biden ganhou as eleições dos EUA e faz parte do seu plano, tem um grande impacto nas ações de canábis. Não teve impacto só na $TLRY, mas também noutras ações como a $ACB, $NBEV e $IGC.

Neste tipo de ações voláteis, também estão as ações que normalmente estão populares no reddit r/wallstreetbets. A esta altura já deves conhecer esta comunidade, que ajudou a fazer um pump das ações $GME, $BB, $AMC, $NOK e outras ações com muitos short sellers, causando perdas de milhares de milhões de dólares a Hedge Funds que ganham dinheiro com a queda das ações.

Reddit Wall Street Bets

Como é uma comunidade de +6 milhões de utilizadores e tem muitos bagholders, podem criar boas oportunidades ao forçar os short sellers a cobrir posições (criando um short squeeze), sem contar que como são bagholders, ao ver o preço da ação cair em vez de vender as ações limitando as perdas, vão comprar ainda mais. Se a ação continuar a cair ainda mais, não vão vender pensando que um dia suba (ou não).

Um dos exemplos mais conhecidos e que tornou este fórum popular em todo o mundo, foi certamente o caso da ação GameStop Corp. (NYSE:GME).

Gráfico das ações da GameStop GME

A ação $GME foi dos cerca $14 aos $483 em menos de 2 meses. Durante o pre-market a ação ainda chegou aos $505, no entanto, não aparece no gráfico porque poucas corretoras não são considerados os valores pre-market e after-hours. Por essa razão, para esta maneira convém usar uma das corretoras que falei no artigo como investir no pre-market e after-hours.

Também deves prestar atenção à conta do twitter de Elon Musk, porque sempre que menciona uma ação ou criptomoeda, tem bastante impacto. São vários os exemplos.

Um dos tweets mais antigos, foi quando disse que as “…ações da Tesla estão caras demais…” e as ações desceram durante vários dias.

Outro dia, outro tweet. Desta vez disse que gosta da $Etsy. Como resultado as ações abriram a sessão a subir +10%.

Tweet de Elon Musk sobre a Etsy

Ainda no mesmo dia, depois do fecho das Bolsas dos EUA, ás 21h08 de Portugal, publicou outro tweet relacionado com a $GME e o r/wallstreetbets. Na sessão de after-hours e pre-market (no dia seguinte) a ação subiu +120%.

Elon Musk menciona Gamestonk

Desta vez, não foram ações, mas sim o Bitcoin. Alterou a descrição da conta para #bitcoin. Com isso, o bitcoin subiu +14%.

Elon Musk Bitcoin

Dentro desta maneira de investir, estão estratégias arriscadas mas que podem trazer grandes ganhos, como beneficiar com as criptomoedas, com a canábis, com as apresentações de resultados, com o petróleo, com o ouro, etc.

Através da corretora DEGIRO e da XTB é possível investir a médio prazo, no entanto, a XTB tem uma melhor plataforma para analisar gráficos, criar alertas e outras funcionalidades importantes.

#3. Investir em ETFs

Investir em ETFs

Para os investidores interessados em investir a longo prazo que querem estar expostos a um setor em particular, um índice ou ativo, sem ser através de ações, a opção ideal poderá ser investir num ETF (Exchange Traded Fund).

Os ETFs são parecidos a fundos de investimento, mas têm a particularidade de funcionar como se fossem ações, estando cotados na Bolsa de Valores. A qualquer momento é possível comprar ou vender diretamente através da plataforma da corretora.

Também existem ETFs que replicam o inverso da performance, ou seja, se o índice ou setor que replicam cair, a cotação do ETF sobe. É o inverso. Normalmente usam Bear ou Short no nome.

Da mesma maneira, existem ETFs de 2x ou 3x, que duplicam ou triplicam a performance.

Na DEGIRO é possível comprar ETFs, sendo que alguns ETFs não têm comissões. Na XTB só estão disponíveis CFDs de ETFs, que são recomendados apenas para manter posições durante dias.

A maior parte dos investidores opta por comprar ETFs que replicam a performance do índice S&P 500. Para comprar um ETF que replica este índice, existe o ETF SPDR S&P 500 ETF Trust (NYSE:SPY), no entanto, só corretoras norte-americanas têm, como a Interactive Brokers, a Firstrade e a TradeZERO.

Na DEGIRO existem várias alternativas ao ETF $SPY, basta procurar por “S&P500” ou “SP500” na categoria dos ETF, que vão aparecer várias alternativas.

O S&P 500 ou Standard & Poor’s 500 é o índice composto pelas 500 ações mais importantes cotadas nas Bolsas de Valores de NYSE e NASDAQ.

Esta tem sido a evolução do ETF $SPY durante estes últimos anos. Os números na linha horizontal são os anos e a lateral a cotação.

Gráfico do ETF SPY

É um ETF de referência. Uso diariamente no programa TC2000 para acompanhar a direção do mercado.

Outro ETF que muitos investidores optam por comprar também, é o Invesco QQQ Trust (NASDAQ:QQQ), que replica a performance do índice de empresas de tecnologia NASDAQ100.

Gráfico ETF QQQ

Isto são apenas alguns exemplos de ETFs. Existem centenas de ETFs por onde escolher, tudo depende da tua estratégia de investimento, risco e objetivo.

#4. Comprar Criptomoedas (e esquecer algum tempo) [RISCO MUITO ELEVADO]

Comprar Criptomoedas

Outra maneira de investir que vou seguir, é precisamente continuar a comprar criptomoedas. Ou seja, comprar para manter a longo prazo. Como é um o valor do Bitcoin e de outras criptomoedas é extremamente volátil, vou alocar apenas uma parte do capital.

Para comprar criptomoedas vou usar a Kraken, porque tem comissões muito mais baixas do que a Coinbase e outros sites de compra de criptomoedas. Através desta exchange/corretora também é possível fazer trading e shortar criptomoedas com margem.

Comprar criptomoedas na Kraken

Por agora, tenho pouco dinheiro na Kraken, porque tenho a maior parte das cripto guardadas num lugar seguro.

Depois de comprar as criptomoedas, envio-as para a minha hardware wallet, porque o objetivo é buy-and-hold.

Para armazenar as criptomoedas de forma segura, uso a Ledger Nano X, igual à da imagem abaixo. Permite conectar por bluetooth e suporta mais de 1500 criptomoedas e tokens, incluindo Bitcoin, Ethereum, XRP, Litecoin e outras.

Ledger Nano X

Além da Ledger Nano X, também existe a Ledger Nano S que é mais barata e também tem várias funcionalidades. Deixar as criptomoedas “paradas” numa corretora/exchange não é uma boa solução, sobretudo porque não tens total controlo sobre as tuas criptomoedas.

No artigo como investir em criptomoedas, podes aceder ao guia completo sobre como beneficiar com este nicho de mercado.

#Extra: Vou desistir da RAIZE

Fim investimento na Raize

Sim, vou desistir de investir dinheiro em empréstimos na Raize. Desde o início deste projeto nacional de financiamento coletivo tenho investido, no entanto, por agora vou parar. Já retirei a maior parte do capital desde o início de 2020, só me falta cerca de 429 euros. Ainda não fechei a conta, porque tenho algumas cessões e empréstimos em recuperação, por isso vou esperar. Não vou vender com perdas de -60% ou -85% ou dar descontos de -10%.

Também investi em ações no IPO, mas vendi logo com ganhos.

Como muitos leitores do blog Investir na Bolsa sabem, fui um dos primeiros investidores e é estranho não estar na lista de investimentos deste ano, por isso, decidi explicar as razões.

Estas são as razões para abandonar a Raize:

  • Passaram a cobrar custos na cessão, até nos empréstimos que já tinha antes de entrar esta nova alteração;
  • Explicação da garantia do empréstino muito genérica e como já deu para comprovar, vale 0;
  • Na situação atual, o risco / retorno não compensa. Arriscar 100% para ganhar 4% ou 5% depois de impostos, é um absurdo;
  • Raize está focada em números de empréstimos, em vez da qualidade e juro. Por cada empréstimo na plataforma, agora ganham duplamente, com a empresa que pede dinheiro e agora com os investidores. Ou seja, arriscam 0% e o investidor fica com 100% do risco.

Na minha opinião, o investimento na Raize não vale o risco. Mesmo que dinheiro seja diversificado de forma igual em vários empréstimos, basta um ou dois empréstimos correrem mal, para dar cabo do lucro total.

Para que entendas o quão absurdo e genérica é a informação prestada na Raize, num dos empréstimos em recuperação em que se quiser ceder no mercado secundário, vou ter uma perda de -85%, o propósito e as garantias adicionais são uma piada.

Exemplo de empréstimo na Raize

E, como este empréstimo, estão vários na mesma situação. Vários investidores também estão igual.

Felizmente, desde que comecei a investir até aos dias de hoje, termino na Raize com lucro, porque já estou há vários anos, mas se fosse para começar hoje nunca investiria.

Assim como muitos desistiram, também estou a fazer.

Estas são as minhas escolhas para investir durante o ano de 2021. Se ainda és novo neste mundo ou tens pouca experiência, recomendo que leias o artigo como iniciar a investir em 2021, porque lá podes encontrar muita informação importante.

E tu? Quais são as tuas escolhas?

Se tens alguma dúvida ou sugestão, podes adicionar nos comentários deste artigo. Como este blog recebe a visita de milhares de leitores de Portugal, do Brasil e de muitos outros países, podes estar a ajudar outros investidores.

Bons investimentos!

Deixar comentário